Migalhas Quentes

Câmara analisa mudanças na Lei de Crimes Hediondos

A Lei deverá ser alterada até o final do ano

9/9/2004


Câmara analisa mudanças na Lei de Crimes Hediondos


A Lei de Crimes Hediondos (8072/90) deverá ser alterada até o final do ano. Para isso, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania criou um grupo de trabalho para analisar os 63 projetos sobre o assunto que tramitam na Casa, analisar novas propostas e ouvir a sociedade sobre o tema. O trabalho deverá resultar em um único substitutivo que sintetize as mudanças propostas. A intenção do coordenador do grupo, deputado Maurício Rands é votar o projeto na CCJ já na primeira semana após as eleições, para que, logo em seguida, ele possa ser apresentado no Plenário.

Quase 15 anos após a lei entrar em vigor, estudiosos e profissionais do Direito defendem a revisão da lei. O STF já foi provocado e deve se manifestar em breve sobre a constitucionalidade da norma.

Na avaliação de Rands, mais importante do que tornar ainda mais rígida a forma de execução das penas é garantir a efetividade da sanção penal, pois apenas a certeza da punição contribuirá, em sua opinião, para diminuir a criminalidade no País. Por essa razão, o coordenador do Grupo também não acredita que, incluir um número cada vez maior de tipos penais na lista dos crimes hediondos, vá resolver o problema. Ao contrário: para ele, atitudes deste tipo só servirão para banalizar os crimes hediondos.

Enfrentar a criminalidade, na opinião do presidente da CCJ, implica a atuação em várias frentes, como a reformulação da política penitenciária e a revisão do processo penal, garantindo a efetiva punição. "A exacerbação é o de menos. Tanto é que 14 anos após a entrada em vigor da lei, questiona-se se ela realmente serviu para aplacar a criminalidade", ressalta Maurício Rands.
___________

Leia um artigo sobre o assunto, clique aqui
___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024