INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.841

MIGALHAS nº 2.841

Segunda-feira, 26 de março de 2012 - Migalhas nº 2.841 - Fechamento às 10h28.


 

"Reforma agrária é uma coisa que todo grupo social tem a maior pressa em ver realizada no quintal dos outros."

Millôr Fernandes

Reforma agrária

A passagem de centenas de processos relativos à desapropriação para a reforma agrária serviram para que o STJ firmasse jurisprudência. Foram consolidadas questões relativas à produtividade e ao tamanho da propriedade, além de juros compensatórios. (Clique aqui)

Anistia

STF deve retomar julgamento da lei da anistia nesta quinta-feira, 29. Como já disse este rotativo, é bom que o julgamento termine antes do dia 31 de março. (Clique aqui)

Anencefalia

A ação que trata da interrupção da gestação de feto anencéfalo deve ser analisada pelo plenário do STF no dia 11/4. (Clique aqui)

STF

Há no STF cerca de 7.500 processos que não assiste movimentação alguma há mais de dois anos. Para tentar resolver o problema, o ministro Peluso decidiu divulgar dados estatísticos sobre feitos que tramitam na Corte, com a quantidade de processos no gabinete de cada ministro, quantos aguardam parecer da PGR ou a data em que foram protocolados.

Terminologia

O desembargador Ivan Sartori, presidente do TJ/SP, afirmou que está buscando associações de magistrados para preparar ações judiciais contra a Folha de S.Paulo. Sartori disse que discute com as entidades a apresentação de um único processo ou causas em blocos e que espera a adesão dos 354 desembargadores do Tribunal. O magistrado afirmou que quer processar o jornal pelo uso do termo "investigar" em uma manchete que informou sobre a inspeção que está sendo realizada pela corregedoria do CNJ. Ao saber da ameaça de ação, a ANJ criticou o magistrado : "Mover uma ação é um direito garantido pela Constituição a todos os cidadãos, mas pretender transformar esse direito em uma iniciativa corporativa é preocupante. A ANJ lamenta essa iniciativa", disse Ricardo Pedreira, diretor-executivo da entidade.

Eleições na OAB - I

Pré-candidatos à presidência das seccionais da OAB de vários Estados passaram a receber de alguns sites propostas de publicidade. Afora o evidente conflito de interesses, uma vez que o não pagador pode vir a não ter o mesmo espaço na informação (e a mera suspeita de que isso se dê já é o bastante para a perda de um valor essencial no jornalismo, qual seja, a isenção), é preciso notar que nem sequer houve registro de candidaturas. A propósito, isso é coisa só para o quarto trimestre. Para se ter ideia de como a coisa é, um dos veículos consignou ao final do "convite" de marketing que caso a proposta não fosse aceita era para o candidato nem perder tempo enviando notícias. Mas há outra questão que deve ser observada. É que como estamos a falar de dezenas de milhares de Reais, as candidaturas opulentas são beneficiadas em termos de marketing, deixando as menos favorecidas (financeiramente falando) em nítida desigualdade. É certo que tal conduta não é proibida (provimento 146/11, art. 10, § 3º, V, § 5º), mas é um paradoxo permitir estas propagandas e proibir painéis na rua, carros de som, etc. Não seria o caso de se regrar melhor a questão ? Dessa forma, evitar-se-ia uma guerra estulta e desnecessária. Aliás, é por estas e outras que - diante da antecipação destas discussões - passamos na próxima migalha a consignar qual é nossa conduta na eleição da OAB.

Eleições na OAB - II

Como sempre agiu (já há 12 anos), este rotativo não apoia nenhum candidato à presidência da OAB, seja qual for o Estado. Nossa isenção é a marca registrada da Casa. Por isso, dentro do possível, iremos até evitar comentar as tratativas de pré-campanha, mesmo porque, como bem sabem os leitores, é tempo de especulações. Quando considerarmos, no entanto, que uma informação é relevante, iremos veicular, sem qualquer interesse a não ser o de informar. Após o final do prazo de registro das chapas (16 de outubro), o portal Migalhas entrará em contato com os candidatos de todas as subseções para deixar à disposição o espaço migalheiro, de modo igualitário. Para os candidatos de alguns Estados, Migalhas irá criar um espaço, de igual tamanho a todos, para que eles mesmos possam alimentar da forma como lhes aprouver, sempre com o objetivo de debater e apresentar propostas. Em alguns Estados, ainda, a equipe da TV Migalhas irá convidar os candidatos para uma entrevista, dando oportunidade idêntica a todos. Iremos, também, na OAB/SP, por ser a maior, convidar os candidatos para um debate, a ser transmitido ao vivo pelo site Migalhas, e que será realizado no dia 5 de novembro de 2012, às 10h. Tudo isso, deixamos claro, sem ônus algum para os candidatos. Também, tal seria... Enfim, leitores amigos, não nos confundam com os genéricos ; Migalhas é o nome referência no meio jurídico.

Eleições na OAB - III

Veja o provimento 146/11, que trata das eleições na Ordem. (Clique aqui)

Tributário

Everardo Maciel e J. G. Piquet Carneiro assinam artigo n'O Globo falando que agora seria um bom momento para o governo rever o limite de opção para a tributação por meio do lucro presumido, beneficiando assim pequenas e médias empresas.

Catálogo Jurídico de Escritórios

Importante ferramenta de networking eletrônico, o Catálogo Jurídico de Escritórios é o local ideal para encontrar bancas espalhadas por todo país. Em Ribeirão Preto/SP, conheça Bernardini Advogados - Advocacia e Consultoria Jurídica Empresarial. (Clique aqui)

TJ/RJ

A corregedoria do CNJ desembarca hoje no TJ/RJ para uma inspeção na folha de pagamento dos magistrados. Eliana Calmon, a corregedora nacional, escalou equipe de oito juízes e 12 servidores para examinarem os contracheques da toga fluminense.

TJ/SP

O presidente do TJ/SP, Ivan Sartori, instituiu o benefício do auxílio-alimentação para os cerca de 2.400 magistrados de primeira e segunda instância do Estado. A concessão do auxílio no valor diário de R$ 29 é retroativa a abril de 2006. Segundo portaria assinada por Sartori, a medida se baseia em decisões do CNJ que determinam a equivalência de benefícios entre a magistratura e o MP.

Cadastro

O CNJ vai preparar um cadastro das verbas dos juízes e desembargadores estaduais. O índex vai revelar dados relativos a todos os tipos de verbas concedidos pelos TJs, benefícios e vantagens que fazem o contracheque da toga furar o teto constitucional. (Clique aqui)

Pauta

Ficha limpa para o Judiciário na pauta do CNJ. (Clique aqui)

Greve

Desconto em vencimentos por dias parados em razão de greve tem repercussão geral no STF. (Clique aqui)

Cade

Não deixe de fazer sua inscrição para o seminário "A nova lei do Cade" que Migalhas realiza no dia 7 de maio, no Renaissance São Paulo Hotel. O evento contará com personalidades do meio jurídico. Faça sua inscrição, vagas limitadas. (Clique aqui)

Segundona

Publicações pipocando ? Para não haver correria e, sobretudo, não perder prazos, utilize a ferramenta mais confiável para localizar um correspondente, que pode, em minutos, realizar aquele ato que iria lhe tomar mais de um dia em longos, onerosos e cansativos deslocamentos. (Clique aqui)

Correspondentes

Seja você também um Correspondente. Preste serviços jurídicos em sua cidade e amplie seus contatos. Para se cadastrar agora mesmo, clique aqui.

Migas

1 - STJ - Seguradora é condenada por negar tratamento a doente grave em prazo de carência. (Clique aqui)

2 - STJ encaminha PEC ao MJ que institui a relevância Federal em recurso especial na Corte. (Clique aqui)

3 - TJ/RS - MercadoLivre pagará danos morais à usuária que teve cadastro desabilitado. (Clique aqui)

4 - TJ/SP - Cliente do MercadoLivre não será indenizado após mensagem falsa. (Clique aqui)

5 - TJ/RJ - Passageira obesa que ficou presa em catraca de ônibus será indenizada por danos morais. (Clique aqui)

6 - TJ/DF - Fabricante de secador de cabelos é condenada por morte de jovem eletrocutada. (Clique aqui)

7 - TJ/DF - Falta de notificação de autuação e de penalidade de trânsito impõe anulação de multas. (Clique aqui)

8 - Lei 12.600/12 cria cargos de juiz-auditor e juiz-auditor substituto para a 2ª auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar. (Clique aqui)

9 - MEC decidiu descredenciar a Universidade São Marcos em SP. (Clique aqui)

TST e a capivara

Sobre a decisão do TST que manteve o direito de uma rede de supermercados pesquisar o histórico de candidatos a emprego em serviços de proteção ao crédito e a repercussão que o assunto teve na mídia, as advogadas Thais Galo e Marilia Nascimento Minicucci, do escritório Pinheiro Neto Advogados, alertam que essa ainda não deve ser uma prática adotada pelas empresas, pelo menos até que tal assunto seja resolvido pelo Legislativo, ou até que as decisões do TST se tornem pacíficas no mesmo sentido, e se possível, confirmadas pelo STF. (Clique aqui)

Banda larga

"O Brasil tem a internet e a telefonia móvel mais caras do mundo, a despeito da baixa qualidade dos serviços oferecidos", aponta o advogado Fabio Martins Di Jorge, do escritório Peixoto E Cury Advogados. Para ele, seria prudente o país aproveitar as lições, e também o sucesso, do leilão de concessão dos aeroportos. (Clique aqui)

Prazo decadencial

O advogado Adolpho Bergamini, do escritório Bergamini Advogados Associados, fala do cálculo do prazo decadencial em relação ao crédito indevido de ICMS em análise da aplicação do artigo 173 do CT. (Clique aqui)

Arbitragem

"A despeito da experiência vir demonstrando as vantagens da adoção da arbitragem como meio alternativo de solução de controvérsias, sobretudo na área societária, ainda não há consenso sobre os limites subjetivos da vinculação da cláusula compromissória", aponta a advogada Renata Mangualde Felizardo, do escritório Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados. (Clique aqui)

Privatização dos cartórios

Há um dispositivo na CF/88 que determina a privatização dos serviços extrajudiciais. Como desembargador do TJ/BA e corregedor das comarcas do interior, Antonio Pessoa Cardoso fala da influência que essas repartições têm no dia a dia do cidadão e os benefícios da privatização. (Clique aqui)

Marizalhas

Devoto da sagrada missão de defender, o saudoso advogado Raimundo Paschoal Barbosa recebe sincera homenagem de Antônio Claudio Mariz de Oliveira. (Clique aqui)

Inglês jurídico

No inglês jurídico, entre as formas de abreviaturas, temos as siglas e os acrônimos. Na coluna de hoje, Luciana Carvalho apresenta uma lista desses termos empregados no Direito Penal americano. (Clique aqui)

Lado a lado

A coluna Migalaw conta com o valoroso patrocínio do Banco Bradesco que está lado a lado com as principais instituições financeiras. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Na pauta

Começa hoje o julgamento, na Suprema Corte dos EUA, da polêmica reforma de saúde assinada por Obama em 2010. (MI - clique aqui)

Indenização

Famílias das vítimas do ataque de soldado que deixou 17 mortos no Afeganistão recebem indenização do governo ianque. (MI - clique aqui)

Práticas anticoncorrenciais

Órgão Regulador da UE investiga proposta da Universal Music de comprar unidade da EMI por £1.2 bi, devido a possibilidade de redução da competição. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Justiça ibero-americana

Durante a reunião no RJ da comissão delegada da "XVII Conferência de Ministros da Justiça de Países Ibero-americanos (Combib)", a procuradora geral do México, Marisela Morales, propôs a criação de um sistema continental anticrime. (LA - clique aqui)

_____________

Marvada

A revista Veja desta semana - dando uma trégua ao ministro Toffoli - traz informações sobre o ex-presidente do TJ/SP, Viana Santos, informando que as causas de sua morte estão sendo investigadas. Não há nada de novo, exceto a publicidade que a revista dá ao curioso relacionamento que tinha com a esposa. Segundo o hebdomadário, quem "sentenciava" em casa era a jovem mulher, às vezes até com certa violência (diz a revista que ele teria dito a um colega que havia levado da mulher um "frigideirada" no rosto). A questão é que essas histórias não são inéditas pelos lados da praça Clóvis, onde está chantado o Palácio da Justiça. S. Exa., nos últimos meses de vida, estava invariavelmente embriagado, e os colegas bem sabiam disso. Inclusive no horário de expediente. Fosse um juiz do interior, ah!, já teria sido frito (com o perdão da volta da frigideira). Mas como era um presidente da Corte, fez-se vistas grossas. Deu no que deu. Que sirva de exemplo para outras ocasiões semelhantes, porque casos assim não maculam somente seu protagonista. Com efeito, tisnam toda a magistratura, que é composta, em sua quase totalidade, de pessoas de excepcional valor e com postura retilínea.

Reforço

O escritório Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados acaba de incorporar novo consultor. Valdecir de Souza, bacharel em Direito e Contabilidade e especialista em Administração Econômico-Financeira, profissional de carreira na área de imposto de renda de empresas como Pirelli, Vivo e Telefônica, junta-se à unidade paulistana da banca para reforçar o time de impostos diretos e planejamento tributário.

Sociedade Anônima Simplificada

Os advogados Rodrigo R. Monteiro de Castro, de Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados, e Walfrido Jorge Warde Júnior, de Lehmann, Warde Advogados, propõem a criação de um novo tipo de sociedade, denominada Sociedade Anônima Simplificada. A partir do art. 294 da lei 6.404/76, eles sugerem um modelo simples, ágil e pouco burocrático, que atenderia às necessidades de organização das pequenas e médias empresas. Para conhecer melhor a motivação da proposta e o projeto de lei que propõem, acesse o blog. (Clique aqui)

Procurador de Justiça

O procurador de Justiça Felipe Locke Cavalcanti venceu a eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado de SP. Assim, encabeça a lista tríplice enviada ao governador, a quem cabe a última palavra. Em geral, os governadores têm escolhido o mais votado. No entanto, isso é práxis e não regra.

Modernização

O MJ e o BNDES assinaram um acordo de cooperação para criar uma linha de crédito exclusiva de R$ 300 milhões a fim de modernizar o funcionamento das Defensorias Públicas. (Clique aqui)

Semana Theotonio Negrão

Como não poderia faltar, Migalhas mais um ano sorteia os famosos clássicos do jurista Theotonio Negrão : "Código Civil 2012" (Saraiva - 31ª edição - 2.159.) e "Código de Processo Civil 2012" (Saraiva - 44ª edição - 2.177p.), atualizados por José Roberto F. Gouvêa, Luis Guilherme A. Bondioli e João Francisco N. da Fonseca. Essa semana serão premiados dois migalheiros, cada um levando uma obra. Não perca tempo e participe. (Clique aqui)

Fachadas

A trepadeira sobe pelas vitrines espelhadas e evidencia a banca praiana de Santos/SP. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Falecimentos

Faleceu na última quinta-feira o advogado José Ovidio Romeiro Neto (OAB/RJ 16.749), membro do conselho superior do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. Era filho do dr. João Romeiro Neto, um dos grandes tribunos do júri no Rio de Janeiro, que foi ministro togado do STM.

Faleceu no último sábado o conselheiro Federal pela OAB/PA Frederico Coelho de Souza (OAB/PA 1.074). O presidente da Ordem determinou luto oficial por três dias na entidade. Frederico Coelho de Souza estava no segundo mandato como conselheiro Federal e além de advogado também era professor. Filho do ex-presidente da OAB/PA, Daniel Coelho de Souza, casado com Dayse, deixou dois filhos, Bruno Menezes Coelho de Souza (OAB/PA 8.770) e Roberta Menezes Coelho de Souza (OAB/RJ 118.125).

Baú migalheiro

Há 355 anos, no dia 26 de março de 1657, tomava posse do cargo de governador e capitão-geral de Pernambuco o mestre de campo André Vidal de Negreiros, que governou até 26 de janeiro de 1661.

Sorteio

O "Guia da Advocacia Sustentável" (89p.), elaborado por um grupo de sociedades de advogados e instituições reunidas no Comitê de Advocacia Comunitária e Responsabilidade Social do CESA, objetiva auxiliar as sociedades de advogados a implementar práticas de responsabilidade social e atuar de forma sustentável. Concorra a um exemplar. (Clique aqui)

Lançamentos

Hoje, a Editora Saraiva lança a "Série EDB/Saraiva", composta de quatro títulos. O evento será na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95, SP), a partir das 19h. (Clique aqui)

Acontece, no próximo dia 28, o lançamento da obra "Direito Penal : Jurisprudência em debate", coordenada pelo advogado Miguel Reale Júnior, sócio do escritório Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados. O evento será na Livraria da Vila (alameda Lorena, 1.731, SP), das 19 às 22h. (Clique aqui)

No próximo dia 28, a Editora Atlas lança o título "Responsabilidade Civil - A Culpa, o Risco e o Medo", do promotor de Justiça Roger Silva Aguiar. O evento será na sede da Associação Mineira do Ministério Público (rua dos Timbiras, 2.928, BH), das 19 às 23h.

A Editora Foco acaba de lançar o livro "Como Passar em Concursos Bancários", coordenado por Henrique Subi. A obra contém 15 exames da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Amanhã, Coriolano Camargo, do escritório Almeida Camargo Advogados e presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, fará a palestra de abertura da reunião ordinária temática "Múltiplas visões dos temas de Direito Eletrônico". (Clique aqui)

Leandro Eustaquio, do escritório Décio Freire e Associados, participa da "V EXPOMINAS", que acontece em Quito no Equador, de 28 a 30/3, no Centro de Convenções Sports Plaza. O advogado será um dos palestrantes durante o painel "Processos sociais e ambientais na indústria mineira responsável", no dia 30. A presidente do painel será Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador.

O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados participará, no dia 28/3, em SP, da "Conferência Livre sobre Transparência e Controle Social" organizada pelo Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. Leonardo Machado, advogado do escritório, palestrará sobre "Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção".

O advogado do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Rodrigo Forcenette, assumiu neste ano o cargo de coordenador adjunto do curso de Direito da Unip, em Ribeirão Preto/SP, juntamente com o advogado Alexandre Meneghin Nuti, que assumiu a função de coordenador pedagógico.

Palestra

No dia 28/3, a Eduk Brasil promove a palestra "Ajuste a valor presente - questões contábeis e tributárias", em SP. (Clique aqui)

Extensão

Encerram-se hoje as matrículas para o curso de extensão "American Law in a Global Context", que será ministrado no Instituto de Direito da PUC-Rio pelo professor Robert Scott Miller, da Universidade da Califórnia. As aulas serão no campus da Gávea, aos sábados, de 31/3 a 7/7. (Clique aqui)

Concorra

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela FISCOSoft Editora para os cursos "Nota Fiscal Eletrônica e CT-e - Prática" (clique aqui), no dia 31/3, e "Formação do Preço de Venda: O Impacto dos Tributos Indiretos" (clique aqui), no dia 14/4, ambos em SP.

Participe

A Central Prática Educação Corporativa realiza os seminários "Tributação na construção civil" (clique aqui), no dia 4/4, e "Contratos Imobiliários" (clique aqui), no dia 12/4, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Eventos

A Editora Lex realiza os cursos "Desaposentação e Dano Moral Previdenciário - Aspectos Teóricos e Práticos" (clique aqui), no dia 28/3, no RS, e "Precatórios para Pagamentos de Tributos" (clique aqui), nos dias 28 e 29/3, em SP.

Tributário

Concorra a uma vaga-cortesia para o curso "Planejamento Tributário Gerencial para 2012", oferecido pela Sodepe Brasil, no dia 30/3, em SP. (Clique aqui)

Violência

O curso "Violência Urbana e Criminalidade", promovido pela EPD - Escola Paulista de Direito, acontece nos dias 2 e 4/4, em SP. (Clique aqui)

Separação

O Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP) realiza hoje, às 19h, a palestra "Separação e Divórcio Extrajudiciais - Aspectos práticos e teóricos", em SP. (Clique aqui)

Crimes eletrônicos

Nos dias 4 e 5/4, a AASP oferece vaga-cortesia para o curso "Direito Eletrônico : Crimes Eletrônicos", em SP. (Clique aqui)

Pé quente

Evento : O ganhador da vaga-cortesia para o curso "EFD Contribuições - Lucro Real e Presumido", oferecido pela FISCOSoft Editora, foi Adriano Graminha. O evento acontece no dia 28/3, em SP. (Clique aqui)

Evento : A vaga-cortesia do curso "Imposto de Renda Pessoa Física", promovido pela AASP, no dia 28/3, vai para Marilene Barbosa Lima. (Clique aqui)

Evento : Anna Emilia Cordelli Alves é a ganhadora da vaga-cortesia oferecida pela Sodepe Brasil para o curso "Blindagem Sucessória, Tributária, Societária e Patrimonial", no dia 28/3, em SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O premiado com o livro "Arbitragem e Administração Pública" (Fórum - 233p.), de Paulo Osternack Amaral, advogado da banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, é Gustavo Botelho Silva, advogado em Ipatinga/MG. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Couto Magalhães de Minas
ES/Mantenópolis
ES/Mucurici
MG/Bueno Brandão
MG/Esmeraldas
MG/Galiléia
MG/Juvenília
MG/Miradouro
MT/Confresa
PA/Oriximiná
PA/São Domingos do Capim
PE/Cedro
RN/Areia Branca
RR/Pacaraima
RS/São Francisco de Assis
SC/Abdon Batista
SC/Anita Garibaldi
SC/Jaguaruna
SC/Santa Cecília
SP/Bernardino de Campos
SP/Mendonça

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Agenda

  • Paraná

30/3/12 - Coaching Group para Líderes em Escritórios de Advocacia

  • Rio de Janeiro

27/3/12 - Teses Tributárias

  • Rio Grande do Sul

26/3/12 - Convênios Públicos
28/3/12 - Desaposentação e Dano Moral Previdenciário - Aspectos Teóricos e Práticos

  • Santa Catarina

30/3/12 - Desaposentação e Dano Moral Previdenciário - Aspectos Teóricos e Práticos

  • São Paulo

26/3/12 - Imposto de Renda das Empresas - Lucro Real, Presumido e Arbitrado
26/3/12 - Prestação de Contas Eleitorais
26/3/12 - Certificação digital e peticionamento eletrônico na prática
26/3/12 - Aspectos polêmicos da execução
26/3/12 - Direito bancário
26/3/12 - Contabilidade de Custos - Lei Contábil e as Novas Regras
26/3/12 - Questões Práticas sobre Inventário
26/3/12 - Área Fiscal para o Setor Financeiro
26/3/12 - O ressarcimento da substituição tributária do ICMS
26/3/12 - XII Congresso ASPI - A Propriedade Intelectual nas Empresas
27/3/12 - Passivos ambientais e os contornos legais das responsabilidades da empresa
27/3/12 - Mergers and Acquisitions - Uma visão prática sobre Fusões e Aquisições de Cias. Fechadas
28/3/12 - Curso sobre Compliance Jurídico
28/3/12 - Administração de Condomínios
28/3/12 - Introdução à Defesa Comercial no Brasil
28/3/12 - EFD Contribuições - Lucro Real e Presumido
28/3/12 - Imposto de Renda Pessoa Física
28/3/12 - Blindagem Sucessória, Tributária, Societária e Patrimonial
28/3/12 - Precatórios para Pagamentos de Tributos
28/3/12 - Tudo sobre Franquias
29/3/12 - PIS e COFINS - Cálculo e regras gerais - Regime Cumulativo e Não-Cumulativo
29/3/12 - Remuneração e estruturação societária em sociedades de advogados
29/3/12 - Holding Familiar e Proteção dos Bens
30/3/12 - Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental
30/3/12 - Danos psicológicos/psiquiátricos e as doenças do trabalho
30/3/12 - Equilíbrio econômico-financeiro: o que todo agente público deveria saber
30/3/12 - Filosofia, Antropologia e Sociedade: O desafio da existência ética
30/3/12 - Bioética e Biodireito
30/3/12 - ICMS e IPI nas Operações Complexas
30/3/12 - Planejamento Tributário Gerencial para 2012
30/3/12 - Programa de Formação Interdisciplinar em Mediação Familiar
31/3/12 - Nota Fiscal Eletrônica e CT-e - Prática
2/4/12 - Redação sem Mistérios
2/4/12 - Convênios Públicos
2/4/12 - Recursos nos Tribunais Superiores
2/4/12 - Violência Urbana e Criminalidade
2/4/12 - Audiência Trabalhista
2/4/12 - Planejamento Patrimonial
3/4/12 - Riscos na Atividade Advocatícia
3/4/12 - Auditoria Jurídica de Contratos
3/4/12 - Créditos de PIS, COFINS, IPI e ICMS/SP - Apuração e apropriação
3/4/12 - Direito Desportivo no Brasil
3/4/12 - Importação - Procedimentos
4/4/12 - Substituição Tributária do ICMS/SP
4/4/12 - Políticas de Recursos Humanos e sua Legalidade
4/4/12 - Tributação na construção civil
4/4/12 - Gestão Fiscal e Tributária: Atualização
4/4/12 - Atualização em Arbitragem
4/4/12 - Direito Eletrônico: Crimes Eletrônicos
9/4/12 - The language of Law in the U.S. : The main topics
9/4/12 - Execução Penal
9/4/12 - Diálogos Entre o Direito de Família e o Processo Civil
9/4/12 - Questões Atuais Sobre Responsabilidade Civil
4/4/12 - Direito Coletivo do Trabalho Aplicado
9/4/12 - Gestão Estratégica de Escritórios de Advocacia
9/4/12 - Prática Processual Empresarial
9/4/12 - Responsabilidade Civil do Empregador por Dano Moral nas Relações de Trabalho

Clique aqui

_____________

Migalhas Clipping

CartaCapital

"Carta Capital WikiLeaks: E ainda chamam de inteligência"

IstoÉ Dinheiro

"O plano da Amazon para o Brasil"

Veja

"Dilma fala a Veja"

IstoÉ

"Crianças estressadas"

Época

"Parece trabalho?"

The New York Times - EUA

"3-day Marathon Awaits Lawyers in Health Case"

The Washington Post - EUA

"Islamists assert strength in Egypt"

Le Monde - França

"Toulouse: fait divers ou fait politique ?"

Corriere Della Sera - Itália

"l miei 11 giorni di prigionia"

Le Figaro - França

"Sarkozy met Hollande au défi"

Clarín - Argentina

"Admiten que ya se analiza imprimir billetes en Ciccone"

Público - Portugal

"Contratos de obras públicas caem para menos de um terço"

Die Welt - Alemanha

"CDU siegt im Saarland - Debakel für die FDP"

The Guardian - Inglaterra

"Pressure grows on PM over cash-for-access"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Serra vence prévia com 52% dos votos e PSDB prega união"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Serra tem vitória magra e é candidato a prefeito"

O Globo - Rio de Janeiro

"Mesmo extinta, CPMF rende R$1,7 bilhão ao governo"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Gargalos sufocam trânsito de BH (e ainda vai piorar)"

Correio Braziliense - Brasília

"Internet, Terra Sem Lei dos Pedófilos"

Gazeta do Povo - Paraná

"TJ pede mudanças urgentes no sistema judicial de falências"

Zero Hora - Porto Alegre

"Piratini admite enviar projeto que autoriza bebida durante a Copa"

O Povo - Ceará

"Assalto e reféns na Câmara"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Vitória do medo"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour
· Souza Cruz

Escritórios :

· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Costa, Alves e Zaclis Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Prudência
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· Eduk Brasil
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa

_____________

Clique aqui

para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR