Migalhas Quentes

OAB/SP realizará evento pela inclusão social de pessoas com deficiências

Mobilização terá apoio da prefeitura de São Paulo.

19/1/2016

Em reunião nesta segunda-feira, 18, na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, garantiu o apoio da prefeitura para a realização de um evento na avenida Paulista de mobilização pela inclusão social de pessoas com deficiências.

Pela proposta do bâtonnier, a cidade deverá doar um domingo, previsto para 25/9, para fechar a avenida e reunir quem se dedica à causa da inclusão social dos portadores de necessidades especiais. A ideia é que o evento passe a acontecer todos os anos.

O formato da mobilização ainda será discutido pelo grupo de trabalho formado na reunião, mas, segundo Marcos da Costa, será um evento de caráter cultural, esportivo e social. Músicos como o maestro João Carlos Martins e Hebert Viana, atletas paraolímpicos como Mizael Conrado, premiado como o melhor jogador cego do mundo e vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, e outras personalidades deverão comparecer.

Para o representante da advocacia paulista, apesar de a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (13.146/15), que entrou em vigor neste mês, ser um importante passo, "não se pode fechar os olhos para o abismo que ainda existe no país entre a acessibilidade real e as pessoas com deficiências".

Também participaram da reunião a secretária municipal Marianne Pinotti, o maestro João Carlos Martins, os atletas paraolímpicos de triatlo Adriele da Silva e Mizael Conrado, o representante do Sindicato dos Atletas de São Paulo, Washington Oliveira, além de integrantes das Comissões da OAB/SP e outros atletas, como Rogério Camargo (vôlei).

Para Conrado, "o apoio da OAB/SP à causa traz diferencial muito grande, sobretudo para a garantia dos direitos".

Corrida Internacional de São Silvestre

No último dia 11, a OAB/SP enviou um pedido de modificação do regulamento aos organizadores da Corrida Internacional de São Silvestre. Atualmente, o regulamento prevê número de inscrições limitadas a 80 pessoas, desde que apresentem declaração médica de aptidão à prática de atividades físicas. De acordo com Marcos da Costa, não há razão para que se requeira esse tipo de pedido somente do atleta portador de deficiência, nem tampouco limitar as inscrições.

"As regras são discriminatórias. Soubemos que atletas paraolímpicos não conseguiram participar, justamente às vésperas de um ano importantíssimo para o esporte nacional, quando ocorrerão os Jogos Paralímpicos."

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Editora Fórum apresenta os destaques editoriais de novembro no Direito

3/12/2025

Sorteio da obra "Código da Propriedade Intelectual - Conforme os Tribunais"

3/12/2025

TSE manda retomar bloqueio de bens e valores de escritório de advocacia

3/12/2025

Trabalhadora alvo de piadas de chefes por ser autista será indenizada

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025