Migalhas Quentes

Posicionamento do Ecad sobre ação contra TV Globo

x

26/4/2007


Contrato

Posicionamento do Ecad sobre ação contra TV Globo

No dia 23/4, Migalhas divulgou (clique aqui) que o TJ/RJ havia condenado o Ecad a manter o contrato de autorização para execução pública de obras musicais e/ou lítero-musicais e de fonogramas, celebrado com a TV Globo, em junho de 2000. Em nota, enviada hoje à redação de Migalhas, o ECAD comunica "que continuará defendendo no Judiciário os direitos de milhares de compositores e artistas das músicas utilizadas diariamente na programação da referida emissora de TV". Veja abaixo.

_____________

Sobre a ação contra a TV Globo, o ECAD comunica que continuará defendendo no Judiciário os direitos de milhares de compositores e artistas das músicas utilizadas diariamente na programação da referida emissora de TV.

É importante esclarecer que, em 2006, o ECAD ganhou essa mesma ação em 1ª instância, obtendo sentença que condenava a TV Globo à abstenção das execuções musicais enquanto não exibisse a devida autorização do ECAD para uso de seu repertório, mediante a contraprestação de 2,5% de sua receita. Por isso, o ECAD entrará com recurso, levando o julgamento à decisão no Superior Tribunal de Justiça.

Lembramos que os critérios de cobrança aplicados pelo ECAD são os mesmos utilizados em diversos países do mundo, não sendo portanto a cobrança considerada abusiva ou indevida, como a TV Globo quer fazer parecer. Além disso, o pagamento no Judiciário tem sido o último recurso utilizado pelo ECAD, como forma de combater o desrespeito de usuários que utilizam músicas, mas insistem em ditar o valor do direito autoral que entendem devido, a despeito da vontade dos legítimos criadores.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024