INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 2.590

MIGALHAS nº 2.590

Quinta-feira, 17 de março de 2011 - Migalhas nº 2.590 - Fechamento às 12h44.

 

"O correio, sagrada responsabilidade do Estado internacionalmente pactuada, tornado uma pilhéria, constitui entre nós um dos mais tristes sintomas da falta de saúde da administração."

Gilberto Amado

(1887-1969) in "Mocidade no Rio"

Pilhéria

Certas horas, amigo leitor, é melhor ser surdo do que ouvir besteira. Com ouvidos moucos, escute esta que agora nos chega. Antes, vejamos um breve histórico. A partir dos anos 90, as franquias dos Correios foram distribuídas gostosamente para políticos e seus parentes. Um verdadeiro escândalo. Escândalo sem licitação que perdurou até novembro de 2007, quando a MP 403 (clique aqui) determinou que em 18 meses, a partir daquela data, os Correios deveriam licitar suas 1.500 agências franqueadas. Ótimo. Não fosse o fato de que, na conversão em lei (11.668/08), emendou-se malandramente o texto. De fato, os 18 meses determinados pela MP foram esticados para 24 meses, e o prazo deveria ser contado apenas a partir da regulamentação da lei. Evidentemente que este trecho adrede inserido, "a contar da regulamentação", era uma artimanha, pois a bendita regulamentação ficaria ao deus-dará. Levado o caso ao Judiciário, o presidente do STF na época, ministro Gilmar Mendes, não titubeou ao dizer que a licitação deveria ser feita, independente de "regulamentação" (eufemismo de protelação), nos 24 meses, ou seja, em novembro de 2010 (clique aqui). Ótimo. Não fosse o fato de que quando a data foi se aproximando, em pleno período eleitoral, os Correios começaram a funcionar meia-boca, numa evidente pressão. E o que fez o então presidente da República ? Editou nova MP (509 - clique aqui), mandando para junho de 2011 a data limite para a tão sonhada licitação das franquias. Ótimo. Não fosse o fato de os excelentíssimos deputados Federais, anteontem, na conversão da MP em lei, terem alterado o prazo da licitação para setembro de 2012 (clique aqui). É ou não é a morte uma coisa dessas ?!

Inconstitucional

O que a Câmara deveria ter feito com a MP é tê-la devolvido por Sedex 10 para o Planalto, porque evidentemente ela não preenche nunca os requisitos constitucionais.

Peritos

PL da Câmara aprovado ontem estabelece que juízes do Trabalho poderão delegar a peritos cálculos complexos de sentenças. O advogado Eduardo Arruda Alvim, sócio do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, acredita que a nomeação de perito irá auxiliar o juiz. (Clique aqui)

Imagem

STJ condena Infoglobo Comunicações Ltda. a pagar indenização de R$ 10 mil por uso indevido de imagem de menor de idade em anúncio publicitário para a venda de enciclopédia, em 1988. Para o ministro Luis Felipe Salomão, é correta a indenização, "mas seguramente não nos patamares fixados pelas instâncias ordinárias" por se tratar de "pessoa sem notoriedade, anônima". (Clique aqui)

Catálogo de Escritórios

A partir de hoje, o escritório gaúcho Zulmar Neves Advogados passa a integrar o Catálogo Jurídico nas cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul/RS. (Clique aqui)

Repercussão geral

Proibição de expulsão de estrangeiro com filhos no Brasil tem repercussão geral reconhecida pelo STF. (Clique aqui)

Defensores fora da Ordem

Defensoria Pública de SP instaura dois procedimentos administrativos para investigar o desligamento de 72 defensores públicos da Ordem. (Clique aqui)

Competência

Ao julgar ação originária de magistrado, o STF decide que a competência da Corte para julgar ações que afetem todos os membros da magistratura não pode ser invocada para reexaminar decisão administrativa, ainda que de órgão do Poder Judiciário. Para o ministro relator Celso de Mello "esta competência originária outorgada pela Constituição da República ao Supremo Tribunal Federal não pode ser utilizada como um (inadmissível) atalho processual destinado a permitir, por razões de caráter meramente pragmático, a submissão imediata da questão ao exame direto desta Suprema Corte". (Clique aqui)

