Sábado, 20 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 2.624

Sexta-feira, 6 de maio de 2011 - Migalhas nº 2.624 - Fechamento às 9h56.

"É obrigação constitucional do Estado reconhecer a condição familiar e atribuir efeitos jurídicos às uniões homoafetivas. Entendimento contrário discrepa, a mais não poder, das garantias e direitos fundamentais, dá eco a preconceitos ancestrais, amesquinha a personalidade do ser humano e, por fim, desdenha o fenômeno social, como se a vida comum com intenção de formar família entre pessoas de sexo igual não existisse ou fosse irrelevante para a sociedade."

ministro Marco Aurélio,
trecho do voto na ADIn 4.277

(clique aqui)

Homoafetividade

O STF reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo. (Clique aqui)

"Medida de segurança"

Corre em Brasília a informação de que o ministro Peluso teria recomendado, por "medida de segurança" (a melhor das panaceias), que os advogados não mais circulassem nas dependências da presidência, nem para ir à secretaria (diga-se cartório) onde ficam os processos que lá tramitam. Migalhas entrou em contato com o Supremo para averiguar o caso. A solícita Secretaria de Comunicação Social achou melhor pontuar as informações : (i) circular pode circular, mas para ter acesso a qualquer gabinete é necessário marcar audiência ; (ii) sobre os cartórios, é necessário fazer a carga programada, serviço que permite o agendamento para consulta processual no balcão (clique aqui).

PEC do Peluso

Ontem, na abertura do organizadíssimo II Encontro Regional de Direito AASP, no Guarujá/SP, a brisa marinha ajudou a salgar o discurso do ministro Marcio Thomaz Bastos, que não poupou duras e incisivas críticas à PEC do Peluso. Grande tribuno que é, impressionou os presentes.

Migalhas dos leitores - PEC dos Recursos

"A melhor forma de se evitar recursos, digamos desnecessários, é gravar os respectivos resultados com mais encargos (Migalhas 2.623 - 5/5/11 - clique aqui). A proposta de se aumentar as despesas para admissão dos recursos constitucionais cria, sem dúvida, a elitização do Judiciário. Porém, de há muito, sustento a necessidade da dupla sucumbência, ou seja, a parte vencida arcaria com a verba honorária fixada até o julgamento nos Tribunais estaduais. Caso interpusesse algum dos recursos constitucionais, correria o risco de ser condenada em nova verba honorária. Com isso se valorizaria o trabalho dos advogados, como também e por consequência forçaria a parte a refletir sobre a efetiva necessidade, ou não, do pleito recursal extraordinário. Com a palavra, a OAB." Alexandre Thiollier - escritório Thiollier e Advogados

Honorários - I

Na semana passada, Migalhas trouxe à baila a decisão do juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, da 6ª vara de Campina Grande/PB, considerando inadmissível que um advogado receba "honorários contratuais e sucumbenciais" (Migalhas 2.616 - 26/4/11 - Clique aqui). Imediatamente, os leitores deste poderoso rotativo se manifestaram (clique aqui). Na última segunda-feira, o magistrado, tendo acompanhado o caloroso debate, enviou artigo para fomentar ainda mais a discussão (Migalhas 2.620 - 2/5/11 - Clique aqui). E, novamente, os migalheiros se animaram a responder (clique aqui).

Honorários -II

Publicadas as ementas de abril do TED da OAB/SP. Em uma delas, o TED garantiu o direito do advogado, que teve mandato revogado sem justo motivo após prestação de parte dos serviços, de receber honorários. (Clique aqui)

Honorários - III

Defensor público nomeado curador especial de uma cidadã em ação de despejo não tem direito aos honorários advocatícios. Segundo a ministra Nancy Andrighi, do STJ, "sendo o exercício da curadoria especial função institucional da Defensoria Pública, descabe a fixação de honorários advocatícios pelo exercício do referido encargo". (Clique aqui)

Honorários - IV

Em Migalhas 1.197, de 28/6/05, veiculamos interessante minuta de agravo em defesa dos honorários advocatícios de autoria do saudoso Noé Azevedo. Reveja, clique aqui.

