Migalhas Quentes

10 ª edição da Revista Getúlio chega às bancas

21/7/2008


Lançamento

Nova edição da Revista Getulio já está nas bancas

A 10ª edição da Revista Getulio que acabou de chegar às bancas tem como destaques o debate entre Paulo Skaf, Tarso Genro e Gilberto Dupas, sobre o posicionamento do Brasil no mundo, e uma entrevista com o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, que falou sobre as perspectivas para o futuro da fundação.

"O Brasil deu certo?"

Esta pergunta foi respondida por Gilberto Dupas, professor e acadêmico, Paulo Skaf, presidente da Fiesp, e Tarso Genro, ministro da Justiça , sobre o futuro do país, em um quadro que mostra as diferenças e similaridades entre as opiniões das três autoridades. Ainda no âmbito desta discussão, Rolf Kuntz, jornalista e professor, escreveu sobre as contribuições do Direito na construção das bases para este futuro da sociedade e economia do Brasil, visto da ótica da segurança jurídica.

A edição traz também um histórico da Fundação Getulio Vargas. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Think Tanks and Civil Societies Program (Filadélfia - Estados Unidos), a FGV é a única instituição brasileira que faz parte da lista dos 30 melhores centros de estudo do mundo.

A reportagem buscou contextualizar o atual momento da Fundação com o otimismo que vive a economia brasileira. Foram ouvidos especialistas como o professor Luiz Guilherme Schymura, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini , e o professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Editorial da Folha, Rogério Cezar de Cerqueira Leite.

O presidente da Fundação Getulio Vargas, Carlos Ivan Simonsen Leal, também concedeu entrevista à Getulio, e fez uma análise sobre o futuro da instituição apontando as novas metas. Sobre a economia brasileira, Leal afirmou que o momento atual da economia do país é excelente, graças ao ajuste fiscal 2003/2004. "Do Plano Real em 1994 até meados de 2002, houve um grande esforço para baixar a inflação. No momento possível, veio o ajuste fiscal mais forte, o que consolidou uma situação da qual nos beneficiamos hoje. Se perdermos o ajuste fiscal, podemos perder a bonança. Não existe milagre em economia. Existe esforço, trabalho, planejamento.", disse.

Outro destaque da revista é a discussão levantada sobre o tratamento da imprensa a alguns casos do Direito. Especialistas como Carlos Eduardo Lins da Silva, ombusdman da Folha, e Heródoto Barbeiro, responsável pelo sistema Globo de rádio e apresentador do Jornal da Cultura, foram ouvidos para debater sobre casos como o da menina Isabella, que retratam o despreparo da imprensa em divulgar temas afetos ao mundo do Direito.

__________

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025