Migalhas Quentes

CEF encerra mutirão de conciliação com moradores de prédio-caixão, em Recife

De acordo com a Vamos Conciliar, mais de 80% dos casos envolvendo ocupantes foram resolvidos por meio da conciliação.

30/4/2018

Os ocupantes dos prédios-caixão da Caixa Econômica, em Recife, conseguiram a posse definitiva dos apartamentos por meio de um mutirão realizado pela Justiça Federal em Pernambuco, em parceria com a câmara privada de mediação, conciliação e negociação Vamos Conciliar, e a CEF, nos dias 16,18, 19 e 20 de abril.

Segundo explicou a Vamos Conciliar, esses apartamentos possuem a estrutura autoportante, ou seja, não poderiam passar por alterações. A maioria dos prédios passou por modificações e teve algumas avarias. Para verificar se os imóveis poderiam ser habitados, a Justiça determinou que peritos fizessem uma vistoria para que posteriormente pudesse negociar com o os ocupantes.

Após a liberação da equipe que vistoriou todos os edifícios, a Justiça Federal, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, intimou os moradores para realizar o acordo com a CEF. Foram oferecidos descontos de até 80% em relação ao valor do apartamento, desde que os compradores façam reparos e a prevenção de acidentes.

A servidora do Cejusc Recife, Rikelane Vasconcelos,  destacou que o objetivo do evento era garantir que as pessoas conquistassem a moradia e difundir a cultura de pacificação. Ela destacou a importância do trabalho em parceria com a Vamos Conciliar. "As pessoas se sentiram bem acolhidas e atendidas, tivemos um atendimento diferenciado e de qualidade. Conseguimos cumprir com a proposta do evento, obtivemos um bom percentual de acordos."

O coordenador jurídico de conciliação da CEF também comentou sobre os resultados obtidos durante o mutirão. "A Intenção da Caixa era resolver a situação das pessoas que moram nesses prédios e o resultado não poderia ser melhor. A presença da Vamos Conciliar permitiu uma ampliação no número de acordos. Foi uma parceria muito exitosa".

Para a diretora da Vamos Conciliar, Izabele Holanda, o resultado não poderia ser mais satisfatório. "A Vamos Conciliar promoveu a possibilidade de acordo entre as partes e atuou com um braço da Justiça. Tivemos um índice de aprovação incrível e mais de 80% de aprovação".

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025