Migalhas Quentes

Fazenda Nacional não tem obrigação de arcar com custas de postagens de cartas citatórias

7/3/2006


Fazenda Nacional não tem obrigação de arcar com custas de postagens de cartas citatórias


O valor das postagens de cartas citatórias está abrangido nas custas processuais e não se confunde com despesas processuais, as quais se referem ao custeio de atos não abrangidos pela atividade cartorial, como é o caso dos honorários de perito e diligências promovidas por oficial de justiça. Dessa forma, a Fazenda Nacional não está obrigada ao pagamento das custas equivalentes à postagem de carta citatória. Esse foi o entendimento firmado pela Primeira Seção do STJ, que aceitou os embargos de divergência de autoria da Fazenda Nacional.


No caso a Fazenda Nacional apresentou os embargos com relação à decisão proferida pela Segunda Turma do STJ em sede de recurso especial; o entendimento dessa Turma foi de que não há como dispensar a Fazenda do pagamento de despesas com cartas de citação, atividade efetuada por terceiros desvinculados da atividade estatal, como, no caso, empresa pública (empresa de correios e telégrafos).


O pedido foi para que prevalecesse o posicionamento firmado pela Primeira Turma, segundo a qual o valor da citação postal está abrangido nas custas processuais e, como a Fazenda Pública não está obrigada ao pagamento destas, não há que ser exigido o prévio adimplemento do valor equivalente à postagem de carta citatória. O deslinde do caso reside, portanto, na definição sobre ser a Fazenda Pública obrigada ou não ao pagamento da postagem das cartas de citação.


O posicionamento do ministro José Delgado, relator do processo, é que a citação constitui ato processual cujo valor está abrangido nas custas processuais, as quais se referem ao custeio de atos não abrangidos pela atividade cartorial. Assim, a Seção decidiu dar provimento para que prevaleça o entendimento esposado pelo paradigma da Primeira Turma, reconhecendo-se a não-obrigatoriedade de a Fazenda pública arcar com os valores relativos à postagem de cartas citatórias.
_____________

Fonte: STJ

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Deputado do Acre se confunde e chama Vade Mecum de “Freddie Mercury”

3/5/2024

Governo adia Concurso Unificado em todo o país após chuvas no RS

3/5/2024

Reoneração da folha já vale para o próximo recolhimento, esclarece RF

3/5/2024

Com 26%, Direito Civil é a área de maior atuação entre os advogados

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

Juridicamente, empresas não podem sofrer falência!

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Honorários advocatícios na execução por quantia certa

3/5/2024

Discussão acerca dos juros remuneratórios em contratos bancários: Uma abordagem cautelosa

3/5/2024