Advogado e Bacharel em Ciências Contábeis, sócio fundador da SCORSAFAVA Sociedade Individual de Advocacia. Especialista em Direito Tributário e Processual Civil, possui
Artigo completo sobre o Tema 1.368 do STJ: Consolida Selic para dívidas civis antes da lei 14.905/24. Análise clara das implicações para processos e coisa julgada, gerando segurança jurídica.
Análise da impenhorabilidade da pequena propriedade rural ofertadas em garantia de alienação fiduciária. Aborda proteção constitucional e as recentes decisões do SJT.
Na parte final aborda-se a constitucionalidade das medidas expropriatórias extrajudiciais e as condições impostas pelo STF na julgamento das ADIns 7.600-7.601-7.608.
A parte II analisa a alienação fiduciária imobiliária à luz das inovações legais e jurisprudências recentes do STJ e STF. Aborda-se os aspectos mais relevantes e práticos para contratantes e adv.
O artigo analisar as atualizações recentes da alienação fiduciária, os cuidados ao contratar, os procedimentos extrajudiciais, e evolução jurisprudencial. A primeira parte cuida dos bens móveis.
Artigo analisa os desafios do STJ no Tema 1.230 (penhora salarial), integrando rigor jurídico com perspectivas sociais e econômicas. Essencial para compreender a complexidade do julgamento.
"O dano moral em casos fatais" critica a valoração do dano moral em casos fatais, expondo o viés socioeconômico e a ineficácia da reparação. Propõe nova abordagem para dignidade e justiça.
A modulação de efeitos e a fragilização da coisa julgada geram insegurança jurídica no Brasil. O artigo analisa inconsistências e propõe parametrização legislativa e critérios justos e previsíveis.
Prescrição intercorrente sofreu mudanças com IAC 001/STJ, CPC/15 e lei 14.925/21. Novas regras e jurisprudência exigem estudo aprofundado dos operadores do Direito sobre sua aplicação prática.