Promover uma regulação centrada no incentivo à criação humana não implica em deixar a inovação em uma indústria de Inteligência Artificial em segundo plano, pelo contrário
A decisão é um exemplo de como o judiciário pode e deveria sempre atuar: respeitando os limites impostos pela legislação e garantindo a segurança jurídica.
A análise do PL 4538/21, que propõe a isenção de custas processuais para a execução de honorários advocatícios, revela a necessidade premente de equilibrar os interesses legítimos da advocacia com os princípios processuais basilares e a viabilidade financeira para o Poder Judiciário.
O artigo aborda a complexidade da divisão de bens, especialmente contas bancárias no exterior, em casos de divórcios internacionais no Brasil. Apesar da jurisprudência ainda estar em desenvolvimento, destacam-se decisões favoráveis e desfavoráveis à divisão, ressaltando a importância do contexto individual de cada caso.
Em um mundo de negócios dinâmico, a contranotificação surge como uma ferramenta crucial para defender direitos e interesses em disputas contratuais. Mais do que um escudo contra notificações indevidas, ela abre caminho para o diálogo e a resolução pacífica de conflitos.
O STJ, em 21/11/23, enfrentou questão jurídica sobre a percepção dos proventos (art. 1.659, VI, do Código Civil) ser ato particular do cônjuge. Porém, quando percebido, a remuneração integra a meação de casamento contraído pelo regime da comunhão parcial.
Os políticos eleitos e candidatos a reeleição para os parlamentos dependem da execução das emendas ao orçamento. Em ano eleitoral surge as dúvidas se podem ser feitas e qual o prazo de execução. O texto aborda essa temática.
Empregador pode dispensar por justa causa em caso de falta grave, conforme lei. Proporcionalidade entre ato e punição deve ser considerada. Insubordinação pode levar diretamente à dispensa.