MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Coletivo apoia campanha para candidata negra no STF
Diversidade

Coletivo apoia campanha para candidata negra no STF

Movimento pede que uma mulher negra assuma a cadeira da ministra Rosa Weber, que se aposentará nesta semana.

Da Redação

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Atualizado às 15:00

O Coalizão Negra Por Direitos, que reúne mais de 200 organizações do movimento negro, lançou, neste mês, uma campanha para que uma jurista negra assuma a cadeira da ministra Rosa Weber, que se aposentará nesta quinta-feira, 28.

Para difundir a campanha, o Coalização possui um portal voltado para temática, no qual ressalta importância da representatividade negra na Suprema Corte. 

"Ter uma ministra negra progressista no STF é essencial para avançar na necessária transformação do sistema de Justiça brasileiro, não só pela importância de ver o povo representado nas esferas de poder, mas por todas as mudanças estruturais na forma como a justiça é aplicada", diz o coletivo no site.

A campanha já realizou mobilizações sociais nas ruas por todo o país, além de participações no meio digital, por meio de portais de notícias e hashtags #SupremoTribunalDosBrancos #BrancoSupremo #MinistraNegraJá.

 (Imagem: Reprodução/Instagram/Aliança Feminina pela Equidade)

Grandes nomes da Justiça brasileira tem aderido à campanha para jurista negra no STF.(Imagem: Reprodução/Instagram/Aliança Feminina pela Equidade)

Para auxiliar na campanha, o coletivo Aliança Feminina pela Equidade lançou, nesta segunda-feira, uma vaquinha online para angariar fundo para custear os eventos do coletivo.

Dentre as participantes da vaquinha e apoiadoras da causa estão diretoras jurídicas brasileiras como, Ianda Lopes, Josie Jardim, Maria Rita Drummond, Andrea Mustafa, Barbara Rosenberg, Eunice Prudente, Fabiana Siviero, Mariana Rizzo, Raquel Preto, Eloisa Machado, Lorena Nisiyama, Maira Oltra, Leila Silva, Ana Carolina Monguilod, Renata Belmonte, Andreia Saad, Eleonora Coelho, Mayra Cotta, Juliana Tadeu e Stella Santos, além de influencers, artistas e escritores. 

Leia aqui o manifesto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas