Migalhas Quentes

Procuradoria do Cade pede medida cautelar em compra de hospitais no DF

Medida visa garantir que empresas mantenham a administração dos seus estabelecimentos separada, até que seja concluída a analise do Cade.

10/9/2012

A procuradoria-Geral do Cade propôs nesta quarta-feira, 5/9, uma medida cautelar para que não seja consumada a compra, pela Rede D’Or, de participações diretas ou indiretas no capital social de cinco hospitais e dois centros radiológicos no DF.

A medida visa garantir que as empresas mantenham a administração dos seus estabelecimentos separada, até que seja concluída a analise do Cade referente às aquisições da Rede D‘Or em Brasília. A posição da procuradoria precisa agora ser apreciada pelo conselheiro relator do ato de concentração, Ricardo Ruiz, e pelo plenário do Conselho.

O ato de concentração a que se refere a medida cautelar foi apresentado à autoridade antitruste em 18/6. Trata-se da aquisição, por parte da Rede D’OR, de participações no capital social da MEDGRUPO Participações e do Hospital Santa Lúcia. Por conta da operação, seriam também adquiridas participações nas seguintes unidades de saúde: Hospital Santa Lúcia; Hospital Santa Helena; Hospital Prontonorte; Hospital Maria Auxiliadora; Hospital Renascer; Centro Radiológico de Brasília e Centro Radiológico do Gama.

Com base na jurisprudência do Cade, a Procuradoria alertou que essa concentração pode ultrapassar 90% do mercado no DF, uma vez que o grupo D’Or já detém participações no Hospital Santa Luzia e no Hospital do Coração, também localizados na capital Federal. O elevado nível de concentração pode comprometer a qualidade e o preço para os consumidores em curto espaço de tempo.

A medida cautelar considera o risco de que a consumação das operações antes da conclusão da análise do ato de concentração pelo Cade dificulte ou até mesmo inviabilize possíveis restrições ou eventuais reprovações que poderão ser decididas futuramente pelo Conselho.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Com nova lei, Cade decide atos de concentração em 18 dias

7/9/2012

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025