Consignado - I

No Maranhão, o projeto de decreto legislativo 2/11, de autoria do deputado Rubens Pereira Junior, pretende sustar a vigência de dispositivos do decreto estadual 27.109/10, que garante ao BB exclusividade na concessão de empréstimo com desconto em folha para os servidores públicos. (Clique aqui)

Consignado - II

Faixas, apitos e carro de som fizeram parte do protesto dos trabalhadores ontem em frente ao TJ/BA contra o monopólio no segmento de crédito consignado para o funcionalismo público. No Estado, os servidores só podem tomar empréstimo com desconto em folha pelo BB. Um MS que questiona o decreto governamental que garante esta exclusividade ao BB foi apresentado em julho, mas o Judiciário baiano ainda não decidiu. (Clique aqui)

Vigência

Ato declaratório 6/11 do Congresso encerra o prazo de vigência da MP 507/10 que instituía sanções para violação de sigilo fiscal e disciplinava instrumento de mandato para conferir poderes a terceiros para praticar atos perante órgão da administração pública que implicassem no fornecimento de dado protegido pelo sigilo fiscal. (Clique aqui)

Cade

O Senado aprovou as indicações do governo para o Cade. Fernando Furlan será o novo presidente e Alessandro Octaviani Luis é o novo conselheiro do órgão.

Transgênicos

Fiscalização coordenada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do MJ revelou problemas na rotulagem de alguns alimentos da Nestlé, Pepsico do Brasil, Oetker, Bangley do Brasil Alimentos, Nutrimenta Bimbo do Brasil, J. Macedo, Kraft Foods, Adria Alimentos do Brasil e Alimentos Zaeli. Os produtos não informam nas embalagens que contêm ingredientes transgênicos.

Exercício da defesa

É um absurdo, em pleno ano de 2011, a necessidade de uma súmula vinculante (14) que reafirme o direito de o defensor ter acesso amplo aos elementos de prova que digam respeito ao exercício do direito de defesa. Mas, como dito, infelizmente ela é necessária, porque vez ou outra tenta-se pôr empecilho na atuação do advogado, que é na verdade um colaborador da Justiça. De fato, alguns ainda acham que Estatuto da Advocacia é algo como uma convenção de condomínio, esquecendo-se de notar que se trata de uma lei Federal. E a tal lei garante ao advogado o direito de compulsar quaisquer autos, desde que não em sigilo, podendo obter cópias e fazer apontamentos. Mesmo diante da clareza destes mandamentos, não é que a mais alta Corte muitas vezes tem de agir para que este direito seja garantido ? No começo de fevereiro, o STF confirmou uma liminar, concedida pela ministra Ellen Gracie, autorizando um advogado a consultar autos, mesmo sem procuração (clique aqui). No último dia 10, o ministro Gilmar Mendes deferiu liminar garantindo a um advogado a extração de cópias de pasta de uma testemunha. O ministro viu-se obrigado a esclarecer que o "indeferimento do pedido de extração de cópias dificulta o pleno exercício da defesa". (Clique aqui)

A propósito

É curioso, em alguns casos em que se nega o direito de o advogado obter cópias, que os magistrados tentam proteger alguma coisa (sabe-se lá o quê), mas não percebem que na realidade a publicidade é um benefício para eles próprios, pois é uma forma de provar a insuspeição.

Migas

1 - STF - Confira a pauta de julgamentos da sessão plenária de hoje. (Clique aqui)

2 - TJ/MG abre concurso para 468 vagas em cartórios. (Clique aqui)

3 - TRT da 10ª região determina ilícita a redução salarial de trabalhador com base na variação cambial de moeda estrangeira. (Clique aqui)

4 - Lei 12.395 cria os Programas Atleta Pódio e Cidade Esportiva, altera as leis 9.615/89, que institui normas gerais sobre desporto, e 10.891/04, que institui a Bolsa-Atleta e revoga a lei 6.354/76. (Clique aqui)

5 - TJ/RJ - Grupo de pais de alunos é condenado a indenizar ex-diretora de colégio por ofensas na internet. (Clique aqui)

6 - TRT da 4ª região condena empresa por fazer anotação desabonatória na CTPS de um empregado. (Clique aqui)

Fidalgo

Em comovente texto, o criminalista Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, do escritório Moraes Pitombo Advogados, homenageia o saudoso amigo e professor Luiz Carlos de Azevedo, homem de princípios capaz de contemplar, aprender, estudar, refletir e ainda não abandonar a fé. (Clique aqui)

