Migalhas Quentes

Memória do jurista Miguel Reale foi lembrada durante a sessão de julgamentos da Sexta Turma do STJ

19/4/2006


Memória do jurista Miguel Reale foi lembrada durante a sessão de julgamentos da Sexta Turma do STJ


A memória do jurista Miguel Reale, falecido na madrugada do último dia 14, em São Paulo, foi lembrada durante a sessão de julgamentos da Sexta Turma do STJ. O ministro mais antigo do órgão, Nilson Naves, falou em nome dos colegas. "Suas palavras ficarão. Foi mais mestre que os demais, pai de uma geração de juristas", rendeu-se.


O ministro Naves destacou a participação do professor Miguel Reale na elaboração do novo Código Civil, sancionado em 2002, do qual ficou conhecido como "pai". "Ele acompanhou, brigou, sofreu e discorreu sobre o novo código", afirmou o ministro Naves. Aos 95 anos, Reale morreu vítima de enfarte. "Foram anos de profunda ciência. Um emérito professor, político, poeta e filósofo", resumiu o ministro.


Reale era membro da Academia Brasileira de Letras e referência no ensino de Direito no País. "Que Deus o receba com cantos gregorianos e com a bandeira do Palmeiras", concluiu o ministro Naves, referindo-se ao amor de Reale pelo futebol. A manifestação será encaminhada à família de Reale, na pessoa de seu filho, o jurista Miguel Reale Júnior
_____________

Fonte: STJ

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Justiça anula contrato de multipropriedade por atraso e manda devolver valores

4/12/2025

Dino leva acordos de leniência da Lava Jato ao plenário físico do STF

4/12/2025

Câmara aprova PL que limita decisões individuais de ministros do STF

4/12/2025

Obra jurídica sobre diretores estatutários é lançada em São Paulo

4/12/2025

TRT-3 mantém indenização a faxineira de condomínio assediada por zelador

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025

Como o streaming reescreveu o CDC sem perguntar ao consumidor

4/12/2025

Crimes digitais e responsabilidade penal na criptoeconomia brasileira

4/12/2025