Migalhas Quentes

Nomeação de Paulo Gonet como PGR é publicada no Diário Oficial

A vaga é decorrente do término do mandato de Augusto Aras.

15/12/2023

A nomeação de Paulo Gonet Branco para exercer o cargo de procurador-Geral da República foi publicada no DOU desta sexta-feira, 15, em edição extra. A vaga é decorrente do término do mandato de Augusto Aras.

Gonet foi aprovado no Senado na última quarta-feira, 13, após 11 horas de sabatina, realizada em conjunto com o ministro do STF Flávio Dino.

Ele foi aprovado com 65 votos, contra 11.

Nomeação de Paulo Gonet é publicada no DOU.(Imagem: Reprodução)

Quem é Paulo Gonet?

Nascido no Rio de Janeiro, Paulo Gonet é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex (Reino Unido) e doutor em Direito pela UnB.

Ele ingressou no Ministério Público Federal em 1987 e desde 2012 ocupa o cargo de subprocurador-Geral da República, último nível da carreira.

Atuou como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) entre 2020 e 2021 e como vice-procurador-geral Eleitoral, de julho de 2021 a setembro de 2023.

Paulo Gonet integrou bancas de diversos concursos públicos e é autor de uma série de publicações e artigos tratando de temas do Direito. Exerceu também os cargos de procurador-Geral do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do TCU.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Plenário do Senado aprova Paulo Gonet para a PGR

13/12/2023
Migalhas Quentes

CCJ aprova Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para PGR

13/12/2023
Migalhas Quentes

Paulo Gonet: Democracia sai fortalecida com julgamento de Bolsonaro

29/6/2023

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025