MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso
Expurgos inflacionários em benefícios de planos de Previdência Complementar
6.mai.2003

Expurgos inflacionários em benefícios de planos de Previdência Complementar

Antonio Carlos Rocha da Silva

Segundo o site do STJ " o Instituto de Seguridade dos Correios e Telégrafos (Postalis) deverá pagar a segurados do seu plano de aposentadoria e pensão a diferença entre restituições e o valor realmente devido, incluindo-se os expurgos inflacionários ocorridos no período de contribuição". Uma decisão que parece atender apenas aos interesses de alguns participantes ou assistidos.

CVM e processo administrativo sancionador
6.mai.2003

CVM e processo administrativo sancionador

Miguel Reale Júnior e Marina Coelho

A Comissão de Valores Mobiliários publicou edital de audiência pública que busca efetividade do instrumento de controle do mercado financeiro realizado pela CVM, regulamentando a sua função punitiva em face das normas regentes no mercado de valores mobiliários.

Os direitos humanos na família
2.mai.2003

Os direitos humanos na família

A evolução do conhecimento científico, os movimentos políticos e sociais do século XX e o fenômeno da globalização provocaram mudanças profundas na estrutura da família e nos ordenamentos jurídicos de todo o mundo. Essas mudanças têm suas raízes históricas atreladas à Revolução Industrial, com a redivisão sexual do trabalho, e à Revolução Francesa, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade e, trouxeram novos ideais, provocaram um "declínio do patriarcalismo" e lançaram as bases de sustentação e compreensão dos Direitos Humanos.

Drogas (i)legais
2.mai.2003

Drogas (i)legais

José Heitor dos Santos

É proibida a venda de bebidas alcoólicas e de produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, à criança e ao adolescente. O art. 243 do ECA tipifica como criminosa a conduta de quem vende, fornece, ministra ou entrega a droga.

Recusa em receber transfusão de sangue
29.abr.2003

Recusa em receber transfusão de sangue

Stanley Martins Frasão e João Pedro da Costa Barros

O número de pessoas que chegam aos nosocômios portando o termo pelo qual informam e exigem que não sofram transfusão sangüínea é grande, na sua falta exime a responsabilidade do hospital e do médico por danos sofridos.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

MIGALHEIROS VIP

Seja Migalheiro VIP e destaque seu perfil e publicações no Migalhas.