Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Introdução ao BioDireito"

19/11/2009


Sorteio de obra



A obra "Introdução ao BioDireito" (Saraiva – 222p.), de Claudia Regina Magalhães Loureiro, analisa os aspectos mais polêmicos dessa matéria : o direito à vida do embrião, os princípios bioéticos, a reprodução humana assistida, as experimentações científicas, a clonagem, a terapia gênica, entre outras questões atuais.

O trabalho tem como base a teoria tridimensionalista de Miguel Reale, a doutrina de Kant e uma posição jusnaturalista, ao considerar o direito à vida do embrião como um direito inerente ao ser humano a partir do início da vida, que é verificada desde a concepção.

Inicialmente, o trabalho desenvolve a relação entre o biodireito, seus princípios, e o direito da personalidade do embrião á vida.

Em seguida o principio da dignidade da pessoa humana é abordado em relação ao direito à vida do embrião, como expressão maior de referido principio.

O momento do início da vida é um tema polêmico no meio científico e jurídico, sendo também abordado no decorrer do trabalho.

A reprodução humana assistida, que gera embriões excedentários, é tratada principalmente no que diz respeito ao destino dado aos embriões: descarte, fonte de células-tronco, doação; tendo em vista o direito à vida do embrião, que é constatado desde a concepção, esteja crioconservado ou implantado no útero materno.

O direito à vida do embrião, seus direitos personalíssimos e sua dignidade também são tratados sob o enfoque das experimentações científicas para uso de células-tronco embrionárias e sob o enfoque da clonagem humana.

A Lei nº 11.105, de 2005, que, entre outras providências, dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança, é examinada pela autora em face da CF e de tratados internacionais, com enfoque no princípio da dignidade da pessoa humana. O objetivo é oferecer ao leitor uma viso ampla do impacto gerado no ordenamento jurídico pela evolução da ciência.

Por fim, são abordados aspectos do direito à vida do embrião sob o enfoque da terapia gênica, decorrente das conquistas do projeto genoma humano, seguindo com o estudo da diagnose genética embrionária.

O trabalho visa, portanto, abordar os impactos que os avanços das técnicas científicas no campo da medicina geram no direito fundamental à vida do embrião e em sua dignidade.

Sobre a autora :

Claudia Regina Magalhães Loureiro é advogada no estado de São Paulo. Mestre em Direito Civil Comparado pela PUC/SP. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU. Professora de Biodireito, Direito Civil, Direito Processual Civil e Prática Jurídica na UNIP.

_______________

 Ganhadora :

Kalyne Brito, de Natal/RN


____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025