Migalhas Quentes

TRE/SP suspende persecução criminal contra diretor do Google

O pedido de detenção feito pelo juiz eleitoral Sylvio Ribeiro de Souza Neto, de Ribeirão Preto/SP, por desobediência a uma ordem judicial.

1/10/2012

O desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, do TRE/SP, concedeu liminar em HC para suspender persecução criminal contra o diretor financeiro do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar.

No último dia 28, o juiz eleitoral Sylvio Ribeiro de Souza Neto, de Ribeirão Preto/SP, determinou que a PF encaminhasse Edmundo à delegacia para que fosse lavrado um termo circunstanciado. Isso porque o Google não retirou do blog do jornalista Márcio Francisco seis textos considerados ofensivos à prefeita de Ribeirão Dárcy Vera, descumprindo decisão judicial. Caso Edmundo não assumisse o compromisso de comparecer oportunamente no juízo competente, o auto de prisão em flagrante delito deveria ser lavrado.

O HC preventivo concedido pelo desembargador Mathias Coltro ocorreu um dia após ele ter negado pedido de liminar em MS no mesmo processo. Ao indeferir a liminar, o desembargador afirma que "para a manutenção das liberdades é que são necessárias medidas de contenção de abusos e excessos". Coltro afirmou ainda que a sanção é decorrente de descumprimento da decisão do juiz, e não pelos textos publicados.

Já ao conceder HC o magistrado entender "plausibilidade do direito invocado, evidenciado pela relevância jurídica da pretensão deduzida pelos impetrantes e, por outro lado, o periculum in mora, consistente na iminente hipótese de deflagração da persecução criminal em desfavor do paciente".

Neste caso, atuam pelo diretor do Google os advogados Leonardo Sica e Bruno Macellaro, do escritório Sica, Tangerino, Quito Advogados, e pela prefeita Dárcy Vera o advogado Paulo Sá Elias, Rodrigo Octávio de Lima Carvalho e Rodrigo Tyudi Ozawa Koroishi, do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juiz em Ribeirão Preto adverte que também poderá pedir prisão de diretor do Google

27/9/2012
Migalhas Quentes

Diretor do Google é preso por desobediência

27/9/2012
Migalhas Quentes

TRE/MS pede prisão de presidente do Google no Brasil

25/9/2012
Migalhas Quentes

Revogada ordem de prisão contra diretor do Google

18/9/2012

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025