Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Internacional do Desenvolvimento Sustentável e os Códigos de Conduta de Responsabilidade Social"

Participe do sorteio do livro "Direito Internacional do Desenvolvimento Sustentável e os Códigos de Conduta de Responsabilidade Social" (Juruá - 260p.), de Ligia Maura Costa.

26/2/2010


Sorteio de obra

O livro "Direito Internacional do Desenvolvimento Sustentável e os Códigos de Conduta de Responsabilidade Social" (Juruá - 260p.), de Ligia Maura Costa, traz os alicerces para afirmar a emergência de um novo ramo do Direito que visa o crescimento durável para as gerações presentes e futuras, o Direito Internacional do desenvolvimento sustentável. Um exemplar da obra foi gentilmente doado pela autora.

"A noção de desenvolvimento sustentável surgiu no final do século XX quando, numa visão progressista de desenvolvimento, reuniram-se, como um bem maior, justiça social, distribuição de renda, capacidade tecnológica, pleno emprego, ambiente de trabalho seguro e saudável, cuidando com o meio ambiente e bem-estar socioeconômico. A extensão dessa noção ao sistema produtivo e de consumo para todos os Estados permitirá que o fim desejado, o desenvolvimento sustentável, seja alcançado. Como atores coadjuvantes das relações econômicas globais, as empresas multinacionais desempenham papel importante para consecução desse objetivo. Esse fato fica claro neste livro excepcional de Ligia Maura Costa, no qual ela faz um uso inteligente de estudo de casos dos códigos de conduta de responsabilidade social das empresas multinacionais do setor do gás e petróleo aplicados em áreas reconhecias do Direito positivo, como os direitos humanos, o do trabalho, o ambiental, o social e o direito econômico.

Pode-se ver, atualmente, que as regras jurídicas e os padrões econômicos estão se adaptando para alcançar a justiça social, a proteção ambiental, enfim, a melhoria da qualidade de vida da humanidade. De fato, é cada vez maior o número de tratados e convenções internacionais, relacionados aos aspectos econômicos, sociais, humanos e ambientais celebrados pela comunidade internacional. Para comprovar a emergência do Direito internacional do desenvolvimento sustentável, Ligia Maura Costa faz uso dos códigos de CRS das empresas de gás e petróleo, como instrumento propagador de institucionalização global.

Nos dias de hoje, o crescimento econômico mundial depende, em grande parte, de nosso êxito em estabelecer padrões mínimos de conduta visando atingir o desenvolvimento sustentável. Como a capacidade competitiva internacional demonstra-se não apenas com a produção, mas também com a capacidade de produzir de modo sustentável, a importância desse livro para a formação de jovens empresários e juristas também é fácil de ser demonstrada. Por essas razões, concluo que esse livro que apresento é indispensável para os interessados em estabelecer condições sustentáveis de desenvolvimento futuro." Carlos Ivan Simonsen Leal, professor da Fundação Getulio Vargas

Sobre a autora :



Ligia Maura Costa
é doutora em Direito Internacional pela Université de Paris X, Nanterre. Mestra em Direito pela Université de Paris X, Nanterre. Especialista em Droit International Privé pela Universite de Paris II. Graduada em Direito pela USP. Professora adjunto da FGV.



_______________

 Ganhadora :

Naraiana Barbosa de Souza, do Wal Mart Brasil Ltda., de Cotia/SP

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025