Migalhas Quentes

Senador Suplicy diz que Battisti está disposto a ir ao STF defender sua inocência

Após se encontrar, há cerca de duas semanas, com o italiano Cesare Battisti, preso na Papuda desde março de 2007 para fins de extradição, o senador Eduardo Suplicy - PT/SP esteve no STF hoje, 11/2. Ele veio entregar aos ministros uma série de documentos que, segundo ele, inocentariam Battisti das acusações de assassinato que levaram à sua condenação, na Itália, e ao pedido de EXT 1085.

11/2/2009


Caso Battisti

Senador Suplicy diz que Battisti está disposto a ir ao STF defender sua inocência

Após se encontrar, há cerca de duas semanas, com o italiano Cesare Battisti, preso na Papuda desde março de 2007 para fins de extradição, o senador Eduardo Suplicy - PT/SP esteve no STF hoje, 11/2.

Ele foi entregar aos ministros uma série de documentos que, segundo ele, inocentariam Battisti das acusações de assassinato que levaram à sua condenação, na Itália, e ao pedido de EXT 1085.

O senador aproveitou para revelar que o italiano demonstrou disposição até mesmo para ir pessoalmente ao STF durante o julgamento, para defender sua inocência e expor, com detalhes, os fatos acontecidos no final dos anos 1970, na Itália.

Segundo o senador, Battisti está escrevendo uma carta, na prisão, em que conta sua versão dos fatos acontecidos na Itália, demonstrando que não participou de nenhum dos crimes de que é acusado. O italiano estaria relatando, ainda, que teriam sidos desrespeitados seus direitos de ampla defesa no julgamento que levou à sua condenação. O parlamentar paulista adiantou que esta carta deverá ser encaminhada a todos os ministros do STF, nos próximos dias.

Cunho político

Suplicy disse que se interessou pelo caso depois que discutiu a situação de Battisti com Fred Vargas, arqueóloga, historiadora e escritora francesa de grande destaque na Europa. Após estudar com detalhes o processo, Suplicy disse estar convencido de que, mesmo que não tenha participado dos crimes pelos quais foi condenado, os atos de Battisti, principalmente no fim dos anos 70, buscavam "subverter a ordem do estado italiano", e que, exatamente por isso, devem ser considerados como atos tipicamente de cunho político.

_________
______________

Leia mais

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025