Migalhas Quentes

Lançamento

A obra mostra alguns itens mais atuais do Direito Constitucional.

15/8/2005

 

Lançamento

 

 

"Concretizando a Constituição", de Anabelle Macedo Silva, Editora Lumen Juris, investiga as potencialidades transformadoras do direito constitucional através da concretização judicial dos direitos prestacionais do mínimo existencial.

 

Objetivando fornecer ferramentas para a atuação dos Operadores do Direito na árdua empreitada da realização dos direitos fundamentais sociais, examina questões relevantes para a efetividade destes, tais como: configurações do Estado(Liberal/Social), constitucionalização simbólica, juridicização da política, lapidação metodológica e segurança jurídica, força normativa, integração normativa concretizadora, redistribuição da função normativa, separação de poderes e legitimidade democrática, metódica estruturante de Friedrich Müller, limites da liberdade de conformação legislativa e do limite da reserva do possível.

 

Nas palavras do Prof. Luís Roberto Barroso, orientador da autora no mestrado em Direito Público, o trabalho filia-se “à dogmática constitucional transformadora ou emancipatória, que acredita nas potencialidades do direito como instrumento de saudável subversão do status quo e da realização dos direitos fundamentais”.

“ O livro de Anabelle Macedo Silva aborda questão de extrema relevância no debate constitucional dos nossos dias no Brasil, que é o da necessidade de efetivação dos direitos prestacionais correspondentes à faixa dos mínimos sociais (...). A obra, partindo da constatação da inefetividade dos direitos prestacionais e se baseando na metódica estrutural do constitucionalista alemão Friederich Müller, procura examinar os caminhos para a concretização das normas constitucionais na via judicial.” - Ricardo Lobo Torres

 

“O belo Estudo de Anabelle Macedo Silva, trata de um tema que abrange alguns dos itens mais atuais do direito constitucional. Aqui estão o problema da concreção do direito, o da efetividade normas e o da separação de poderes, colocados e repensados com base em uma visão bastante lúcida da relação entre as normas do Estado e a vida real do direito." - Nelson Saldanha

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025