Robótico

A automação e computação insinuam-se também sobre o trabalho intelectual. O advogado Mário Gonçalves Júnior, do escritório Rodrigues Jr. Advogados, pondera que, com isso, há uma precarização da advocacia, na qual alguns advogados empregam em seu cotidiano mais suor que talento, agindo por repetição, tal como nas fábricas de parafuso. (Clique aqui)

Burocracia

O advogado Norton Augusto da Silva Leite, do escritório Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial, traça um panorama sobre o processo burocrático para que investidores e executivos estrangeiros obtenham visto para ingresso no país. (Clique aqui)

Saúde

O direito à saúde da mulher no Brasil é o tema do artigo da advogada Renata Vilhena Silva, do escritório Vilhena Silva Sociedade de Advogados. Segundo ela, "embora tenham acontecido muitos avanços na Medicina, ainda há um longo caminho a percorrer, pois muitas mulheres sofrem com a falta de informação". (Clique aqui)

Estrangeiros

O advogado Fernando B. Pinheiros esclarece sua opinião em relação à atuação de escritórios estrangeiros no Brasil. (Clique aqui)

____________

  • Migalhas mundo

Direito

Segundo o site Law.com, embora o último ranking de faculdades de Direito realizado pelo U.S. News & World Report não esteja totalmente correto, Yale, Harvard e Stanford continuam no topo da lista. (MI - clique aqui)

UE

Facebook e Google deverão obedecer regulamentação referente à proteção de dados que está sendo planejada para UE. (MI - clique aqui)

Violação de direito

Departamento de Justiça dos EUA está processando o estado da Califórnia por violação do direito de liberdade de religião de um presidiário que foi obrigado a cortar a barba. (MI - clique aqui)

EUA

Administração de Obama busca novo diretor para o FBI, substituindo Robert Mueller, que deixará o cargo em setembro. (MI - clique aqui)

Argentina

O Senado argentino aprovou uma lei que proíbe as empresas de petróleo ou subsidiárias, que operam nas Malvinas, de operar no país. (LA - clique aqui)

_____________

TV Migalhas

No canal migalheiro de áudio e vídeo, conheça um pouco da cidade de Barretos/SP, afamada não somente pela festa do Peão de Boiadeiro, mas também por ser referência no tratamento contra o câncer pelo Hospital de Câncer de Barretos, da Fundação Pio XII. (Clique aqui)

Na tela

A TV Migalhas conta com o valoroso apoio da Escola de Direito do Brasil - EDB. (Clique aqui)

Coordenador

Conheça a Escola de Direito do Brasil - EDB, que tem como coordenador acadêmico o ministro Gilmar Ferreira Mendes. Ouçamo-lo. (Clique aqui)

Especialização

A Escola de Direito do Brasil - EDB está com as inscrições abertas para os seguintes cursos de pós-graduação lato sensu : "Curso Avançado de Direito Constitucional e Processo Constitucional" ; "Curso Avançado de Direito Penal Econômico e da Empresa" e "Políticas Públicas e Gestão do Sistema de Justiça". As aulas terão início no dia 4/4. (Clique aqui)

_____________

STJ

O ministro Massami Uyeda é o novo integrante da Corte Especial do STJ. Ele assume a vaga deixada pelo ministro Luiz Fux. (Clique aqui)

TSE

As ministras Nancy Andrighi e Laurita Vaz, do STJ, foram eleitas ontem, em sessão do Pleno, para compor o TSE. Por ocasião da aposentadoria do ministro Aldir Passarinho Junior, no próximo mês de abril, a ministra Nancy Andrighi assumirá a vaga deixada por ele. Com a assunção da ministra Andrighi à vaga de efetivo, a ministra Laurita Vaz assume a suplência.

CJF

O Pleno do STJ elegeu ontem os ministros João Otávio de Noronha e Arnaldo Esteves Lima como membros efetivo e suplente do Conselho da JF.