ISS para escritórios

Tramita na Câmara Municipal de SP o PL 144/11, de autoria do Executivo, que altera a legislação tributária do ISS e aumenta a tributação de sociedades uniprofissionais, dentre elas os escritórios de advocacia. A OAB/SP, posicionando-se contra o PL, oficiou o prefeito Gilberto Kassab. Para Luiz Flávio Borges D´Urso, "o projeto em questão pretende enquadrar algumas sociedades como sociedades empresárias, o que contraria o Estatuto da Advocacia e a jurisprudência do STJ". (Clique aqui)

Pregão

OAB encaminha ofício à AGU posicionando-se desfavoravelmente à contratação de serviços de advocacia por meio de pregão. (Clique aqui)

_____________

  • Bin Laden

Start

Quando o badalo anunciava os primeiros minutos da última segunda-feira, o governo ianque informava ao mundo o assassinato de Bin Laden. Sem querer concorrer com as CNNs da vida, este vibrante matutino abria sua edição daquele dia comentando a operação norte-americana com uma curtíssima nota, cujo título-pergunta convidava a uma reflexão : "Due process of law ?". E foi, de fato, o que bastou para alguns leitores se manifestarem. Teve leitor que nos deu parabéns pela cutucada, mas houve quem nos qualificasse de "intelectualóides de plantão", por sugerir um julgamento para o facínora (clique aqui). Com efeito, em pleno 2011, falar em devido processo legal é coisa démodé. Aliás, é tão démodé quanto usar o termo démodé. A onda do momento é olho por olho, orelha por orelha. Mas o fato é que a semana nasceu, e precisa agora ser assassinada. Como o tema principal dos jornais continua sendo Bin Laden, trouxemos para o informativo de hoje algumas notas pinçadas por aí, as quais nos ajudam no raciocínio.

"Que Obama, um político comum, comemore o ganho de popularidade às vésperas da batalha pela reeleição, é compreensível. Já o resto do mundo dito civilizado assistir a tudo com tamanha complacência apenas sinaliza o que está por vir." Ricardo Melo, na Folha de S.Paulo

"Por mais compreensível que seja a caçada americana, a execução sumária de Bin Laden pode ser entendida como a realização da justiça ? É verdade que a justiça traz uma reparação que aplaca a dor do ultrajado. É verdade, portanto, que uma das faces da justiça atende ao anseio de vingança. Mas não é correto dizer que a justiça se reduza a uma forma elaborada de vingança. Ela é bem mais do que isso. Ao longo de milênios, a civilização foi descobrindo que, para se realizar, a justiça não se pode confundir com a ira vingadora ; ela se põe acima e a salvo das paixões e dos ressentimentos dos ofendidos, é cega às paixões das partes e, só por isso, consegue dimensionar o dano, estipular a pena, serenar o espírito dos que sofreram com o crime e, principalmente, pacificar a sociedade. Vem daí a noção - civilizada - de que ninguém faz justiça com as próprias mãos. Faz-se a guerra - mas não se faz justiça." Eugênio Bucci, no Estadão

"Respeito à pessoa humana é a regra entre nós, e existem, com jurisdição internacional, as cortes de direitos humanos. Capturar e julgar Bin Laden seria, diante das circunstâncias, uma postura civilizada e humana, perante um terrorista desumano." Wálter Fanganiello Maierovitch, no site Terra

"Cresce, enfim, o questionamento sobre a legalidade da própria operação : o comando Seal entrou no país sem consultar ou informar o governo paquistanês, matou o terrorista com dois tiros e jogou o corpo no mar, quando as leis internacionais preveem prisão, processo, direito a defesa e, finalmente, pena. Nada disso foi respeitado. Com ou sem Bin Laden, essa foto vai ficando a cada dia mais feia." Eliane Cantanhede, na Folha de S.Paulo

"Inútil os EUA gastarem trilhões de dólares em esquemas sofisticados de defesa. Melhor seria que essa fortuna fosse aplicada na paz mundial, que só irromperá no dia em que ela for filha da Justiça." Frei Betto, no Correio Braziliense

Incivilizado

Em um Estado de Direito, o poder de condenar alguém ao cumprimento de determinada pena é atribuído ao Judiciário. O Executivo pode, quando muito, exercer o poder de polícia, no sentido de capturar o imputado para levá-lo a julgamento. Para o advogado Luiz Fernando Hofling, do escritório Höfling, Thomazinho Advocacia, a maior democracia do mundo esqueceu este princípio ao determinar a morte de Osama bin Laden e feriu o mais elementar direito humano - o da preservação da vida. (Clique aqui)

Legalidade

Ainda sobre a legalidade da operação que resultou na morte de Osama bin Laden, o procurador Federal Sérgio de Oliveira Netto apresenta um contraponto à discussão ao considerar como exercício da legítima defesa a ação militar norte-americana. (Clique aqui)

Violação

O advogado José Cretella Neto relembra que, à luz do Direito Internacional, a legítima defesa e a ação armada devem obedecer a três princípios : imediatidade, necessidade e proporcionalidade. E o que se viu foi um ataque armado de um Estado no território de outro Estado com o intuito de eliminar um alvo humano quase 10 anos depois da ação terrorista por ele ordenada. (Clique aqui)

_____________

Estertores

Ainda não foi dessa vez. Ontem, o STJ interrompeu o julgamento do HC 149.250, que pede a anulação das investigações da Operação Satiagraha. Depois do voto contrário do ministro Gilson Dipp, a ministra Laurita Vaz pediu vista. Em março, Adilson Macabu (desembargador convocado) e o ministro Napoleão Nunes Maia Filho tinham votado a favor do remédio heroico para Dantas. Além da ministra Laurita, falta votar o presidente da 5ª turma, ministro Jorge Mussi. (Clique aqui)

Magistrado condenado

A Corte Especial do TJ/PE decidiu, por unanimidade, aposentar compulsoriamente o juiz de Direito Alexandre Sena. O magistrado, agora ex-magistrado, foi condenado por descumprimento reiterado de ordens judiciais do 2º grau, sendo suspeito de atuar com interesse próprio em uma ação civil pública. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ entende que CDC não é aplicável nas relações existentes entre revendedores e distribuidores de combustível. (Clique aqui)

2 - 2ª seção do STJ irá uniformizar entendimento sobre dano moral por inscrição indevida de devedor contumaz. (Clique aqui)

3 - Decreto 7.473/11, publicado hoje no DOU, dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. (Clique aqui)

4 - Justiça do Rio nega recurso da Air France e aumenta de 1,2 para R$ 1,6 mi a indenização por dano moral que deverá ser paga para familiares de vítimas do voo 447. (Clique aqui)

Quitação

A partir de decisão do CARF, o advogado Luciano Inocêncio dos Santos, do escritório Mussi, Sandri & Pimenta Advogados, discorre sobre controvérsia quanto à inaplicabilidade dos juros e da multa de mora sobre quitações extemporâneas das estimativas mensais do IRPJ e da CSLL. (Clique aqui)

Futebol

As rentáveis transferências de jogadores brasileiros para o exterior não coaduna com as altas dívidas dos clubes. Diante dessa situação, o advogado Lázaro Piunti acredita que se deve convocar o MPF para entrar em campo e vasculhar as planilhas futebolísticas. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Proteção ambiental

Governo americano é demandado judicialmente por falhar ao proteger a atmosfera terrestre, não aplicando restrições mais rígidas às emissões de gases do efeito estufa. (MI - clique aqui)

Esta e outras notícias no MI - Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

União

Jornais internacionais já repercutem a decisão do STF sobre união homossexual. (LA - clique aqui)

_____________

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Teófilo Otoni/MG. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Circus nº 228

Quantas pessoas têm respeito pela vida alheia ? No Circus de hoje, Adauto Suannes questiona o que é o bem e por que existe o mal. (Clique aqui)

Lauda Legal

Muitas foram as inovações legislativas trazidas ao ordenamento jurídico no âmbito das relações familiares nos últimos anos. No "Curso de Direito de Família" (4ª edição - 1.238p.), de autoria de Rolf Madaleno, obra vasta que Roberta Resende comenta hoje em nossa coluna, o leitor encontra o exame detido dos novos institutos à luz dos valores jurídicos que os inspiraram. Clique aqui para lê-la e aproveite a chance de participar do sorteio de um exemplar, uma cortesia da Editora Forense.

Vagas

Ontem, o Plenário do Senado aprovou, por meio de votação simbólica, a criação de seis varas no TRT da 7ª região/CE. Originário da Câmara, o PL (3/11) prevê quatro varas em Fortaleza, uma em Maracanaú e uma em Canindé. E cria também 12 cargos de juiz do Trabalho, além de estabelecer que as despesas decorrentes dessas medidas ficarão por conta das dotações orçamentárias do TRT da 7ª região.

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O premiado de hoje é Adriano Janini, que comenta o caos do trânsito paulistano causado pela Fórmula Indy, tema brilhantemente abordado pelo desembargador Rizzato Nunes na coluna ABC do CDC. (Clique aqui)

Efeméride

Celebra-se hoje o Dia do Cartógrafo. O dia foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado em terras tupiniquins.

Missa

Acontece amanhã, às 15h, a missa de 7º dia em sufrágio da alma do desembargador Waldomiro Namur, na Igreja Bom Jesus do Cabral (rua Bom Jesus, 159 - Bairro Cabral - Curitiba/PR).

Baú migalheiro

Há 367 anos, no dia 6 de maio de 1644, o Conde João Maurício de Nassau entregava o governo do Brasil Holandês ao Supremo Conselho do Recife. No dia 11, seguiu viagem por terra, vindo embarcar na Paraíba.

Sorteio

A obra "A Bitributação Econômica do Lucro Empresarial" (safE - 160p.), de Paulo César Teixeira Duarte Filho, advogado da banca Araújo e Policastro Advogados, traz um estudo geral sobre a tributação dos lucros empresariais, assim como uma análise dos modelos adotados pelo Brasil para evitar a bitributação econômica. Concorra a um exemplar, presente do autor. (Clique aqui)

Sorteio II

O livro "A Razoável Duração do Processo - O inciso LXXVIII do art. 5º da Constituição Federal" (Clube dos Autores - 179p.), de Luiz Fernando Q. M. P. de Sampaio, traça um estudo do Direito Comparado por meio de breve abordagem do Direito na Argentina, no Butão, nos EUA, na Índia e na Itália. Dois exemplares foram doados pelo autor. Participe. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 9, o autor Luis Eduardo Schoueri lança a obra "Direito Tributário". O evento será no Club Athlético Paulistano (rua Honduras, 1.400, SP), das 18 às 19h30.

A Editora Campus Elsevier - Campus Jurídico acaba de lançar o livro "Desafios do Sistema Financeiro Nacional", organizado por Alessandra von Borowski Dodl e José Renato Nunes Barros. A obra é uma crítica à opção de gestão do Sistema Financeiro Nacional.

A Editora Método acaba de lançar a nova edição da obra "Direito Tributário Esquematizado", de Ricardo Alexandre. O livro apresenta ao leitor uma abordagem completa das matérias que compõem os programas de Direito Tributário dos principais concursos públicos realizados no Brasil.

Migalhíssimas

O escritório Azevedo Sette Advogados realizará o seminário "Seguro-Garantia e Seguro-Garantia Judicial - Conceito, Aplicação e Tendências na Jurisprudência", no dia 19/5, em BH. (Clique aqui)

No dia 13/5, a partir das 8h, o escritório TozziniFreire Advogados recebe o engenheiro ambiental Marco Antônio Parreira Ferreira, que ministrará palestra sobre "Seguros Ambientais". O evento é promovido pelo Comitê de Meio Ambiente da Britcham, que é coordenado por Adriana Baptista, advogada da banca. (Clique aqui)

No dia 27/5, Clèmerson Merlin Clève, do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados, proferirá palestra sob o título "Empoderar Maria. Redistribuição ou reconhecimento? Dilemas da justiça política no constitucionalismo contemporâneo", durante o "XXXI Congresso Brasileiro de Direito Constitucional - A condição feminina na Constituição de 1988. A Mulher no Século XXI".

