Migalhas Quentes

Suplicy lê carta de escritora francesa em defesa de Cesare Battisti

O senador Eduardo Suplicy (PT/SP) leu em Plenário carta que a escritora francesa Fred Vargas encaminhou ao ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal, relator do processo de extradição, a pedido do governo italiano, de Cesare Battisti, ex-integrante de um dos braços das Brigadas Vermelhas. A escritora vem lutando para que o STF confirme a decisão do ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, que concedeu status de refugiado político a Battisti.

8/9/2009


Caso Battisti

Suplicy lê carta de escritora francesa em defesa de Cesare Battisti

O senador Eduardo Suplicy (PT/SP) leu em Plenário carta que a escritora francesa Fred Vargas encaminhou ao ministro Cezar Peluso, do STF, relator do processo de extradição, a pedido do governo italiano, de Cesare Battisti, ex-integrante de um dos braços das Brigadas Vermelhas. A escritora vem lutando para que o STF confirme a decisão do ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, que concedeu status de refugiado político a Battisti.

Suplicy observou que a escritora, "impressionada com os detalhes dos processos", resolveu dedicar todo o seu tempo nos últimos dois anos a mostrar às autoridades que Battisti realmente cometeu ações armadas, como assaltos a bancos, pelos quais foi condenado a 12 anos. Entretanto, sustenta que ele "nunca cometeu assassinatos".

Na carta ao ministro, Fred Vargas lembra que foi aberto um segundo processo, que ocorreu durante a ausência de Battisti da Itália, em que foram apresentadas três procurações que ela sustenta serem falsificadas. Diz que tais procurações "foram fabricadas para que os membros do grupo realmente implicado em quatro homicídios", inclusive seu chefe, pudesse acusar o ausente Battisti, os quais obtiveram delação premiada. Com isso, os quatro receberam penas de oito a 15 anos de cadeia, enquanto Battisti foi condenado à prisão perpétua.

"Ele foi condenado sem qualquer prova material, nem testemunha ocular", afirma a escritora francesa na carta. Ela diz esperar que os integrantes do STF não enviem à prisão, por toda a vida, "um homem sem qualquer prova de culpabilidade", que "nunca matou ninguém". O STF deve julgar o caso nesta semana, conforme notícias da imprensa.

_________
______________

Leia mais

Leia mais - Artigos

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025