Permitir a atividade do ciclo "criminal-legal" significa, em última análise, financiar disputas eleitorais e eleger políticos que representam interesses próprios.
Carlos Ayres Britto fez-se o grande jurista e humanista que é porque, antes de aprender a ler os autos, aprendeu a ler o mundo com amor e em sua máxima plenitude.
Muitas das aventuras processuais poderiam se resumir em ações de que a verossimilhança também seja aplicada ao caso dos muitos que procuram aproveitamento sobre o enriquecimento ilícito.
Recentemente, vieram à luz os enunciados aprovados pela 1ª Jornada de Direito Comercial, sob os auspícios do CJF. Como os enunciados em questão não são jurisprudência, o receio é de que sirvam para induzir os magistrados.
Embora o posicionamento dominante na jurisprudência aponte pela ausência de responsabilidade civil por parte das empresas, o entendimento das cortes é volátil.
O Banco Central acaba de rever a perspectiva de ingresso de investimento estrangeiro direto no Brasil em US$ 10 bilhões a mais que a estimativa anterior. A notícia deve ser vista com novo otimismo diante da conjuntura internacional.