sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Menndel Assunção Oliver Macedo
result.title

Menndel Assunção Oliver Macedo

Migalheiro desde agosto/2024.

Advogado Tributarista. Bacharel em Direito pelo UniCeub. Especialização em Direito, Estado e Constituição pelo SuiJuris. MBA na Massachusetts Institute of Business (MIB) Especialização em Contabilidade Tributária no IBET. Diretor Jurídico da Câmara Brasil-Ásia (CBA). Cientista Tributário da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP).

Migalhas de Peso
quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Subvenções de ICMS: A guerra infinita entre o fisco e o contencioso judicial

Créditos presumidos de ICMS não integram IRPJ/CSLL, decisão do STJ protege pacto federativo e reforça segurança jurídica contra ofensiva da União.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Tema 1.273 - Uma crítica à ótica da Constituição Federal

Análise do julgamento do Tema 1.273 do STJ que, ao enfrentar o risco do "paradoxo da decadência", consolidou a segurança jurídica no contencioso tributário.
Migalhas de Peso
terça-feira, 2 de setembro de 2025

Multas tributárias: Limites e percentuais fixados pelos Tribunais Superiores

Análise objetiva das decisões dos Tribunais Superiores sobre multas tributárias. Análise dos limites constitucionais, percentuais fixados e efeitos práticos ao contribuinte.
Migalhas de Peso
terça-feira, 19 de agosto de 2025

Tema 1.239/STJ: Exclusão do PIS e da COFINS sobre receitas na Zona Franca de Manaus

Marco para a segurança jurídica e o desenvolvimento regional, o Tema 1.239/STJ pacificou a controvérsia sobre a incidência de PIS e COFINS nas operações da Zona Franca de Manaus.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Tema 1.203 do STJ: O poder da fiança em créditos não tributários

Um marco para a segurança jurídica e a menor onerosidade do devedor, o Tema repetitivo 1.203/STJ pacifica a antiga controvérsia acerca da suspensão da exigibilidade do crédito não tributário.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Joint Ventures: Gestão tributária e empresarial como alavanca de valor e rentabilidade

Joint Ventures unem empresas com objetivos comuns. Gestão tributária e estrutura jurídica bem planejadas são essenciais para garantir valor, lucro e sustentabilidade.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 30 de abril de 2025

A inconstitucionalidade da incidência do ISS sobre a industrialização por encomenda em etapas intermediárias do ciclo produtivo: Uma análise à luz do Tema 816 do STF

O artigo analisa a decisão do STF no Tema 816, que declarou inconstitucional a cobrança de ISS sobre a industrialização por encomenda em etapas intermediárias do ciclo produtivo. O estudo destaca a importância do respeito à competência tributária da União para a incidência do IPI. A decisão reforça a segurança jurídica e a previsibilidade no ambiente de negócios.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 24 de abril de 2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

O artigo analisa a tese que propõe a exclusão do IRPJ e da CSLL da base de cálculo do PIS e da Cofins no lucro presumido, como nova matéria a ser afetada via rito de recursos repetitivos.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 11 de abril de 2025

Full Tax Service no Brasil: Uma solução jurídica estratégica para a governança tributária no setor de infraestrutura

Full Tax Service oferece assessoria jurídica contínua, estratégica e preventiva para enfrentar os desafios fiscais no setor de infraestrutura.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 14 de março de 2025

STF decide que não incide ISS sobre industrialização por encomenda

O artigo examina a recente decisão do STF que declarou inconstitucional a incidência do ISS sobre industrialização por encomenda, destacando seus impactos tributários e a modulação dos efeitos do julgamento.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

A "nova" tributação e os "novos" desafios práticos

A LC 214/23 trouxe mudanças complexas à legislação tributária, desafiando empresas a se adaptarem, com custos elevados e necessidade de tecnologia especializada.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 29 de novembro de 2024

A tributação dos créditos de Carbono (CBIOs): Uma abordagem holística e fundamentada

CBIOs reconhecidos como ativos financeiros pela 3ª turma do TRF da 3ª região, com tributação reduzida, reforçam sustentabilidade e segurança jurídica no RenovaBio.