Competição

Dois grupos de alunos da Direito GV participarão de competições internacionais, representando a Faculdade em Viena e na Cidade do México. (Clique aqui)

Publicação

A nova edição da [em] Revista, veículo digital do escritório Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia, propõe uma reflexão sobre a reforma do CPC. (Clique aqui)

De olho

Espie pelo Olho Mágico as oportunidades de trabalho na área jurídica oferecidas pela Page Personnel, pela Santivo Consultores e pela Michael Page International. (Clique aqui)

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Tupi Paulista/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Os Legais

Veja como chamar a atenção de seu chefe n'Os Legais de hoje. (Clique aqui)

Lauda Legal

Antes mesmo que a sociedade esteja devidamente formalizada, alguns atos precisam ser praticados. Sob o nome sociedade em comum o Código Civil de 2002 trouxe um regramento para esse momento, cuja atipicidade não pode comprometer a segurança e a confiança necessárias ao comércio e às relações profissionais. Em destaque em nossa coluna, na pena de nossa colunista Roberta Resende, a acurada monografia "Sociedade em Comum - Disciplina Jurídica e Institutos Afins" (238p.), de autoria de Marcelo Andrade Féres. Clique aqui e conheça-a. E não se esqueça : ao final da página, o indefectível clique que pode fazer chegar à sua casa um exemplar da obra, um presente da Editora Saraiva.

Publicações

Passado o carnaval, as publicações já estão pipocando de novo. Para não haver correria e, sobretudo, não perder prazos, utilize a ferramenta mais confiável para localizar um correspondente, que pode, em minutos, realizar aquele ato que iria lhe tomar mais de um dia em longos deslocamentos. (Clique aqui)

St. Patrick's Day

Hoje comemora-se o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Quando tinha dezesseis anos, Patrick foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Faleceu no dia 17 de março de 461, na cidade de Down, atualmente Downpatrick. Até hoje, no dia de sua festa, os irlandeses vestem trajes verdes ou fixam à roupa um trevo, que São Patrício usava para exemplificar melhor o sentido do mistério da Santíssima Trindade : "um só Deus em três pessoas".

Última sessão

O Cine Belas Artes, em SP, deve fechar suas portas hoje, após 59 anos na esquina da rua da Consolação com a av. Paulista. A programação especial de encerramento das atividades foi batizada de "A Última Sessão do Cinema". O processo de tombamento do prédio continua no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo.

Falecimento

Faleceu, no último domingo, 13, aos 79 anos, Francisco Mauro Dias (OAB/RJ 7.498). Formado pela PUC/Rio, Francisco foi Secretário Estadual de Administração em dois governos (1975-79/1979-83), procurador do Estado e procurador da Assembleia Legislativa do RJ. Especialista em Direito Administrativo, era professor no Departamento de Direito da PUC/Rio.

Faleceu no último sábado, 12, aos 67 anos, José Carlos Sobral (OAB/SP 135.938). Era formado pela Faculdade de Direito de Franca (Turma 1967). Nascido em Taquaritinga/SP, advogou e, a partir de 1979, foi juiz de Direito. Foi também edil tanto em sua cidade natal como em Ribeirão Preto/SP, tendo ocupado nesta última, em 2004, o cargo de secretário de Negócios Jurídicos.

Faleceu ontem, 16, aos 64 anos, Sidinei Basile (OAB/SP 26.214). Vice-presidente de Relações Institucionais da Editora Abril, Basile formou-se em Direito pelas Arcadas (Turma 1970) e em sociologia pela USP. Deixa esposa, netos e filhos, entre eles o jornalista Juliano Basile, que também é antigo aluno Arcadas, onde foi, em 1995, para gáudio paterno, presidente do XI de Agosto. (Clique aqui)

Faleceu ontem, 16, aos 34 anos, vítima de um acidente automobilístico, o juiz de Direito Valdiney Camilo Campos, da comarca de Várzea da Palma/MG. Natural de Miradouro/MG, Valdiney formou-se em Direito pela UFOP, foi delegado de polícia na cidade de Catalão e procurador Federal do INSS. O sepultamento foi hoje, às 10h, na cidade natal do magistrado.

Baú migalheiro

Há 146 anos, no dia 17 de março de 1865, a Assembleia Provincial da Bahia votou dois projetos de alto interesse patriótico : um, autorizando o presidente da província a conceder licença a todos os empregados provinciais que quisessem tomar parte na guerra contra o Paraguai, sem perda de seus ordenados e contando-se-lhes pelo duplo para aposentadoria o tempo de serviço na campanha ; outro, concedendo uma gratificação de 100$000 a todo cidadão que, isento do recrutamento, se alistasse para militar na mesma guerra.

Sorteio

Totalmente reformada, a 9ª edição do "Vade Mecum Universitário de Direito" (Rideel - 1.388p.), organizada por Anne Joyce Angher, traz novo layout, com projeto gráfico diferenciado, impressão em duas cores e contempla os principais diplomas legais necessários, todos atualizados. Participe do sorteio de um exemplar, gentileza da editora. (Clique aqui)

Sorteio II

De autoria de Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, o livro "Crime Organizado e seu Tratamento Jurídico Penal" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - 218p.) aborda a deficiência dos meios de enfrentamento às facções criminosas e apresenta soluções de mudanças necessárias no sistema penal. Concorra a um exemplar. (Clique aqui)

Agradecimento

Ao advogado Antenor Batista, nosso muito obrigado pelo exemplar do livro "Corrupção : o 5º Poder - Repensando a ética" que já integra o acervo jurídico deste rotativo.

Lançamentos

Amanhã, a Editora Fórum lança a obra "Poder, Direito e Estado", de Diogo de Figueiredo Moreira Neto. O evento será na Universidade Cândido Mendes - Campus Ipanema (rua Joana Angélica, 63, RJ), às 11h. (Clique aqui)

Também amanhã acontece o lançamento do livro "Legislação Previdenciária Anotada", do professor Wagner Balera, publicado pela Editora Conceito Editorial. O evento será na UNICID - Universidade Cidade de São Paulo (rua Cesário Galeno, 448/475, Tatuapé/SP), às 16h. (Clique aqui)

Hoje, a Editora Del Rey lança a obra "Minha Candeia", de José Fernandes Filho, ex-presidente do TJ/MG. O evento será no Salão de Festas da AMAGIS (rua Ouro Fino, 367, BH), das 19h às 22h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Nos dias 18 e 19/3, Werner Grau, do escritório Pinheiro Neto Advogados, será árbitro durante a "Moot Court Competition 2011" - competição de julgamento simulado em direito do desenvolvimento sustentável. O evento acontece no RJ e será promovido pela FGV DIREITO RIO, com apoio do consulado geral dos EUA.

Amanhã, das 8h30 às 10h30, Evandro A. S. Grili, Fábio Calcini e Juliane Fantinati, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, participarão de um encontro jurídico aberto para a comunidade para discutir dois temas da área tributária : "Parcelamento Tributário do Refis IV" e "Imposto sobre a Renda de Pessoa Física". O evento é gratuito e será no auditório do escritório em Ribeirão Preto/SP. As vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 3603 4414.

Café da manhã

A Coelho dos Santos Consultoria em Seguros convida sócios e administradores dos escritórios de advocacia para um café da manhã no dia 22/3. Com o tema "Sociedade de Advogados, Responsabilidades, mitigação de riscos e seguro profissional", Marcelo Mansur Haddad, do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, será um dos palestrantes. (Clique aqui)

Avançado

De 15/4 a 26/8, o CEU - Centro de Extensão Universitária promove o "ALP Advanced Law Program 2011 - Mergers & Acquisitions", em SP. (Clique aqui)

Estudos

A Faculdade de Direito de Franca realiza, de 21 a 25/3, a "39ª Semana de Estudos Jurídicos - O Ensino Jurídico e a Constitucionalização do Direito". (Clique aqui)

Humanos

A partir do dia 22/3, a Universidade Nove de Julho - UNINOVE realiza a "Pós-graduação em Direitos Humanos", em SP. (Clique aqui)

Inglês

De 22/3 a 16/6, a sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público realiza o curso "Inglês Jurídico", em SP. (Clique aqui)

Direito Homoafetivo

Estão abertas as inscrições para o "I Congresso Nacional de Direito Homoafetivo", que acontece de 23 a 25/3, no RJ. O evento é promovido pela OAB/RJ e coordenado por Maria Berenice Dias. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

Licitação

Em SP, nos dias 24 e 25/3, a Editora Lex realiza o curso "Licitação para Iniciantes". (Clique aqui)

Atualidades

O INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado promove, nos dias 25 e 26/3, os cursos "Aposentadoria Especial: Prática e Atualidades", em Fortaleza/CE (clique aqui), e o "Curso Avançado de Capacitação de Processo Eletrônico" (clique aqui), em Criciúma/SC. Concorra a vagas-cortesia.

Indenização

A Central Prática Educação Corporativa promove, no dia 25/3, o seminário "Responsabilidade Civil e Indenizações nas Empresas", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Cursos

A Sodepe Brasil promove no dia 28/3 o curso "Teses Tributárias" (clique aqui) e, no dia 30/3, "Créditos acumulados do ICMS/SP - Apropriação, formação e utilização" (clique aqui), ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Reunião

No dia 29/3, às 18h, acontece a "Reunião Mensal de Associadas do CESA" no Renaissance São Paulo Hotel, em SP.

Imposto e trabalho

Concorra a vagas-cortesia para dois cursos que a AASP realiza : "Imposto de Renda Pessoa Física - 2011", no dia 23/3 (clique aqui), e "Prescrição Trabalhista", nos dias 29 e 31/3 (clique aqui).

Pós-graduação

Com ênfase na teoria e no aperfeiçoamento prático, o Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA. promove os cursos de pós-graduação lato sensu em "Direito Público", "Direito Civil e Processual Civil", "Direito Penal e Processual Penal" e "Consultoria Empresarial". (Clique aqui)

Aposentadoria

O IBEP - Instituto Brasileiro de Estudos Previdenciários promove, no dia 2/4, em SP, o "Curso de Aposentadoria Especial - Aspectos Práticos", sob coordenação do professor Theodoro Vicente Agostinho. (Clique aqui)

Congresso

Nos dias 4 e 5/4, a ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual promove o "XI Congresso ASPI 2011" com o tema "A Propriedade Intelectual nas Empresas". As inscrições são on-line. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Educacional

A partir do dia 11/4, a Universidade Cidade de São Paulo - UNICID promove o curso "Pós-graduação em Direito na Gestão Educacional", em SP. (Clique aqui)

Tributário

O curso "Planejamento Tributário", preparado pelo INEJ - Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais, acontece de 14/4 a 30/6, em Porto Alegre/RS. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Mercado de capitais

Em abril, será realizado o seminário "Participações Qualificadas, Deveres de Informação e Proteção dos Minoritários" na FGV DIREITO RIO. O palestrante será o advogado João Mattamouros, recém-nomeado representante da Católica Global School of Law - Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Eventos

Concorra a vagas-cortesia para os cursos promovidos pela FISCOSoft Editora, em SP :

23/3 - "PIS e COFINS - Cálculo e regras gerais - Regime Cumulativo e Não-Cumulativo" (Clique aqui)
24/3 - "Classificação Fiscal de Mercadorias"
(Clique aqui)
26/3 - "Nota Fiscal Eletrônica"
(Clique aqui)

TCC

O trabalho de conclusão de curso de Thiago Luiz Ferreira, ex-aluno da Especialização de Direito Fiscal do Instituto de Direito da PUC-Rio, será republicado pela RT em uma edição especial da Revista Tributária 84, denominada "Doutrinas Essenciais - Direito Tributário". A monografia tem como tema "Necessidade de Estorno Proporcional do Crédito de ICMS nas Hipóteses de Redução da Base de Cálculo".

CONTRAPONTO

Nesta semana, Cacilda Decoussau Affonso Ferreira conversa com o desembargador Sérgio Ribas, do TJ/SP, sobre futebol. Juiz auditor da Federação Paulista de Futebol, o desembargador falará da experiência vivida no Jecrim em SP e do trabalho no Juizado Especial do Torcedor em PE. O programa vai ao ar hoje, às 22h30, na TV Aberta de São Paulo, e sábado (12h30), domingo (16h) e quinta-feira (10h) na TV Justiça.

Iluminuras

No quadro "Encontro com Autor", o Iluminuras desta semana entrevistará o professor e advogado Cezar Roberto Bitencourt sobre seu livro "Falência da Pena de Prisão - Causas e Alternativas". O programa também irá mostrar um sebo de Brasília chamado Pindorama que guarda mais de 80 mil títulos. O Iluminuras vai ao ar hoje, às 13h30, sexta-feira (19h), sábado (18h) e segunda-feira (13h30) na TV Justiça.

Contemplados

Evento : Mauricio Siqueira de Paula e Reinaldo Tirapani são os contemplados com as vagas-cortesia para o seminário "Recuperação Judicial de Empresas e Falências", que a Central Prática Educação Corporativa realiza no dia 18/3, em SP. (Clique aqui)

Evento : O ganhador da vaga-cortesia para o curso "O Novo Código de Processo Civil", promovido pela AASP, no dia 21/3, em SP, é Raphael Martinuci, do escritório Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados. (Clique aqui)

Evento : Virginia Caldas Batista é a ganhadora do curso "Dívida Tributária, Execução Fiscal e Defesa do Devedor", que a AASP promove nos dias 21 e 22/3, em SP. (Clique aqui)

Evento : O felizardo do curso "IPI/ICMS-SP - Industrialização por Encomenda", realizado pela FISCOSoft Editora, no dia 21/3, em SP, é Sidnei Davi da Conceição, do escritório Conceição Advogados. (Clique aqui)

Evento : Eugenio Deliberato, do escritório Demarest e Almeida Advogados, ganhou a vaga-cortesia para o seminário "Aspectos Práticos de Preços de Transferência - Novo Cálculo - Parceria com a Ernst & Young", que a FISCOSoft Editora promove no dia 21/3, no RJ. (Clique aqui)

Evento : O ganhador que faturou a vaga-cortesia para o "Curso de Português Jurídico e Redação Forense", que o INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado realiza de 21 a 24/3, em Curitiba/PR, foi o advogado Jean Pierre Cousseau. (Clique aqui)

Lauda Legal : Igor Pereira Barabach, advogado em Ponta Grossa/PR, ganhou a obra "Crimes de Perigo Abstrato" (Editora RT - Revista dos Tribunais - 2ª edição - 320p.), de Pierpaolo Cruz Bottini. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O agraciado com o título "Regime Jurídico dos Processos Administrativos Ampliativos e Restritivos de Direito" (Malheiros Editores Ltda. - 247p.), de Angélica Petian, é Ricardo Gonçalves, do Rio de Janeiro/RJ. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Feijó
BA/Laje
ES/Guaçuí
ES/Itaguaçu
ES/São Gabriel da Palha
MG/Bambuí
MG/Camanducaia
MG/Cerro Azul
MG/Luz
GO/Alto Paraíso de Goiás
GO/Estrela de Norte
GO/Serranópolis
RR/Roranópolis
RS/Guaporé
RS/Lagoa Vermelha
SC/Rio do Sul

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.S. calls radiation 'extremely high'; sees Japan nuclear Crisis Worsening"

The Washington Post

"Anxiety over nuclear plant deepens"

Le Monde - França

"Efforts désespérés à Fukushima"

Corriere Della Sera - Itália

"La lotta disperata dei volontari"

Le Figaro - França

"Le Japon tente d'éviter un 'nouveau Tchernobyl'"

Clarín - Argentina

"La CGT sube la apuesta: ahora quiere ponerle el vice a Cristina"

Público - Portugal

"Receitas fiscais resistem à crise e sobem 11,1 por cento em Fevereiro"

El País - Espanha

"Dañado el núcleo en tres reactores"

Die Welt - Alemanha

"Ein fast aussichtsloser Kampf"

The Guardian - Inglaterra

"Britions told to consider leaving Tokyo as nuclear crisis escalates"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Filha de Roriz recebeu dinheiro sujo, diz delator de esquema"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Heróis de carne e osso"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Radiação está muito alta, diz chefe nuclear dos EUA"

O Globo - Rio de Janeiro

"'Japão perdeu o controle', dizem EUA, Europa e Rússia"

Estado de Minas - Minas Gerais

"PIB de Minas cresce mais que o da China"

Correio Braziliense - Brasília

"Procurador recrimina conduta de Durval"

Gazeta do Povo - Paraná

"Urbs começa a operar radares 'no escuro'"

Zero Hora - Porto Alegre

"Embaixadas sugerem retirada de Tóquio"

O Povo - Ceará

"Cagece recebe sexta multa. Nenhuma foi paga até agora"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Japão tenta esfriar reatores com água"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Santos Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Ediberto Diamantino Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto e Cordeiro Advogados Associados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Serdon Recortes
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· Westchester Financial Group
· Zurich Brasil Seguros
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· Direito GV
· DARYUS - Consultoria e Treinamento
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· INEJ - Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais
· INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· Maués Trindade Advogados
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR