Migalhas Quentes

Grandes nomes da advocacia Pública são homenageados em congresso

O Congresso Nacional de Procuradores dos Estados e do DF ocorreu na tarde da última quinta-feira, 14.

15/9/2017

Durante o XLIII Congresso Nacional de Procuradores dos Estados e do DF, que ocorreu na tarde da última quinta-feira, 14, os presidentes da ANAPE, Telmo Lemos Filho, e da APESP e Marcos Nusdeo, homenagearam importantes nomes da Advocacia Pública Brasileira. Confira a lista dos homenageados.

O Procurador do Estado aposentado, Armando Marcondes Machado Jr – o Armandinho –, que ingressou na PGE-SP em 1956, foi presidente da APESP por quatro mandatos (1962/1963, 1967/1968, 1968/1969, 1972/1973) e organizador do 1º Congresso Nacional de Procuradores dos Estados e do DF, em 1969.

A Procuradora do Estado, Berenice Giannella, que ingressou na PGE-SP em 1987, exerceu o cargo de subprocuradora geral da área da assistência judiciária e foi presidente da Fundação CASA por 12 anos (2005 a 2017). Nesse cargo remodelou profundamente a Instituição e teve influência na mudança da história no atendimento a adolescentes em conflito com a lei em São Paulo – fato reconhecido pelo CNJ e CNMP.

O Advogado e ex-Procurador do Estado, Eurico Souza Leite Filho, que integrou a PGE-SP entre 1990 e 2004. O seu trabalho nas entidades de classe (tesoureiro da APESP e vice-presidente da ANAPE) e a consequente atuação no Congresso Nacional possibilitaram enormes melhorias nas Emendas Constitucionais 19 e 20, ambas de 1998.

O Procurador do Estado da Bahia aposentado, Evandro Dias Costa, que ajudou a construir a história dos Congressos Nacionais de Procuradores do Estado ao participar de todas as suas 42 edições – o mais longevo da área jurídica -, sempre contribuindo para o engrandecimento da advocacia Pública.

A Procuradora do Estado, Flávia Piovesan, que ingressou na PGE-SP em 1991. Professora doutora da PUC-SP nas disciplinas de direitos humanos e direito constitucional, Piovesan é a atual secretaria especial de direitos humanos. Em junho, foi eleita para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (2018-2021).

O Procurador do Estado aposentado, José Afonso da Silva, que ingressou na PGE-SP em 1962. Renomado doutrinador, foi assessor na Assembleia Nacional Constituinte, instalada em 1987, quando atuou decisivamente para a atual formatação constitucional e institucional das procuradorias.

A Procuradora do Estado, Maria Sylvia Zanella di Pietro, que ingressou na PGE-SP em 1970. Professora Titular aposentada do curso de graduação em direito da Universidade de São Paulo, é atualmente professora de direito administrativo do programa de pós-graduação em direito da USP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025