segunda-feira, 20 de setembro de 2021

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autor >
  3. Miguel Reale Júnior
result.title
VIP VIP

Miguel Reale Júnior

https://www.migalhas.com.br/autor/miguel-reale-junior
Migalheiro desde maio/2003.

Sócio do escritório Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados. Presidente da AASP de 1977 a 1978. Conselheiro federal da OAB de 1979 a 1982. Professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, medalha Santo Ivo e atualmente conselheiro do IASP.

Migalhas de peso Saber e sabedoria
sexta-feira, 29 de maio de 2020

Saber e sabedoria

Saber e sabedoria podem ser a síntese veraz desse advogado que honra nossa classe, merecedor de todas as homenagens por sua profícua vida em favor da advocacia e da Justiça.
Migalhas de peso Advocacia pro bono: ocupação feliz
sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Advocacia pro bono: ocupação feliz

A vocação do advogado revela-se, por inteiro, ao graciosamente dedicar-se com afinco à defesa de direito de pessoa carente.
Migalhas de peso Em defesa da democracia
terça-feira, 9 de março de 2010

Em defesa da democracia

O Estatuto da Ordem dos Advogados de 1.963 estabelecia, no art.18, caber à OAB defender a ordem jurídica e a Constituição da República. Na Conferência Nacional dos Advogados, em 1.972, no Rio de Janeiro, o então presidente José Ribeiro de Castro reclamava contra a permanência da ameaça aos direitos fundamentais da pessoa e o advogado Heleno Fragoso exigia a imediata revogação do Ato Institucional n° 5 e a cessação da censura.
Migalhas de peso Escárnio
quinta-feira, 8 de junho de 2006

Escárnio

Em assomo de arrogância o Presidente Lula, falando aos moradores de palafitas em Manaus, pediu aos seus adversários que aprendam a perder, a ser derrotados.Pediu, também, para aprenderem que a sabedoria do ser humano não está na quantidade de anos na escola, mas “na capacidade do sentimento, de sua consciência e de seu coração”.Pediu mais: “Quero que coloquem CPI na televisão todo dia, que coloquem as torturas que eles fizeram com muita gente lá. Quero que o povo veja”.
Migalhas de peso Para resgatar nossa dignidade
quinta-feira, 30 de março de 2006

Para resgatar nossa dignidade

Um grupo, apartidário, composto por pessoas e entidades das quais se lembram o Movimento do Ministério Público Democrático; Associação dos Advogados de São Paulo; Associação dos Funcionários Públicos de SP; Associação Paulista do Ministério Público; Centro Acadêmico XI de Agosto, Instituto dos Advogados de São Paulo; Ordem dos Advogados do Brasil – SP; Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE; Conectas, Direitos Humanos; Ilanud decidiu, diante dos fatos e das tentativas de acobertamento da verdade, conclamar por uma forte ação contra a impunidade e pela ética.
Migalhas de peso Injustiça célere
quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Injustiça célere

Vivemos instantes de absoluta esquizofrenia. A repressão policial que faz transitar em julgado condenações à morte nas esquinas é imensa. Conforme dados do Professor Oscar Vilhena, diretor da Conectas Direitos Humanos, em São Paulo, no ano passado, foram mortas pela polícia 915 pessoas, no Rio quase 1.200.
Migalhas de peso Os Justiceiros
quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Os Justiceiros

O Conselho Federal de Psicologia pretende autorizar os seus membros a dar notícia à polícia dos casos de violência contra crianças de que tenham tido conhecimento no exercício profissional, como revelação em consulta feita pela vítima ou pelo autor do fato.
Migalhas de peso Pacto por ações concretas
terça-feira, 14 de outubro de 2003

Pacto por ações concretas

Uma miniconstituinte criará, como em 93, um leque de interesses, que dificultará o consenso e redundará em fracasso, mormente se houver desinteresse da Presidência da República. E quem será o próximo presidente em 2007? Será a favor ou contra?
Migalhas de peso Regulamentar a tortura?
sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Regulamentar a tortura?

Pode-se defender o criminoso, mas jamais justificar o crime, mormente o crime aviltante e covarde de tortura, quando o aparelho do Estado, protegido pelo peso da autoridade, tendo à sua frente o prisioneiro indefeso e inteiramente submetido, o constrange fisicamente, impondo-lhe dores e malefícios morais diversos para extorquir confissões ou declarações sobre co-autores.
Migalhas de peso Uma terceira via na repressão às infrações econômicas
segunda-feira, 12 de maio de 2003

Uma terceira via na repressão às infrações econômicas

Deve haver na repressão às infrações econômicas uma terceira via entre o Direito Penal e o Administrativo, com a adoção de alguns princípios do Direito Penal no campo do ilícito administrativo.
Migalhas de peso Responsabilidade penal do empresário em face do Código de Defesa do Consumidor
sexta-feira, 9 de maio de 2003

Responsabilidade penal do empresário em face do Código de Defesa do Consumidor

VIPMiguel Reale Júnior e Luiz Guilherme Moreira Porto
Foram publicadas diversas notícias sobre decisões judiciais que concederam indenização por dano material e moral a pessoas que tiveram seus nomes incluídos indevidamente nos chamados órgãos de proteção ao crédito, por instituições financeiras e entidades comerciais.
Migalhas de peso Lei de Improbidade também é válida para os empresários
quinta-feira, 8 de maio de 2003

Lei de Improbidade também é válida para os empresários

Empresários, antes de contratar com o poder público, devem ficar atentos para a legalidade e regularidade do contrato ou licitação.
Migalhas de peso Contribuinte não precisa prestar informações que possam lhe prejudicar
quarta-feira, 7 de maio de 2003

Contribuinte não precisa prestar informações que possam lhe prejudicar

Durante uma fiscalização tributária, é comum a intimação do contribuinte para que preste informações ao Fisco. Em muitas hipóteses, porém, a prestação de tais informações pode se traduzir como que na "confissão" ou na entrega de documentos comprovadores da prática de crime contra a ordem tributária.
Migalhas de peso CVM e processo administrativo sancionador
terça-feira, 6 de maio de 2003

CVM e processo administrativo sancionador

VIPMiguel Reale Júnior e Marina Coelho
A Comissão de Valores Mobiliários publicou edital de audiência pública que busca efetividade do instrumento de controle do mercado financeiro realizado pela CVM, regulamentando a sua função punitiva em face das normas regentes no mercado de valores mobiliários.
Migalhas de peso Empresas devem tomar cuidado com as "armadilhas" na área ambiental
segunda-feira, 5 de maio de 2003

Empresas devem tomar cuidado com as "armadilhas" na área ambiental

Os empresários devem ficar atentos a possíveis "armadilhas" que surgem com o cruzamento de leis, termos e normas que regulam a área ambiental. Atualmente, um grande problema enfrentado por empresas nesse setor envolve a lei 9605/98, a Lei dos Crimes Ambientais.