O CNJ e o Colégio Notarial do Brasil lançaram a campanha "Um Só Coração", junto com a regulamentação do Sistema de AEDO - Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos. O Provimento n. 164/2024 permite autorização eletrônica.
A reclamação é uma ação originária nos Tribunais prevista pela Constituição Federal e ampliada pelo CPC/15. Tornou-se mais frequente no STF e STJ, mesmo em situações não expressamente previstas. Apesar de restrições recentes, ainda é usada para adaptar e revisar decisões vinculantes, promovendo o diálogo entre casos concretos e precedentes.
Proposta de transformação do BCB em empresa pública levanta questões sobre sua autonomia e papel institucional, enquanto a profusão de emendas constitucionais no Brasil reflete instabilidade jurídica.
Você já se perguntou se sua empresa está pagando mais impostos do que deveria? No complexo sistema tributário brasileiro, muitos negócios acabam enfrentando a bitributação sem nem mesmo saber.
A lei 14.133/21 reformulou as licitações e contratos administrativos no Brasil, com um período de transição até abril/23. As entidades governamentais podem escolher entre a nova legislação e a lei 8.666/93, mas não podem combinar disposições das duas. A nova lei busca maior eficiência.
A fraude alimentar é um crime bilionário escondido nas prateleiras. IA e blockchain unem forças para desmascarar esse inimigo invisível! Aprendizado de máquina caça padrões suspeitos, enquanto blockchain rastrea cada passo da jornada do alimento. Juntas, essas tecnologias prometem desvendar mistérios culinários e proteger nossa saúde.
A filiação socioafetiva é um conceito que se baseia no cuidado e afeto, não excluindo a ascendência biológica. A doutrina considera que existe quando há posse de estado de filiação, comportamento notório e contínuo de cuidado e afeto entre o filho e o genitor, mesmo sem vínculo biológico ou registro.