MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministros do STJ comemoram volta das sessões presenciais
Volta presencial

Ministros do STJ comemoram volta das sessões presenciais

Além de se alegrarem com a volta presencial, os ministros lamentaram os anos difíceis de pandemia e se solidarizaram com as vítimas.

Da Redação

terça-feira, 5 de abril de 2022

Atualizado em 6 de abril de 2022 14:07

O STJ retomou nesta terça-feira, 5, as sessões de forma presencial. Os ministros, em turmas, comemoraram a volta, lamentaram os anos difíceis de pandemia e se solidarizaram com as vítimas.

 (Imagem: STJ)

STJ retoma modalidade presencial, mas mantém transmissão online.(Imagem: STJ)

Na 4ª turma, ministro Raul Araújo, exercendo a presidência do colegiado, registrou a alegria do retorno presencial e disse que é assim que devem funcionar as Cortes do país.

"Enfatiza nosso sentimento de colegiado, os magistrados não devem trabalhar como ilhas, afastados uns dos outros. Não apenas a proximidade física, mas um acesso intelectual entre os magistrados e na formação de uma relação pessoal, que é muito sadia e integra o colegiado."

Já na 2ª turma, ministra Assusete Magalhães disse ter satisfação em ter voltado à sessão presencial após anos difíceis de pandemia.

"Foram dois anos de muita dificuldade para realização dos trabalhos, mas mais do que isso, dois anos de muitas perdas. Não só no Brasil, mas no mundo. No Brasil essa pandemia ceifou a vida de muitos brasileiros, cuja memória reverencio."

Herman Benjamin ressaltou que, ao retornar às sessões presenciais, não poderiam esquecer os que ficaram para trás, pois são centenas de milhares e agradeceu aos profissionais de saúde.

"Fica a homenagem àqueles que foram e também o sentimento de profunda admiração pelo Estado social de Direito, pelo SUS, pelos profissionais de saúde que, não obstante tantas dificuldades, encararam a pandemia com a seriedade, apoio à ciência e no seu conhecimento que a gravidade da situação exigia. Na tristeza e na perda, fica o reconhecimento. Aqueles que pregam que a nossa Constituição exagerou, devem se penitenciar diante de um fato concreto como esse: uma pandemia avassaladora."

Na 3ª turma, ministro Marco Aurélio Bellizze enfatizou que é motivo de felicidade "a família estar se reunindo novamente, a família 3ª turma". O ministro ainda brincou que viu o Maracanã lotado no último domingo, e é bom ser a Tribuna cheia também.

"Bom ver a tribuna cheia, no Zoom olhamos um de cada vez. Eu que vi o Maracanã lotado domingo, vi o Fluminense, estar hoje aqui na tribuna vendo os advogados, eu volto a viver esse momento feliz. Estamos no caminho do retorno à situação anterior, muito confortável e agradável. Tirando a saudade e o carinho, o trabalho não foi muito prejudicado, mas é ótimo estar de volta."

Presidente da 6ª turma, ministra Laurita Vaz relembrou que a última sessão presencial no colegiado foi no dia 10 de março de 2020, há dois anos e 29 dias.

"Agora, graças ao abrandamento da pandemia estamos de volta. É com alegria, com muita satisfação e com gratidão a Deus que recebo a todos, inclusive nossa plateia, na esperança de que a normalidade dos trabalhos se tornem cada vez mais eficaz."

Por fim, ministro Sebastião Reis Jr. desejou a todos um bom retorno ao "novo normal".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas