Migalhas Quentes

Jurista Miguel Reale Júnior completa hoje quatro décadas de magistério

Há 40 anos, no dia 16 de junho de 1969, o jurista Miguel Reale Júnior ingressava na Universidade de São Paulo como professor assistente de direito penal. No Largo São Francisco viveu experiências como a luta contra a ditadura além de ter participado da elaboração de textos fundamentais como o código penal brasileiro.

16/6/2009


Quatro décadas

Jurista Miguel Reale Júnior completa hoje quatro décadas de magistério

Há 40 anos, no dia 16 de junho de 1969, o jurista Miguel Reale Júnior ingressava na Universidade de São Paulo como professor assistente de direito penal.

No Largo São Francisco viveu experiências como a luta contra a ditadura, além de ter participado da elaboração de textos fundamentais como o código penal brasileiro. Mas Miguel destaca sempre como fato marcante ter participado da formação de mais de uma centena de doutores e mestres.

Sempre muito severo em classe, não permite nenhum tipo de conversa entre os alunos e não tolera atrasos. Depois que a aula começa, ninguém entra atrasado. E aí Miguel Reale Jr. nos conta um episódio divertido.: "A aula já havia começado quando ouço baterem na porta. Abri e vi um aluno de bermuda, chinelos e boné. Imediatamente eu disse que ele não poderia entrar na classe com aqueles trajes. O rapaz me perguntou o motivo e eu respondi na hora: o senhor esqueceu o guarda-sol!".

Durante essas quatro décadas além de professor, tornou-se ministro da Justiça, é sócio de um dos mais respeitados escritórios de advocacia do país, o Reale e Moreira Porto advogados e escreveu algumas dezenas de livros, sendo o mais recente O Juramento, lançado em abril deste ano.

 

 

_______________

 

 

 

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025