O escritório Dannemann Siemsen Advogados e a SwissCam - Câmara de Comércio Suíço-Brasileira promovem o seminário "Análise de patentes - a posição do INPI e da ANVISA", no dia 10/5, em SP. No encontro serão debatidos requisitos e condições de patenteabilidade na área químico-farmacêutica e a atuação da Anvisa na análise destas patentes. Informações : (11) 5683-7447.

José Ricardo de Bastos Martins, do escritório Peixoto E Cury Advogados, será o representante brasileiro no painel "Raising Capital in the BRIC Countries" da "Global Law Week", em Nova York. O advogado realizará, no dia 11/5, uma palestra sobre o investimento nos BRIC. O evento, que é um encontro internacional sobre as principais novidades na área jurídica e econômica, será realizado entre os dias 10 e 13/5.

Governo

O curso "Constituição, governo e governabilidade", preparado pela sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público, acontece a partir de 9/5, em SP. (Clique aqui)

Empresarial

De 10 a 12/5, o IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial realiza o "Congresso Mineiro de Direito Empresarial", em Caiçara/MG. (Clique aqui)

Eventos

A FISCOSoft Editora oferece vagas-cortesia para dois cursos : "SPED Contábil", no dia 11/5 (clique aqui), e "PIS e COFINS - Cálculo e regras gerais", no dia 12/5 (clique aqui), ambos em SP.

Prática

No dia 12/5, o INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado promove o "Curso Avançado de Prática de Revisões do Teto", em Curitiba/PR (clique aqui), e, nos dias 20 e 21/5, o "Curso de Prática Judicial dos benefícios mais reclamados nos Juizados Especiais Federais", em BH (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Comercial

O curso "Noções da Legislação Fiscal para o Departamento Comercial", preparado pela Sodepe Brasil, acontece no dia 17/5, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Societários

O Forum Cebefi realiza o "Curso sobre aspectos Societários, Tributários e Patrimoniais das Reorganizações Societárias" no dia 18/5, em SP. (Clique aqui)

Desportivo

No dia 24/5, a Central Prática Educação Corporativa promove o seminário "Direito Desportivo - Atualidades e Controvérsias", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Fiscal

O IBMEC/RJ realiza o curso "Dívidas Tributárias e Defesa Administrativa Fiscal", no dia 24/5. (Clique aqui)

Energia

O "7º Congresso Internacional do Direito da Energia", preparado pelo Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia - IBDE, acontece nos dias 16 e 17/5, em SP. Concorra a vagas-cortesia. (Clique aqui)

Preparatórios

Conheça os cursos preparatórios para concursos no Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.. Entre em contato para assistir a uma aula experimental. (Clique aqui)

Desportivo

No programa Direito Desportivo em Debate, o entrevistado desta semana será o advogado especialista em Direito Desportivo, João Henrique Chiminazzo. A entrevista abordará as principais mudanças na lei Pelé. O programa é transmitido em todo o Brasil pela TV Justiça, sábado às 10h30, domingo e quinta, às 8h30.

Intercâmbio

No último dia 29, aconteceu o "II Encontro íbero-americano de faculdades de Direito", em Santiago do Chile. Na ocasião, foi criada a Associação Íbero-Americana de Faculdades e Escolas de Direito, reunindo instituições de dez países, da qual o Departamento de Direito da PUC-Rio é membro fundador. A Associação tem como objetivo a realização de intercâmbios acadêmicos de professores e alunos.

