Migalhas Quentes

Falsa advogada é presa após atender líderes de facções em presídio

OAB/RR informou que carteira apresentada era de estagiária e estava com inscrição cancelada. Polícia aponta uso de credencial para acessar internos ligados ao Comando Vermelho e ao Tren de Aragua.

2/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Polícia Civil de Roraima prendeu em flagrante uma mulher identificada como Jossiney Pereira Costa, de 46 anos, suspeita de se passar por advogada para acessar unidades prisionais e atender líderes de facções criminosas, entre elas o Comando Vermelho e o Tren de Aragua.

Conforme divulgado pelo G1, a prisão ocorreu na segunda-feira, 29, dentro da Pamc - Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista.

Segundo as investigações, Jossiney utilizava uma carteira de estagiária de Direito já cancelada para burlar os protocolos de segurança do sistema prisional. O documento havia sido invalidado em abril de 2024 e apresentava rasuras e adulterações consideradas grosseiras pela polícia.

A suspeita foi autuada pelos crimes de uso de documento falso, falsidade ideológica, falsificação de documento público e por promover, integrar ou financiar organização criminosa.

Mulher usava carteira de estagiária cancelada para acessar penitenciária.(Imagem: Reprodução)

De acordo com a Polícia Civil, ela agendava atendimentos em nome de advogados regularmente inscritos na OAB, mas comparecia sozinha às unidades prisionais.

O caso é conduzido pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado. Para o delegado responsável, Wesley Costa de Oliveira, a conduta revela gravidade acentuada.

Segundo ele, a investigada se valia indevidamente das prerrogativas da advocacia para acessar presos estratégicos e facilitar a comunicação entre integrantes do crime organizado, inclusive de organização com atuação transnacional.

Ainda conforme divulgado pelo G1, durante a abordagem, os policiais apreenderam bilhetes manuscritos com mensagens entre facções, alguns escondidos nas roupas íntimas da investigada. Também foram recolhidos documentos, aparelhos eletrônicos, medicamentos de uso controlado e R$ 1.450 em espécie.

A Polícia Civil sustenta que a investigada atuava como elo clandestino de comunicação dentro do sistema prisional, explorando a credibilidade associada à advocacia para fortalecer estruturas criminosas.

Jossiney passou por audiência de custódia, ocasião em que a prisão em flagrante foi homologada e convertida em prisão preventiva. Ela foi encaminhada ao sistema prisional, e as investigações seguem para apurar a extensão da atuação criminosa e possíveis conexões com outros envolvidos.

Manifestação da OAB

Em nota, a OAB/RR confirmou que Jossiney teve inscrição como estagiária em período anterior, mas que o registro foi cancelado em 8 de abril de 2024, após o vencimento do prazo legal de dois anos.

A entidade informou ainda que acompanhou o auto de prisão em flagrante para resguardar as prerrogativas da advocacia e os interesses institucionais da Ordem, evitando prejuízos à imagem da profissão.

Em nota, a OAB/RR confirmou que Jossiney chegou a possuir inscrição como estagiária, mas que o registro foi cancelado em 8 de abril de 2024.(Imagem: Reprodução/OAB-RR)

Confira a íntegra:

"A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB/RR), em seu compromisso inabalável com a defesa da ética, da legalidade, da dignidade da advocacia e da segurança jurídica da sociedade, vem a público esclarecer os fatos amplamente divulgados envolvendo a senhora JOSSINEY PEREIRA COSTA que possuiu, em determinado período, inscrição de Estagiária nesta Seccional sob o número 0598-E, a qual, contudo, encontra-se na condição de CANCELADO desde o dia 8 de abril de 2024, em decorrência do vencimento do prazo de 2 (dois) anos previsto no Art. 3º do Provimento Nº 217/2023, do Conselho Federal da OAB.

É fundamental destacar que a OAB Roraima, por meio do Procurador Geral e Diretor Institucional Bruno Martins, acompanhou o auto de prisão em flagrante da senhora Jossiney Pereira Costa. Este acompanhamento teve como objetivo precípuo zelar pelas prerrogativas da advocacia e pelos interesses institucionais da Ordem, garantindo que o incidente não comprometesse a imagem e o regular exercício da profissão.

Diante do cancelamento de sua inscrição, a senhora Jossiney Pereira Costa NÃO POSSUÍA, e não possui, qualquer habilitação legal para o exercício da advocacia ou para atuar como estagiária, sendo qualquer ato praticado sob tal pretexto caracterizado como exercício ilegal da profissão, com graves implicações legais e éticas.

Adicionalmente, esclarecemos que as carteiras de identidade profissional de estagiários, emitidas por esta Ordem, são obrigatoriamente precedidas pela letra “E” e possuem coloração azul, conforme padronização nacional. A utilização da letra “B”, conforme identificado em documento apresentado pela citada, configura uma adulteração grosseira e indevida do registro oficial desta instituição, o que compromete a fé pública do documento e a integridade do sistema de identificação profissional.

A OAB Roraima reitera seu veemente repúdio a quaisquer condutas que visem burlar as normas que regem a advocacia e que atentem contra as prerrogativas da profissão e a segurança jurídica da sociedade. Tais atos não apenas configuram infração ética grave, mas também podem configurar ilícitos penais, como falsificação de documento público e uso de documento falso, além de outras tipificações criminais que estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Por fim, informamos que todas as informações e as graves divergências apuradas foram imediatamente encaminhadas às autoridades competentes, incluindo os órgãos de segurança pública e o Poder Judiciário, para a adoção das providências criminais e legais cabíveis. A OAB Roraima está tomando todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis em favor da advocacia e contra o exercício ilegal da profissão, e acompanhará de perto todo o processo, zelando pelos interesses institucionais e protegendo o exercício da advocacia, que é essencial para a administração da justiça e a defesa do Estado Democrático de Direito.

A Diretoria

Boa Vista – RR, 30 de dezembro de 2025."

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos