Migalhas Quentes

STJ permite recurso adesivo após renuncia ao prazo para apelação

Para 3ª turma, a renúncia expressa ao prazo para interposição do recurso principal não pode ser estendida de forma presumida e automática ao prazo recursal do recurso adesivo.

14/3/2023

A 3ª turma do STJ deu provimento a recurso especial em que a agravante alegava ser possível a interposição de recurso adesivo, mesmo após ter renunciado ao prazo para interposição de recurso contra a sentença, uma vez que o seu interesse recursal somente surgiu após a apresentação da apelação pela parte agravada.

Para o colegiado, a renúncia expressa ao prazo para interposição do recurso principal não pode ser estendida de forma presumida e automática ao prazo recursal do recurso adesivo, porquanto se trata de um direito exercitado somente após a intimação para contrarrazões ao recurso da parte contrária.

Renúncia ao prazo para interposição de recurso principal não pode ser estendida de forma presumida e automática.(Imagem: Freepik)

O relator, ministro Marco Aurélio Bellizze, destacou que a questão jurídica discutida no feito consiste em aferir se é cabível a interposição de recurso adesivo mesmo após a parte recorrente ter expressamente renunciado ao prazo para interposição de apelação.

O ministro ressaltou no seu voto que o recurso adesivo não se constitui uma espécie recursal propriamente dita, mas sim modalidade de interposição de um recurso subordinado a um outro recurso já interposto pela parte contrária, com observância das regras do art. 997 do CPC, e cujo propósito é encorajar a parte parcialmente vencida a aceitar o provimento jurisdicional aguardando o termo final de interposição do recurso principal sem sobressaltos.

"Essa modalidade pressupõe uma conformação inicial à decisão judicial pois a pretensão da parte é em, num primeiro momento, não se insurgir contra o provimento, mas passou a ter interesse em recorrer a partir do instante em que a parte contraria optou por insurgir contra aquela mesma decisão."

Para o ministro, a renúncia expressa ao prazo para interposição do recurso principal não pode ser estendida de forma presumida e automática ao prazo recursal do recurso adesivo, porquanto se trata de um direito exercitado somente após a intimação para contrarrazões ao recurso da parte contrária.

Assim, proveu o recurso especial da agravante e julgou prejudicado o do agravado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Recurso adesivo é cabível quando dano moral arbitrado for inferior ao pretendido

4/3/2015
Migalhas Quentes

Recurso adesivo pode discutir honorários fixados abaixo do valor pedido

12/11/2012
Migalhas Quentes

Recurso adesivo somente é cabível quando há interposição de recurso principal pela parte contrária

13/1/2012

Notícias Mais Lidas

STJ aplica equidade e aumenta honorários de R$ 11 mil para R$ 150 mil

14/5/2024

Novo Código Civil pode entregar herança digital a plataformas, alerta Karina Nunes Fritz

13/5/2024

Reajuste de 75,5% em plano de saúde de idoso é abusivo, decide juíza

12/5/2024

Estupro de vulneráveis: legislação é aprimorada, mas número de casos aumenta

14/5/2024

Bancos devem fornecer dados de clientes aos Estados? STF adia análise

13/5/2024

Artigos Mais Lidos

Amil cancela unilateralmente planos de saúde de beneficiários: Como continuar tratamentos?

14/5/2024

Advocacia, ética e litigância de má fé

14/5/2024

Melhor prevenir do que remediar: Cláusula de apuração de haveres no contrato social

13/5/2024

PLP 68/24 agrava o inferno fiscal da reforma tributária

14/5/2024

Ansiedade INSS: Quais são meus direitos?

13/5/2024