Cursos

Confira abaixo os cursos que a AASP promove e concorra a vagas-cortesia para os que acontecem a partir do dia 17/5 :

11/5 a 6/7 - "Curso Prático de Processo do Trabalho" (Clique aqui)
14/5 - "Certificação Digital e Peticionamento Eletrônico na Prática"
(Clique aqui)
17 e 19/5 - "Direito Eletrônico - Crimes Eletrônicos"
(Clique aqui)
23 a 26/5 - "Processo e Procedimento Arbitral"
(Clique aqui)

Prêmios

Evento : O ganhador da vaga-cortesia para o curso "Direito das Sucessões", promovido pela AASP, nos dias 9 e 10/5, em SP, é Marcio Benedetti, do escritório Betel Advocacia. (Clique aqui)

Evento : Helena Tiemi Miyake Yonezawa é a ganhadora da vaga-cortesia para o "Congresso Internacional de Direito Societário - CIDS 2011", que o INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial promove de 8 a 10/6, em SP. (Clique aqui)

Evento : Ana Claudia Gomes de Andrade Oliveira Florêncio, do escritório Garcia Advogados, e Maria das Graças de Souza Garcia são as ganhadoras das vagas-cortesia para o seminário "Teoria e prática em contratos de projetos de grande porte - EPC (turn key)", que a Central Prática Educação Corporativa realiza no dia 10/5, em SP. (Clique aqui)

Evento : A advogada Mariana Soares Borges, da MCA Auditoria e Gerenciamento Ltda., é a feliz ganhadora da vaga-cortesia que o escritório Azevedo Sette Advogados oferece para o seminário "Sustentabilidade e Geração de Valores", que acontece no dia 10/5, em Belo Horizonte/MG. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Silvia Aparecida Nunes de Sousa, assistente jurídico do Walmart Brasil, de Osasco/SP, faturou o título "Família contemporânea: uma visão interdisciplinar" (IBDFAM - 264p.), coordenado por Ivone M. Candido Coelho de Souza. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AM/Atalaia do Norte
AM/Tabatinga
AP/Amapá
MA/Penalva
MG/Barão de Cocais
MG/Rio Novo
MT/Barra do Bugres
MT/São Félix do Araguaia
PE/Parnamirim
PE/Tabira
PE/Triunfo
PE/Verdejante
RJ/Sumidouro

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Data show Bin Laden plots; C.I.A. hid near raided House"

The Washington Post - EUA

"Safe house was key to bringing bin Laden down"

Le Monde - França

"Le retour des fronteires em Europe divise l´Union"

Corriere Della Sera - Itália

"Misure per necassunti e Sud"

Le Figaro - França

"La droite lance l´offensive pour 2012"

Clarín - Argentina

"Aerolíneas: reconocen que el déficit será el doble del previsto"

Público - Portugal

"Governo convenceu troika a tirar liquidação do BPN do acordo"

El País - Espanha

"Vía libre electoral para Bildu en las elecciones"

Die Welt - Alemanha

"In Deutschland wächst die Angst vor Anschlägen"

The Guardian - Inglaterra

"Ashdown accuses Cameron of ´breach of faith´ over AV poll"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Supremo reconhece união estável entre homossexuais"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Nunca foi tão fácil"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Brasil aprova união estável gay"

O Globo - Rio de Janeiro

"Supremo garante a casais gays todos os direitos civis"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Para Ouro Preto sem escalas"

Correio Braziliense - Brasília

"STF legitima direitos dos casais gays"

Gazeta do Povo - Paraná

"Urbs não tem poder para fiscalizar o trânsito, diz TJ"

Zero Hora - Porto Alegre

"Supremo reconhece união estável entre casais homossexuais"

O Povo - Ceará

"STF reconhece união gay"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Governo reage a onda de boatos"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados

· Walney Abreu Advogados Associados

· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Paula Santos Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Ediberto Diamantino Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Amary Zakka Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Serdon Recortes
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· Westchester Financial Group
· Zurich Brasil Seguros
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· Direito GV
· e-finanças FIA - Fundação Instituto de Administração
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas