Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 2.611

Sexta-feira, 15 de abril de 2011 - Migalhas nº 2.611 - Fechamento às 12h22.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Walney Abreu Advogados Associados

(Clique aqui)

________________
_____________

"Quem aplica a justiça deve temê-la."

Setanti

Caso Estadão

Há 623 dias o Estadão publica, dia a dia, a imagem de seu símbolo (um garboso equino) impedido de cavalgar livremente por conta de uma censura judicial. Trata-se do mais triste exemplo de censura, desde o fim da plúmbea ditadura militar.

Rememoramos hoje o caso porque temos algumas novidades. Acompanhe-nos, democrático leitor.

O jornal foi proibido, por decisão judicial, de publicar informações sobre a operação da PF que investiga Fernando Sarney, filho de José Sarney. Em 31/7/09, de fato, o TJ/DF decretou a censurável censura.

A investigação que motivou o pedido corre na 1ª vara Criminal da JF/MA. Por conta do procedimento maranhense, Sarney entrou na justiça do DF com ação inibitória contra o jornal O Estado de S. Paulo para que o matutino não publicasse nada sobre a operação. Negada a antecipação de tutela em primeiro grau, Sarney filho agravou ao TJ/DF.

Chegando o feito às mãos do desembargador Dácio Vieira, prontamente foi concedida a liminar proibindo o Estadão de veicular o que nem sequer se sabia o que era.

Instado sobre uma amizade com os Sarney, o desembargador negou que houvesse motivo para suspeição. No entanto, o jornal obteve fotos e testemunhos registrando que a relação era suficiente para toldar a imprescindível imparcialidade. Tanto assim que uma decisão do TJ/DF declarou-o suspeito (a propósito da suspeição, veja logo adiante um novo acontecimento).

Mas o fato é que o estrago já estava feito. É que, ato contínuo, o TJ/DF entendeu que não era competente para conhecer a ação. Sua incompetência seria motivada por uma desconexa conexão com a investigação criminal que corria no Maranhão. E aí vem a dramática questão, e que causa a horripilante censura até os dias atuais : mesmo sem competência, o TJ/DF achou por bem (ou seria por mal ?) manter a liminar, "acomodando-se na alargada faculdade de cautela".

Desta incompreensível declaração de incompetência, o Estadão entrou com REsp, o qual tem como relator o ministro Benedito Gonçalves (1189247 - clique aqui). E é este recurso que pode, de uma só vez, pôr fim à censura. A propósito, possuindo este atributo, o recurso deveria ter seu julgamento apressado, uma vez que ele é, por tabela, o responsável pela censura. Com efeito, o TJ/DF mantém a liminar, mesmo sendo incompetente, para esperar o deslinde do REsp. Assim, há um ato de censura, mas não há, nesse vácuo, ninguém responsável por ele ! É o STJ, então, quem pode acabar com essa inusitada situação.

Como se não bastasse, depois de tudo isso o sr. Sarney júnior pediu a desistência do feito. O matutino, intimado a se pronunciar, deu - por meio de impecável manifestação de seu advogado, Manuel Alceu Affonso Ferreira - substanciosas razões fáticas e de direito pelas quais não pode, simplesmente, abandonar a arena. (Clique aqui)

Mas o fato é que enquanto não se decidir acerca da competência, nada será apreciado.

Voltando um pouco no caso, o desembargador Dácio Viera foi considerado suspeito. O Estadão, então, entrou com embargos para que o TJ/DF, no mesmo ato que o considerou suspeito, condenasse o desembargador a pagar as custas, nos termos do art. 314 do CPC. A Corte de Brasília, por 8 a 7, entendeu que não deveriam ser carreadas a seu integrante as custas, pois estas seriam apenas cabíveis se houvesse dolo, coisa que não se tinha notícia. O advogado do matutino, Manuel Alceu Affonso Ferreira (Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados), sucinto e brilhante como sempre, entrou com REsp inconformado com a decisão, mostrando que o artigo da lei processual não prevê a perquirição do ânimo : basta a decisão de suspeição.

E, em acórdão hoje publicado, a 1ª turma do STJ, por unanimidade, tendo como relator o ministro Benedito Gonçalves, entendeu que o desembargador deve, sim, pagar as custas. Os valores são irrisórios, mas é preciso não esquecer que são as migalhas que fazem o todo. Assim, a simbologia da decisão vale bem mais do que os R$ 38,39 da condenação. (Clique aqui)

Por fim, e já não é sem tempo, o jornal O Estado de S. Paulo informa em sua edição de hoje - ao lado da indefectível lembrança da censura - que o desembargador Dácio Vieira, autor do mefistofélico ato censório, esteve ontem com o presidente do Senado, José Sarney, para tratar de questões do TJ/DF. Ao ser perguntado sobre a censura, ele respondeu : "Acho que está demorando demais, não tem motivos para isso".

Pela primeira vez, concordamos com S. Exa..

_____________

Pra cima de "moi" ?

Em sentença desta semana, juiz de Direito de Pedregulho/SP, Luiz Gustavo Giuntini de Rezende, indefere pedido de danos morais a um cliente de uma instituição financeira que se viu barrado na porta eletrônica. O magistrado vai além do usual, e desabafa : "o autor quer dinheiro fácil".

"Foi impedido de entrar na agência bancária do requerido por conta do travamento da porta giratória que conta com detector de metais. Apenas por isto se disse lesado em sua moral, posto que colocado em situação ´de vexame e constrangimento´. Em nenhum momento disse que foi ofendido, chamado de ladrão ou qualquer coisa que o valha. O que o ofendeu foi o simples fato de ter sido barrado - ainda que por quatro vezes - na porta giratória que visa dar segurança a todos os consumidores da agência bancária. Ora, o autor não tem condição de viver em sociedade. Está com a sensibilidade exagerada. Deveria se enclausurar em casa ou em uma redoma de vidro, posto que viver sem alguns aborrecimentos é algo impossível."

Por fim, o magistrado pontua que, "quanto ao dinheiro, que siga a velha e tradicional fórmula do trabalho para consegui-lo". (Clique aqui)

_____________

Competência - Tabaco

O STF concluiu importante decisão sobre a competência para o julgamento de indenização por danos causados pelo uso de cigarros. O Supremo entendeu que, como se trata de questão de alta complexidade, ela não pode ser decidida pelos JECs, e, sim, pela Justiça comum. À frente da defesa da empresa estiveram a advogada Mila Vio, do Rio de Janeiro, e, em Brasília, o advogado Roberto Rosas - escritório Rosas Advogados. (Clique aqui)

Alcunha

TRT da 4ª região condena empresa a pagar indenização por danos morais a funcionário chamado de "pereba" pelo chefe. O desembargador Luiz Alberto de Vargas afirmou estar configurado o desrespeito "no momento em que seu direito à personalidade era violado pelo apelido pejorativo que lhe foi designado pelo superior hierárquico". (Clique aqui)

Decisões

A 4ª turma do STJ decide que suicídio só é indenizável após carência do seguro, ainda que não premeditado (clique aqui). Já a 2ª seção do Superior entende que seguradora deve indenizar suicídio mesmo que cometido dentro do prazo de carência (clique aqui).

Novo Apoiador

Com sede em São Luís/MA, atuando plenamente em áreas especializadas do Direito, os trabalhos da sociedade de advogados Walney Abreu Advogados Associados desdobram-se na área consultiva e contenciosa (judicial e administrativa). Agindo com transparência e dedicação, o escritório possui como princípio inarredável manter a excelência de prestação dos serviços a seus clientes, oferecendo um atendimento personalizado. A presença e o envolvimento constante do advogado e/ou do profissional associado oferece um elevado grau de qualidade e confiabilidade. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Brasil Telecom responde por contratos celebrados pela Telemat. (Clique aqui)

2 - TST - Cantiga obscena em festa de aniversário rende indenização a trabalhador. (Clique aqui)

3 - TJ/SP publica súmulas aprovadas pelo seu Órgão Especial. (Clique aqui)

Desarmamento

A OAB/SP critica proposta de novo referendo contra armas. Para Luiz Flávio Borges D´Urso, "uma nova consulta popular envolveria o investimento de recursos públicos vultosos que poderiam ser usados justamente em segurança pública". (Clique aqui)

Imóveis

Para o advogado Paulo Roberto Teixeira da Silva, do escritório Albino Advogados Associados, a proposta do PL 178/11, que determina multas às construtoras em caso de atraso na entrega de obra na comercialização de imóveis em construção, não apresenta a solução mais adequada para a problemática. (Clique aqui)

Licitação

É juridicamente possível relativizar o processo licitatório visando a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos ? Na opinião de Georges Humbert e Bárbara Borges, integrantes do escritório Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados, é lícita a flexibilização desse procedimento desde que se restrinja às situações excepcionais, como é o caso dos eventos esportivos a serem sediados no Brasil. (Clique aqui)

Realengo

A tragédia de Realengo reacendeu a discussão sobre o porte de armas pelo cidadão comum e, de acordo com o analista judiciário Francisco Alexandre de Paiva Forte, o cenário deve ser analisado menos por este ato isolado e mais pelas estatísticas sobre homicídios com armas de fogo. (Clique aqui)

Migalhas dos Leitores - ABC do CDC

"Os textos do desembargador Rizzato Nunes são sempre pertinentes (ABC do CDC 14 - 14/4/11 - clique aqui). Meu desejo é que a população faça valer seus direitos e o MP por sua finalidade institucional seja mais atuante no que diz respeito em Ações Coletivas contra esses abusos!" Rodrigo Jardim - Ministério do Trabalho e Emprego

"Verdadeira a lição do desembargador Rizzato Nunes. Dia após dia todos nós, consumidores, somos vítimas de alguma violação aos nossos direitos, nada obstante os mais de 20 anos da vigência do CDC (clique aqui). Os maus usos e maus costumes são difíceis de serem modificados." Ronady Moreno Botelho

_____________

  • Migalhas mundo

Tecnologia

Lançado no Reino Unido, o aplicativo Divórcio fornece uma visão prática do trâmite legal. Embora os críticos entendam que banaliza o divórcio, os criadores acreditam que as pessoas nem sempre pensam nas reais implicações de uma separação, assunto do qual trata o aplicativo. (MI - clique aqui)

MKT

Fidelização de clientes é resultado de serviço advocatício prestado com competência, eficiência e dedicação, independente dos honorários cobrados. Saiba mais no Law Firm Markentig de hoje. (MI - clique aqui)

Estas e outras notícias no MI - Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Eleições

Diz a imprensa internacional que o Brasil já atua como potência regional. O termômetro que ajustou o novo tempo foi as eleições presidenciais do Peru, em que dois assessores do PT foram os artífices do sucesso de Ollanta Humala. (LA - clique aqui)

_____________

TV Migalhas

No canal migalheiro de áudio e vídeo, conheça um pouco do Judiciário de Itapetininga/SP. (Clique aqui)

Na tela

A TV Migalhas conta com o valoroso apoio da Escola de Direito do Brasil - EDB. (Clique aqui)

Coordenador

Conheça a Escola de Direito do Brasil - EDB, que tem como coordenador acadêmico o ministro Gilmar Ferreira Mendes. Ouçamo-lo. (Clique aqui)

_____________

História

Acontece no dia 30/5 o lançamento da obra "O senador", de autoria dos pesquisadores e escritores Hebert Carvalho e Eunice Nunes. O livro conta a vida e a morte trágica do benemérito César Lacerda de Vergueiro, entremeada pela história do Largo de S. Francisco, do XI de Agosto, da Associação dos Antigos Alunos e do próprio Brasil, ao longo de dois séculos. O evento será na sede da Associação, das 17h às 20h. E a obra pode ser adquirida antecipadamente. (Clique aqui)

Lauda Legal

Para o estudante, há grande vantagem em acompanhar o curso de graduação por meio de material que o remeta a diversas correntes de pensamento, diferentes doutrinadores. Em comento hoje em nossa coluna, a obra "Aulas de Teoria do Estado" (3ª edição - 290p.), de autoria de Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza e Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa, em que essa flexibilidade é explorada pela experiência dos autores como professores. Clique aqui para ler a resenha preparada por Roberta Resende e descubra interessante opção para seus estudos. Ao final, quem sabe o exemplar presenteado pela Editora Del Rey não será seu ?

Política

O advogado migalheiro Jayme Vita Roso brinda-nos com uma entrevista realizada com o sociólogo e político Alexis Stepanenko, que discute os governos anteriores, o crescimento econômico e as formas para aprimorar o sistema político nacional. (Clique aqui)

Ampliação

A filial de Brasília do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados ampliou suas instalações dentro do edifício Terra Brasilis, onde já funcionava, ocupando agora o 5º andar do prédio sediado na Quadra 1, Bloco N, Setor de Autarquias Sul.

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Franca/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Circus nº 226

Bay City, cidade localizada no Estado americano de Michigan. Essa é a resposta da indagação feita por Adauto Suannes no Circus de hoje. Leia e descubra. (Clique aqui)

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. A ganhadora de hoje é Simone R. Santos. Não deixe de conferir a missiva premiada. (Clique aqui)

Migalhas dos Leitores - Falecimento Maurício Helayel

"Sr. Diretor. Junto com as lembranças de minha Niterói, o Migalhas de hoje me trouxe a triste notícia do falecimento do Dr. Maurício Helayel, que conheci promotor de Justiça naquela cidade quando eu ainda era um adolescente (Migalhas 2.610 - 14/4/11 - clique aqui). Lembro-me bem dele levando seu filho Maurício ao futebol com os amigos, assistindo sempre aos gritos o futebol de praia na linda Icaraí e a educação primorosa que deu aos seus filhos. Meu pesar e meus cumprimentos aos integrantes dessa família querida, em especial ao meu velho e querido amigo Maurício Helayel Filho. Fica a lembrança desse ser humano extraordinário que foi o procurador de Justiça Maurício Helayel." Euclydes José Marchi Mendonça - vice-presidente do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo

Baú migalheiro

Há 367 anos, no dia 15 de abril de 1644, morreu no Rio de Janeiro o mestre-de-campo Luís Barbalho Bezêrra, o mais ilustre dos comandantes brasileiros, no primeiro período da guerra contra os holandeses. A marcha que realizou em 1640, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, vencendo em vários encontros a oposição que encontrou no percurso do extenso território ocupado pelos holandeses, constituiu episódio dos mais gloriosos da nossa história militar. Sua última vitória, uma das mais sangrentas dessa guerra, foi alcançada no rio Real, a 10 de setembro do mesmo ano. Luís Barbalho era natural de Pernambuco. Ao falecer, ocupava o cargo de governador e capitão-general da capitania do Rio de Janeiro. Foi sepultado na capela-mor da igreja dos Jesuítas, no morro do Castelo.

Sorteio

Roberta Dib Chohfi, sócia da banca Almeida Guilherme Advogados Associados, apresenta na obra "Os Novos Juízos de Admissibilidade para Acesso aos Tribunais Superiores" (Fiuza - v.1 - 126p.) investigação das medidas adotadas pelo legislador ao estabelecer os requisitos de admissibilidade dos denominados recursos extremos. Participe e concorra a um dos cinco exemplares, um gentil presente do escritório. (Clique aqui)

Sorteio II

Dividido em três partes, o livro "Reflexões sobre a Obrigação Tributária" (Noeses - 394p.), de Roque Antonio Carrazza, analisa os artigos do CTN que tratam das hipóteses de incidência tributária. Um exemplar foi doado pela editora. Concorra. (Clique aqui)

Lançamento

O livro "The Employment Law Review" (2ª edição - 509p.), organizado por Erika C. Collins, acaba de ser lançado pela publicação inglesa Law Business Research. O sócio Luis Antonio Ferraz Mendes é um dos autores, em parceria com o associado Maurício Fróes Guidi, ambos do escritório Pinheiro Neto Advogados. Os advogados colaboraram com capítulo destinado ao Brasil na obra sobre o Direito do Trabalho.

No próximo dia 27, o autor Filomeno Moraes lança o livro "Contrapontos: Democracia, República e Constituição no Brasil". O evento será na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall (av. dom Luís, 1.010, Fortaleza/CE), às 19h.

Migalhíssimas

A partir de hoje, até o dia 19/4, o escritório Gaia Silva Gaede & Associados, estará presente na 109ª Feira de Exportação e Importação da China. Considerada a maior feira de negócios do mundo, Henrique Gaede, Nereu Ribeiro Domingues, Gustavo Damázio de Noronha, Alexandre Tróia e a advogada Eliza Jung Ho, acompanharão empresários brasileiros integrantes da comissão empresarial organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China - CCIBC.

Frederico Straube, presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, participará da "11ª Conferência Anual Internacional da Dispute Resolution Board Foundation", que acontece nos dias 14 e 15/5, em SP. (Clique aqui)

O professor Gustavo Junqueira Carneiro Leão, do Departamento de Direito da PUC-Rio foi designado pelo ministro da Fazenda para exercer o mandato de conselheiro suplente, representante dos Contribuintes, na 4ª câmara da 3º seção de julgamento do Conselho Administrativo.

INSS

Amanhã, das 8 às 17h45, acontecerá a primeira aula do curso "INSS - Técnico e Analista" no Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA. (Clique aqui)

STF

A Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP promove o curso de extensão "O Devido Processo Legal: História, Dogmática e Jurisprudência do STF", no dia 18/4. O objetivo é apresentar conhecimentos que permitam aos alunos, operadores do Direito e professores se atualizarem e evitarem erros na execução dos processos, que poderão inviabilizá-los no julgamento e determinação da sentença. As inscrições estão abertas e informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449.

Internet

A EPD - Escola Paulista de Direito promove, no dia 19/4, o curso "Internet e Crimes Virtuais", em SP. (Clique aqui)

Eventos

No dia 26/4, a FISCOSoft Editora promove o curso "ICMS e IPI - Noções Básicas e Principais Operações", em SP (clique aqui), e, no dia 2/5, "Classificação Fiscal de Mercadorias", no RJ (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Proteção

A Sodepe Brasil promove, no dia 27/4, o curso "Holding Familiar & Proteção Patrimonial" (clique aqui) e, no dia 28/4, "A Blindagem Patrimonial - O Planejamento Sucessório e a Proteção dos Bens" (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Extensão

Estão abertas as matrículas para o "Curso de Extensão em Processo Tributário" do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. (Clique aqui)

Atividades

Entre os dias 18 e 20/4, a Direito GV promove a Semana de Atividades Complementares. Abertos ao público, os encontros debaterão temas como negociações internacionais, corrupção, relacionamento com a mídia e reforma política. (Clique aqui)

Seminários

No dia 29/4, a Central Prática Educação Corporativa realiza o workshop "Atuação do preposto na Justiça do Trabalho" (clique aqui), e, no dia 10/5, o seminário "Teoria e prática em contratos de projetos de grande porte - EPC", ambos em SP (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Política

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros promove, no dia 29/4, a partir das 11h, a palestra "A Judicialização da Política e Politização da Justiça", no RJ. (Clique aqui)

Prático

No dia 10/5, o IBMEC/RJ promove o "Curso Prático de Retenção de Tributos Federais". (Clique aqui)

Capitais

De 23/5 a 19/10, a e-finanças FIA - Fundação Instituto de Administração promove o curso "Aspectos Legais do Mercado de Capitais". (Clique aqui)

Tributário

O "II Workshop Tributário", preparado pelo Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial, acontece no dia 27/5, em SP. (Clique aqui)

Gestão

Estão abertas as matrículas para o curso "MBA Gestão Tributária", da FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, em SP. (Clique aqui)

Cursos

Concorra a vagas-cortesia para os cursos promovidos pela AASP :

25/4 - "O Dano Moral e os Grandes Prestadores de Serviço" (Clique aqui)
26/4 - "Casamento e União Estável - Diferenças Patrimoniais"
(Clique aqui)
27 e 28/4 - "Recuperação de Empresas"
(Clique aqui)

Cesta de prêmios

Evento : Samira Gouvea, assistente jurídica do escritório Loeser e Portela Advogados, e Luciene Pereira da Costa são as ganhadoras das vagas-cortesia para o seminário "Certidões Negativas de Débitos", que a Central Prática Educação Corporativa realiza no dia 19/4, em SP. (Clique aqui)

Sorteio : Gustavo Silva, da Ultragaz, de São Paulo/SP, ganhou a obra "Direito Processual Civil Americano Contemporâneo" (Lex - 343p.), coordenada por José Rogério Cruz e Tucci. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Maragogi
BA/Conceição do Almeida
BA/São José do Jacuípe
CE/Milagres
MG/Santa Juliana
MT/Porto Alegre do Norte
PA/Augusto Correa
PA/Dom Eliseu
PR/São Matheus
RJ/Sumidouro
SC/Bom Jesus

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Congress passes budget bill, but some in G.O.P. balk"

The Washington Post - EUA

"Spending cuts look smaller as they pass"

Le Monde - França

"Libye : l´OTAN piétine, les alliés cherchent une issue politique"

Corriere Della Sera - Itália

"Napolitano sulla giustizia: valuterò"

Le Figaro - França

"Sarkozy, Obama, Cameron : ´Kadhafi doit partir´"

Clarín - Argentina

"Empezó el intento de desembarco oficial en las empresas privadas"

Público - Portugal

"Falta de dinheiro leva Governo a lançar nova emissão de dívida na próxima semana"

El País - Espanha

"Rubalcaba y Trillo negocian "la vía más propicia" para frenar a Bildu"

Die Welt - Alemanha

"Clinton und Merkel wollen Gaddafis Ende"

The Guardian - Inglaterra

"Met kettling of G20 protesters ruled unlawful"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Em 100 dias, governo Dilma usa só 0,25% da verba do PAC"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Ditadura exposta"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Triplica o número de policiais civis expulsos em SP"

O Globo - Rio de Janeiro

"Governo afrouxa controles para garantir obras da Copa"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Este homem é um dos heróis de nossa história e, 213 anos depois, vai descansar em paz"

Correio Braziliense - Brasília

"Petista manobra para abafar CPI do DFTrans"

Gazeta do Povo - Paraná

"Aeroportos ainda estarão em obras durante a Copa, mostra estudo"

Zero Hora - Porto Alegre

"Supersafra de soja injeta R$ 8,8 bi no RS"

O Povo - Ceará

"PM será investigado por negociar fuga e armas"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Menores confessam assassinato de Nanda"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica

· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados

· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica

· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
·
De Paula Advogados Associados
· De Paula Santos Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Ediberto Diamantino Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Fialdini Amary Zakka Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Serdon Recortes
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· Westchester Financial Group
· Zurich Brasil Seguros
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· Direito GV
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIA - Fundação Instituto de Administração
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· INEJ - Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais
· INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas