Migalhas Quentes

Toffoli mantém preventiva de Alexandre Romano

Com desmembramento do processo sobre esquema no ministério do Planejamento, pedido de revogação deverá ser analisado na JF/SP.

24/9/2015

O ministro Dias Toffoli negou seguimento nesta quinta-feira, 24, à reclamação, com pedido de liminar, ajuizada pelo ex-vereador de Americana/SP Alexandre Oliveira Correa Romano contra decretação de sua prisão preventiva.

Romano foi preso no início de agosto durante a 18ª fase da operação Lava Jato, batizada de Pixuleco II. Em 18/08, o juiz Federal Sérgio Moro converteu a prisão temporária em preventiva.

O ex-vereador é acusado de ser um dos operadores do desvio de R$ 52 milhões em contratos do Ministério do Planejamento. Cerca de R$ 37 milhões teriam sido pagos indevidamente a instituições ligadas a ele ou a empresas que ele teria indicado como beneficiárias.

Na reclamação, Romano sustentou que "sua prisão preventiva importa em verdadeiro constrangimento ilegal, uma vez que padece de fundamentação idônea, apta a justificar a sua necessidade". Afirmou ainda que o juiz Moro declinou da competência e encaminhou o processo no qual é réu ao STF, o que impossibilitou a apreciação de seu pedido de revogação da custódia. Assim, apresentou reclamação no Supremo.

Ao analisar o pedido, o ministro Toffoli confirmou a declinação de competência, mas lembrou que nesta quarta-feira, 23, a Corte decidiu desmembrar o processo a fim de que a investigação prossiga no Supremo, tão somente, em relação à autoridade com prerrogativa de foro. Determinou ainda a sua remessa à JF/SP para livre distribuição.

Além disso, o STF decidiu, destacou o ministro, preservar a validade de todos os atos até então praticados, "inclusive as medidas cautelares, dentre as quais a prisão preventiva do reclamante".

"Logo, não cabe mais ao Supremo Tribunal Federal, em razão da declinação de sua competência, apreciar o pleito de revogação da prisão preventiva de Alexandre Corrêa de Oliveira Romano, o qual deverá ser renovado perante o juízo competente da Seção Judiciária do Estado de São Paulo."

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF remete à JF/SP inquérito sobre esquema no ministério do Planejamento

23/9/2015
Migalhas Quentes

Escritórios de advocacia são alvos da Lava Jato

13/8/2015

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024