Migalhas Quentes

AASP lança documentário em comemoração aos seus 80 anos de história

Material conta a trajetória da Associação, traçando uma linha do tempo e de evolução dessas oito décadas, a serviço não só dos advogados, como da sociedade em geral.

5/12/2023

Em meio às comemorações de suas oito décadas de existência, AASP ao longo do ano, promoveu uma série de eventos significativos, incluindo cursos, palestras, simpósios e workshops e muitos outros que merecem uma culminância à altura de tudo que ocorreu neste e em todos os anos de atuação da maior associação da advocacia da América Latina.

Contudo, a Associação lançou documentário que traça uma linha do tempo e de evolução dessas oito décadas, a serviço não só dos advogados, como da sociedade em geral.

Fundada há 80 anos, AASP está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. (Imagem: Reprodução)

Dirigido por Helio Goldsztejn, jornalista e cineasta, que foi diretor do Fantástico e Jornal Nacional, os aproximadamente 20 minutos de documentário narram, de maneira leve e envolvente, a trajetória da AASP, desde seu início como um serviço para os advogados de São Paulo até sua expansão por todo o Brasil. O documentário não apenas destaca a evolução ao longo de oito décadas, mas também explora a relevância da AASP para a advocacia nacional e sua crescente influência na sociedade em geral.

“Hoje nós temos aproximadamente 75.000 associados, 360 colaboradores, é uma entidade muito grande. Temos associados em todos os estados da Federação”, conta com orgulho Eduardo Foz Mange, presidente da entidade.

Destacando momentos cruciais da história da AASP, o documentário aborda seu papel fundamental durante a Ditadura Militar, incluindo a assinatura da famosa carta aos brasileiros em 1977, sua participação na campanha da Anistia em 1979 e no movimento das Diretas Já.

“Esse apartidarismo sempre foi um viés da AASP, no sentido de não apoiar nenhum partido político, mas isso não se confunde com deixar de defender o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal. A AASP sempre defendeu e sempre defenderá o Estado Democrático de Direito”, explica Mange.

Serviços oferecidos

O documentário destaca como a AASP ampliou sua gama de benefícios ao longo das décadas, oferecendo agora cerca de 60 serviços aos associados. Entre eles, o sistema de intimações se destaca, especialmente após a incorporação de recursos de IA em agosto deste ano, proporcionando jurisprudência, doutrina e cursos AASP.

Outros serviços incluem o Certificado Digital, Assinador de Contratos Digital, Biblioteca Digital, Unidades Móveis e o Legal Coworking, presente em várias unidades pelo país, e os serviços de digitalização que já atingiu a marca de três milhões de páginas digitalizadas, o que mostra o esforço da entidade em apoiar a advocacia brasileira, mas também de preservar o meio ambiente.

“A pandemia trouxe uma realidade que os processos físicos e os processos digitais começaram a ter tratamentos diferentes. Os processos físicos estavam depositados no fórum e paralisados, então, essa também foi uma preocupação nossa quando lançamos o processo da digitalização gratuita para os nossos associados e associadas”, conta Viviane Girardi, ex-presidente da AASP.

O documentário revela a evolução da AASP em termos de paridade e diversidade ao longo de sua história. Desde a eleição de Georgethe Nacarato Nazo como a primeira advogada mulher para o Conselho Diretor da AASP em 1968, a entidade se transformou em um ambiente mais diversificado. Atualmente, a diretoria é composta, pela primeira vez na história, por uma maioria de mulheres, refletindo a crescente presença feminina na advocacia.

Ao longo de oito décadas, a AASP se destaca como uma entidade movida pela inovação, excelência, parceria, conexão e transparência. O documentário evidencia como a associação sempre esteve à frente de seu tempo, reinventando-se diante de diferentes contextos e cenários, mantendo inabalável seu propósito de apoiar e potencializar o exercício da advocacia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025