MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Evolução da comunicação e sua importância

Evolução da comunicação e sua importância

A capacidade de adaptação diante das dificuldades, permitiu que nos ajustássemos às novas condições de vida e de trabalho.

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Atualizado às 11:57

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

2020 foi um ano difícil, um ano com muitos percalços, o qual jamais será esquecido diante da tristeza imensa por tantas vidas que se foram e outras tantas que ficaram com vazios imensos. Mas 2020 foi também um ano de muito aprendizado e oportunidade de demonstrar compaixão e gratidão.

A capacidade de adaptação diante das dificuldades, permitiu que nos ajustássemos às novas condições de vida e de trabalho.

A frase de Charles Darwin nunca fez tanto sentido: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças".

Tudo isto, no entanto, não teria sido possível se a comunicação não tivesse também evoluído e se adaptado às adversidades em tempo record, permitindo que tivéssemos ferramentas disponíveis para essa nova rotina.

Só assim, conseguimos continuar. E depois que continuamos, ficou claro que é absolutamente viável uma vida mais saudável, menos custosa, com procedimentos simplificados, com deslocamentos apenas quando necessário. Finalmente conseguimos entender que podemos ter tempo. Tempo talvez para olhar mais para nós mesmos e para o outro. Um tempo que era jogado fora no trânsito, na fila de espera, nos saguões de aeroporto.

Agora, na hora certa, apenas um clique no link certo e pronto!

Quantas audiências; julgamentos, despachos de petições se realizaram a distância, demonstrando que esta é uma realidade plausível, possível e recomendável. Olhando para trás, hoje parece não fazer sentido, pegar um avião apenas para ir a uma audiência em outro estado, com enorme desgaste, riscos, gastos, quando apenas um link pode tornar tudo isto possível, sem sair do seu computador.

Quantas empresas perceberam que o trabalho em home office é mais do que possível, benéfico em diversas medidas. Quantas escolas perceberam que o ensino híbrido pode ser uma nova realidade.

Nada disso teria acontecido, no entanto, sem o profundo avanço da tecnologia e da comunicação. Enquanto alguns setores precisaram pausar, os meios de comunicação viveram seu momento de alerta total. A importância de transmitir notícias urgentes em tempo real, atualizações dos números e das perspectivas não deixaram que estes profissionais descansassem nem por um momento.

O Migalhas, veículo fundamental para nós profissionais do Direito, esteve sempre à frente com informações úteis para tornar nossa vida mais organizada, permitindo o encontro de profissionais Brasil a fora no suporte às diligencias neste momento que não devemos nos deslocar; atualizando notícias sobre o Judiciário e os julgamentos em todas as Cortes do país; tornando nossos dias mais leves com a leitura de artigos absolutamente relevantes; abrindo espaço para as vozes que precisam ser ouvidas; o espelho de uma comunicação séria e comprometida. Não à toa chega a sua edição 5.000, a qual revela uma trajetória de crescente sucesso e inserção em todos os segmentos da sociedade; traduz uma história de informação e utilidade pública aos profissionais do direito, os quais, como eu, que o acompanho desde o seu nascimento, temos orgulho de reverenciar.

Estamos chegando ao fim deste ano, mas é apenas o início de uma nova jornada. O processo evolutivo iniciado não tem dia para acabar. Que possamos vivenciar o que experimentamos, nos servindo dos instrumentos certos para uma vida melhor.

Carla Domenico

VIP Carla Domenico

Advogada pós-graduada em Direito Penal Econômico e Europeu. Especialista em Direito Penal Econômico e em Administração Legal para Advogados. Sócia do escritório Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca