INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 5.190

MIGALHAS nº 5.190

Segunda-Feira, 20 de setembro de 2021 - Migalhas nº 5.190.
Fechamento às 10h11.


"O homem nasceu simples, diz a Escritura; mas ele mesmo é que se meteu em infinitas questões."

Machado de Assis

Ciência em xeque

Em liminar, com argumentos um tanto quanto polêmicos, a juíza de Direito substituta Cibelle Mendes Beltrame, da 2ª vara Cível de Gaspar/SC, autorizou uma professora da rede pública de ensino a não se vacinar contra o coronavírus. De acordo com a magistrada, os imunizantes "ainda estão em fases de testes" e os recuperados da covid-19 "desenvolvem a imunidade almejada por qualquer vacina". (Clique aqui)

Sem vacina, sem visita

Pai que não quer se vacinar contra a covid-19 não poderá visitar a filha de um ano de idade. Assim decidiu o juízo de Passo Fundo/RS. A convivência paterna somente será retomada quando o genitor comprovar a conclusão da imunização. (Clique aqui)

Bandana não é máscara

TJ/SP mantém decisão que negou pedido de indenização por danos morais de homem que foi impedido de entrar em estabelecimento por estar usando bandana em vez de máscara facial. Para o colegiado, o local cumpriu a exigência de autoridades sanitárias. (Clique aqui)

Afastamento de gestante

Vice-presidente do TRT da 15ª região, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani indeferiu liminarmente pedido de empresa e assegurou à trabalhadora gestante o direito de permanecer afastada durante a pandemia, sem prejuízo de seus direitos trabalhistas, como determina a lei das gestantes. (Clique aqui)

***Falecimento - Ovídio Rocha Barros Sandoval***

Faleceu no sábado à noite o jurista Ovídio Rocha Barros Sandoval (OAB/SP 15.542). Erudito, gentil e dedicado, era autor de obras importantes e responsável pela atualização de clássicos do Direito brasileiro. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Mackenzie (Turma de 1963), exerceu a advocacia no escritório dos professores Vicente Ráo, José Frederico Marques e Alberto Moniz da Rocha Barros, até o ano de 1968 quando se tornou juiz de Direito, exercendo a magistratura em diversas cidades paulistas. Após a aposentadoria, dedicou-se à advocacia com grande sucesso. Era migalheiro, desde antes do nascimento deste site. À família, enlutada, enviamos nosso abraço. (Clique aqui)

A OAB e o direito à ostentação

A vedação à ostentação na publicidade da advocacia e a possibilidade de ser realizada pelos advogados e advogadas ganha as explicações de Marina Gadelha, conselheira Federal da OAB pela Paraíba. Ela deixa claro que, "a discrição, o despojamento e a singeleza, no agir ou no postar, não são exigíveis aos advogados ou a quaisquer pessoas. Raramente cumpre à OAB adentrar na vida pessoal de seus integrantes (...). No entanto, é dever, sim, da OAB regulamentar a publicidade na advocacia, e a essa, dados o veto à mercantilização e o zelo pela respeitabilidade da profissão, se impõe o comedimento e a moderação". (Clique aqui)

Condição processual

Conselheiro do CNJ, Emmanoel Pereira determinou que o TJ/MG anule orientação normativa expedida pelo Nupemec que exigia comprovação da tentativa de negociação como condição para aferição do interesse processual. Para o conselheiro, o ato normativo cria obrigações novas inexistentes na legislação. (Clique aqui)

Lei do mandante

Bolsonaro sanciona PL que altera regras da lei do mandante. A nova norma atribui exclusivamente ao clube mandante das partidas de futebol os chamados direitos de arena, referentes à transmissão ou reprodução de jogos. (Clique aqui)

Abate de animais proibido

STF proíbe o abate de animais silvestres ou domésticos apreendidos em situação de maus-tratos. Voto condutor foi liderado pelo relator, ministro Gilmar Mendes. (Clique aqui)

Decreto de armas - Vista da vista

Em plenário virtual, o STF julga a suspensão da eficácia de diversos dispositivos de quatro decretos de Bolsonaro que flexibilizam a compra de armas. A relatora, Rosa Weber, manteve a suspensão proferida anteriormente em liminar. Ministro Alexandre de Moraes tinha pedido vista, em abril, e proferiu voto semana passada seguindo a relatora. Após o voto, Nunes Marques pediu vista. (Clique aqui)


Eventos Migalhas


Má-fé x Justiça gratuita

Trabalhador pobre que litigou de má-fé não consegue justiça gratuita. "A condição de pobreza declarada pelo autor não o autoriza a acionar o Poder Judiciário para obter vantagem indevida, criando, para tanto, situações fantasiosas e utilizando-se, para tanto, de alegações mentirosas", disse o magistrado de Jaú/SP. A banca Robortella e Peres Advogados defendeu a empresa na causa. (Clique aqui)

IPTU - Celeridade

Morador que contestou as cobranças da "taxa de expediente" e "taxa de limpeza pública" junto ao carnê de IPTU conseguiu na Justiça a inexigibilidade dos valores e a restituição dos já pagos. A sentença foi proferida seis dias após a distribuição da ação pelo juiz de Direito Adilson Araki Ribeiro, de São José do Rio Preto/SP. (Clique aqui)

Tributário

União deve adotar providências para a inscrição em Dívida Ativa de débitos indicados por empresa, possibilitando a transação prevista na lei 13.988/20. Assim decidiu a juíza Federal Noemi Martins de Oliveira, da 14ª vara Cível de SP. O escritório Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados atua no caso. (Clique aqui)

Penhora de salário

A 5ª turma do TRT da 2ª região reformou decisão e determinou a penhora de 20% do salário de sócia de empresa executada para o pagamento de créditos trabalhistas. "A impenhorabilidade fundamentada na inteligência do Código de Processo Civil de 1973 não se aplica à hipótese dos autos", disse a relatora. O escritório Tadim Neves Advocacia patrocina a causa. (Clique aqui)

WhatsApp para demissão

A lei não prevê formalidade específica para comunicação da dispensa aos empregados. Assim, para a advogada Gisela da Silva Freire (Cescon Barrieu Advogados), em uma empresa cuja comunicação é preponderantemente digital, "a utilização dessa ferramenta para comunicar a resilição contratual pode ser vista como um procedimento absolutamente natural". (Clique aqui)

Bariátrica

Em liminar, juiz de Guarulhos/SP determinou que plano de saúde custeie cirurgias complementares a tratamento de obesidade, após bariátrica já realizada. Magistrado disse que havendo expressa indicação médica, é abusiva a negativa de cobertura. A causa é patrocinada pela banca Rubens Amaral Bergamini Sociedade de Advogados. (Clique aqui)

Planejamento sucessório

O número de mortes decorrentes da pandemia da covid-19 joga luz na discussão sobre transmissão da herança e importância do planejamento dessa questão no âmbito familiar. "Conhecer o caminho e planejar-se de forma eficaz pode poupar despesas e diminuir sofrimento", afirma o especialista Felipe Russomanno, advogado do Cescon Barrieu Advogados. (Clique aqui)

Reforma

Condomínio que realizou obra em calçada, mas foi notificado por ter descumprido norma da legislação municipal, não terá de adaptar a construção. Assim decidiu o juiz de Direito William Fabian, da 4ª vara da Fazenda Pública do TJ/GO. O escritório Bambirra, Merola e Andrade Advogados patrocina a causa. (Clique aqui)

Ação de execução

TJ/SP: É possível intimar terceiro estranho à lide em ação de execução. Colegiado entendeu que a ausência de informações e/ou depósito sobre crédito detido pelo executado configura ato atentatório à dignidade da justiça, sendo passível de aplicação de multa. O escritório Rezende Andrade e Lainetti Advogados representou o banco no processo. (Clique aqui)

Migas

1 - STF decidirá se extinção de cargo afasta direito à nomeação. (Clique aqui)

2 - Partido pede no STF reconhecimento do crime de injúria como de racismo. (Clique aqui)


  • Colunas

Observatório da Arbitragem

Diante dos 25 anos da lei de arbitragem, Migalhas estreia hoje a coluna "Observatório da Arbitragem", coordenada pelos professores Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira e Marcelo Bonizzi. Quinzenalmente, serão publicados artigos sobre o tema visando a divulgação do instituto e as decisões dos Tribunais. Iniciando com chave de ouro, o professor Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira analisa a posição do STJ sobre a aplicação subsidiária do CPC na arbitragem. (Clique aqui)

Direito trabalhista nos negócios

As implicações do "grupo econômico trabalhista" para o Direito do Trabalho sempre foram objeto de acirrada polêmica. Sobre o tema, Antonio Galvão Peres e Luiz Carlos Amorim Robortella tratam da responsabilidade executiva e das novas perspectivas após recente decisão do STF. (Clique aqui)

Direito Privado no Common Law

Na coluna de hoje, professor Nelson Rosenvald foca a atenção em recentíssima abordagem norte-americana, cuja origem se encontra no Alien Tort Statute, seção do Código dos Estados Unidos que concede jurisdição aos tribunais federais sobre pretensões movidas por estrangeiros por atos ilícitos cometidos em violação do Direito internacional. (Clique aqui)

Leitura Legal

Qualquer inserção do Estado, mesmo que calcada em políticas públicas específicas, que venha a se opor à decisão tomada pelo casal, arranha o núcleo protetivo da dignidade da pessoa humana, segundo o promotor de Justiça aposentado Eudes Quintino de Oliveira Júnior, ao tratar o tema da esterilização voluntária. (Clique aqui)

Papo Jurídico

A traição cometida por um dos cônjuges ao outro gera dano moral? Guilherme Galhardo Antonietto analisa caso que chegou ao TJ/SP e conta o desfecho. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que são Apoiadores de nosso poderoso rotativo Migalhas

Lefosse Advogados Lefosse Advogados
Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados Lefosse Advogados
Leonardo Amarante Advogados Associados LICKS ATTORNEYS

Autor Vip Migalhas

Se já era bom ser migalheiro, agora ficou ainda melhor. Você já conhece a seção Autor Vip Migalhas? Agora você pode ter seu perfil de autor em posição de destaque no maior portal jurídico do país. Clique aqui e confira mais detalhes.


  • Migalhas de peso

CDC

Os advogados Bruno Di Marino e Marcos de Campos Salgado, da banca Basilio Advogados, refletem: "Nem o CDC é uma lei total, aplicável mesmo quando inaplicável, nem existe tutela coletiva, em regime de substituição, se não houver lei prévia a conferir expressamente tal legitimação extraordinária, isto é, tal poder anômalo de procurar em juízo sem procuração". (Clique aqui)

Crise humanitária

Da banca Toledo Advogados Associados, o advogado Richard Geraldo escreve sobre o Afeganistão, mulheres e o povo hazaras, uma crise humanitária mundial. (Clique aqui)

Lawfare: retórica vazia ou prática perversa?

O lawfare é uma prática perversa, capaz de fulminar as bases de um Estado Democrático de Direito, na medida em que potencializa, indevidamente, o poder punitivo estatal, segundo Diogo Malan, Flávio Mirza, André Mirza e Amanda Estefan, do escritório Mirza & Malan Advogados. (Clique aqui)

PIS e Cofins

A Receita Federal editou o parecer 10 COSIT sobre o decidido pelo STF acerca da exclusão do ICMS das bases de cálculo do PIS e da Cofins. Confira importantes considerações apresentadas pelos advogados Nicolau Abrahão Haddad Neto, Robinson Vieira, Hamilton de Oliveira e Renata Martins Alvares (Advocacia Haddad Neto) sobre o tema. (Clique aqui)

Ofensa à liberdade

Na série de artigos que tem por base a obra "O Valor da Reparação Moral", Mirna Cianci fala, no texto de hoje, sobre jurisprudência que aborda a ofensa à liberdade e a prisão. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aquipara conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados Lima & Londero Advogados
Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno - Advogados Limongi Sial & Reynaldo Alves Advocacia e Consultoria Jurídica
Lobo & Lira Advogados Lobo de Rizzo Advogados

  • Webinar

Precatórios

Hoje, às 17h, Migalhas realiza em parceria com o escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia o webinar "A Nova PEC dos Precatórios e a ADIn 4.425". O evento terá a participação do senador Antonio Anastasia, do ministro Ayres Britto e dos advogados Guilherme Ferreira, Alexander Leite e Adrielle Ayres Britto. Inscreva-se! (Clique aqui)

Sucessão

No dia 27/9, às 17h, Migalhas realiza, em parceria com o escritório Pasquali & Poffo Advogados Associados, o webinar "Sucessão Empresarial e Sucessão Familiar". (Clique aqui)

Temas Trabalhistas Contemporâneos

Os principais "Temas Trabalhistas Contemporâneos" serão discutidos pelos especialistas Juliana Ono e Homero Batista no webinar que Migalhas realiza em parceria com a Thomson Reuters no dia 28/10, às 10h. (Clique aqui)


Oportunidade

Advocacia Fontes Advogados Associados S/S abre processo de estágio. Não é necessário experiência para aplicar à vaga. (Clique aqui)

Direito Público

João Bosco Filho Advogados anuncia mais um integrante em sua equipe: Carlos Rafael Drummond Alvarez, que atuará em Direito Público, com enfoque na área de Direito dos Servidores Públicos, Militares e Aposentados. (Clique aqui)

Relações de Consumo

Fabíola Meira de Almeida Breseghello está inaugurando seu próprio escritório: o Meira Breseghello Advogados, com foco em Relações de Consumo, área em que atua.

Baú migalheiro

Há 61 anos, em 20 de setembro de 1960, foi fundada a TV Cultura, sob o slogan "um verdadeiro presente de cultura para o povo". A TV surgiu dos Diários Associados. Foi relançada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, que não tem fins lucrativos e recebe recursos públicos do governo de SP, recursos privados, apoios culturais e doações para produzir programas educativos e culturais. Produz programas educativos transmitidos para todo o país via satélite e através de suas afiliadas e retransmissoras em diversas regiões do Brasil. (Compartilhe)


Sorteio

A obra coletiva "Código Tributário Nacional Interpretado" (Enlaw - 917p.), organizada por Costa Machado e coordenada por Mary Elbe Queiroz, com a coautoria de Júlio de Oliveira (Machado Associados Advogados e Consultores), é uma atualização, após 10 anos da primeira edição do Código, a partir das muitas alterações legislativas e da evolução jurisprudencial. Concorra ao exemplar doado pelo coautor. (Clique aqui)

Novidade

Obra "Igualdade, Diversidade, Vulnerabilidade", de Daniela Corrêa Jacques Brauner, publicada pela Thomson Reuters - Revista dos Tribunais, propõe uma revisão do clássico regime das incapacidades civis, construído no paradigma da igualdade formal entre as partes, para a construção de uma tutela jurídica da vulnerabilidade. Adquira já! (Clique aqui)

Migalhíssimas

Terminam hoje as inscrições para o "Virtual Accelerated Route to Fellowship (ARF)", do CIArb Brazil, presidido por Cesar Pereira, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. O evento acontece de 4 a 8/10. (Clique aqui)

Será lançado "Um Lugar para todo Mundo", documentário que fala sobre o direito de todas as crianças de estarem na escola. Hoje, no GNT, às 23h59. A partir de amanhã estará disponível na Globoplay e Videocamp. O filme é uma coprodução entre a produtora estadunidense Rota6 e a produtora Maria Farinha Filmes, distribuição Flow, patrocínio do Instituto Alana e apoio institucional da Human Rights Watch. (Clique aqui)

Acontece de hoje a 22/9 o "4º Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF" e conta com palestrantes de todo o Brasil. Consultor e sócio-diretor do Grupo Inrise, Alexandre Motta palestrará sobre "Diferencial Real na Advocacia", amanhã, dia 21/9, às 10h (clique aqui). Farão parte do painel ainda as consultoras Juliana Pacheco e Lara Salem (clique aqui). O evento é criação e organização de Érika Siqueira, que também palestrará em diversos painéis (clique aqui). Não perca! Informações e inscrições, acesse o site. (Clique aqui)

Amanhã, às 10h, Renata Oliveira, sócia do escritório Machado Meyer Advogados, participa do "3° Congresso Internacional em Insolvência", organizado pela IWIRC Brazil. Com o tema "Aspectos práticos do IDPJ na falência e o fim da extensão dos efeitos da falência para os sócios de responsabilidade limitada", o evento reúne grandes nomes nacionais e internacionais para tratar de insolvência, recuperação judicial e reestruturação de empresas. O congresso será totalmente online e é gratuito. (Clique aqui)

O Instituto Brasileiro de Direito Empresarial - IBRADEMP promove dia 22/9, às 11h, um debate fundamental para quem atua na intersecção do concorrencial e M&A com mediação do sócio da Advocacia José Del Chiaro, Ademir Pereira Jr. O webinar "Joint-ventures e contratos associativos: questões concorrenciais" contará com a participação do coordenador-geral do CADE, Ednei Nascimento da Silva, além de Eduardo Caminati e Paola Pugliese (Demarest Advogados). Ao lado de Fábio Magalhães, Ademir irá conduzir a discussão em torno das principais justificativas e eficiências relacionadas a operações de joint-venture e contratos associativos, os critérios de notificação e as análises realizadas pelo CADE sobre os temas. Inscrições, clique aqui. Acompanhe pelo canal do Ibrademp no YouTube. (Clique aqui)

No dia 22/9, às 18h, Márcia Oliveira, Gabriela Neves Salerno e Monica Sichel Gurvitz, do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, vão apresentar o trabalho "Propriedade Industrial: patentes farmacêuticas e a pandemia do COVID19", no Grupo de Trabalho Políticas nacionais e internacionais de enfrentamento da crise em perspectiva comparada, durante o "II Seminário Internacional sobre Estado e Instituições". (Clique aqui)

O "Fórum Nacional de Juizados Especiais", com o tema "Uso Sustentável no Sistema de Juizados", acontece dia 23/9, das 9 às 12h. Os palestrantes são Alexandre Chini (TJ/RJ) e Viviane Ferreira, sócia do escritório Parada Advogados. Os coordenadores são os juízes Ana Luiza Câmara (TJ/PE) e Joaquim Domingos de Almeida Neto (TJ/RJ). (Clique aqui)

Em homenagem patrocinada pela Revista Justiça e Cidadania e pela Confraria Dom Quixote, que tem como chanceler o ex-ministro Bernardo Cabral, Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB/RJ e sócia do escritório Basilio Advogados, vai receber o Troféu Sancho Pança, dia 20/10. A solenidade será no auditório do STF.

Tauil & Chequer Advogados passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU que visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção dos seus dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. (Clique aqui)

A professora doutora Giselle Farinhas (Giselle Farinhas Advogados) recebeu Moção de Agradecimento, do Jornal Confraria dos Advogados, pelos relevantes conteúdos jurídicos de sua autoria publicados em prol da atualização e valorização da advocacia.

A fachada da banca Jacó Coelho Advogados, em Goiânia, estará na cor amarela até o fim do mês em alusão e apoio à campanha nacional "Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio". (Clique aqui)

Cascione Pulino Boulos Advogados divulgou a 20ª edição do "Panorama Societário". (Clique aqui)

Os advogados criminalistas Leonardo Magalhães Avelar e Beatriz Esteves (Avelar Advogados) apresentam a pauta penal semanal dos julgamentos relevantes do STF. Clique aqui para conhecer a principal questão criminal que será enfrentada pela Suprema Corte: julgamento em conjunto de três ações penais envolvendo crimes de responsabilidade de Prefeito, em razão de suposta dilapidação do patrimônio público.

Marcas e patentes

O curso online e ao vivo "Marcas & Patentes na Indústria Farmacêutica", promovido pela ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, possibilita uma visão geral das particularidades das marcas e das patentes farmacêuticas, nas esferas administrativa e judicial, tanto sob o ponto de vista do INPI como o da Anvisa. Inscreva-se! O curso começa amanhã! (Clique aqui)

Controladoria Jurídica

Amanhã, das 19 às 22h, acontece a 6ª edição do "Curso Avançado de Controladoria Jurídica", realizado pela Radar - Gestão para Advogados. Faça parte do Clube VIP de Controllers Jurídicos do Brasil. (Clique aqui)

Mercado jurídico

Thomson Reuters Brasil promove amanhã, às 10h, o webinar gratuito "Acessibilidade no Mercado Jurídico: Reconhecimento e Visibilidade dos PcDs". Participe! (Clique aqui)

Violência doméstica

ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões promove dia 22/9, às 19h, o webinar "Violência doméstica". Participe! (Clique aqui)

Reempreendedorismo

AASP promove dia 22/9, às 14h, o webinar gratuito "Novo Marco Legal do Reempreendedorismo". Participe! (Clique aqui)

Prorrogação

O centro de estudos da ANAFE prorrogou o prazo para a submissão de artigos que integrarão a 5ª edição da Revista da Advocacia Pública Federal. A partir de agora, os interessados têm até o dia 29/9 para enviarem os artigos. Confira! (Clique aqui)

Gestão de Conflito

A FGV Direito Rio promove, a partir do dia 6/10, o curso "Negociações e Gestão de Conflito", com carga horária de 24 horas. As aulas serão ministradas sempre às segundas e quartas, das 19 às 22h. O objetivo do curso é permitir que os alunos possam aumentar a produtividade de acordos e a probabilidade de fechar novos negócios, e aplicar técnicas de comunicação e de gestão de conversas difíceis, entre outras habilidades a serem desenvolvidas. (Clique aqui)

Valuation Mergers

CEU Law School promove o curso online "Valuation Mergers & Acquisitions and Other Restructurings", ministrado pelo professor Florencio Lopez-de-Silanes, PhD em Economia pela Harvard University. O programa acontece de 8 a 12/11, das 9 às 15h, com aulas preparatórias (Bootcamp) nos dias 13 e 27/10, das 8h30 às 17h. (Clique aqui)

Direito Imobiliário

Editora Mizuno promove o curso "Direito Imobiliário", que habilita o profissional a praticar uma advocacia estratégica no Direito imobiliário e tem como enfoque principal a prática da advocacia, prática registral, prática do Direito Imobiliário, e estudo de contratos imobiliários. Adquira o Kit Imobiliário 8 ou Kit Imobiliário e ganhe o curso "Direito Imobiliário e Registral na prática". (Clique aqui)

Parabéns

Sorteio de obra: A obra "A Não Incidência da Licitação nas Empresas Estatais" (Lumen Juris - 2ª edição - 184p.), de Alexandre Santos Sampaio, vai para Rafaela Kovalski, de Curitiba/PR. (Clique aqui)


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

Academia Nacional de Direito Notarial e Registral Adnotare ACT Promoção da Saúde
ADFAS - Associação de Direito de Família e das Sucessões Advise

Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, ah, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

GO/Campo Alegre de Goiás
PE/São José do Belmonte
PE/Terra Nova
PI/São Raimundo Nonato

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Migalhas Clipping

CartaCapital
"Operação cala-boca"

IstoÉ Dinheiro
"A fórmula secreta da Heineken"

Veja
"O vírus da ignorância"

IstoÉ
"O rachadão da grande família"

The New York Times - EUA
"A Revolving Door Keeps Tax Policy on Clients' Side"

The Washington Post - EUA
"At U.N., urgency to act on climate"

Le Monde - França
"L'Université face à un afflux record d'étudiants"

Corriere Della Sera - Itália
"Europa, 42 riforme per i fondi"

Le Figaro - França
"Universités, grandes écoles: les défis de l'après-Covid"

Clarín - Argentina
"Con nuevos ministros y más plata, el Gobierno intenta dar vuelta la derrota en las PASO"

El País - Espanha
"Un nuevo volcán con siete bocas pone en alerta a La Palma"

Público - Portugal
"Câmaras autorizadas na rua passam de 38 para mais de 850 em oito anos"

Die Welt - Alemanha
"Grüne setzen auf Soziales, FDP will die Mitte sein"

The Guardian - Inglaterra
"Emergency talks in bid to contain fallout from surge in gas prices"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Orçamento secreto banca obra que favorece ministro"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Alckmin e Haddad lideram disputa para Governo de SP"

O Globo - Rio de Janeiro
"Governo acelera concessão de Santos Dumont e Congonhas"

Estado de Minas Gerais - Minas Gerais
"Minas já tem 139 cidades em emergência"

Correio Braziliense - Brasília
"Setor prevê alta de 65% na venda de imóveis no DF"

Zero Hora - Porto Alegre
"Nova alta do juro deve frear produção e prejudicar retomada da economia"

O Povo - Ceará
"Mercado imobiliário se recupera e prevê 10 mil empregos"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Estado quer vacinação obrigatória para servidor"

Atualizado em: 20/9/2021 11:50

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR