Migalhas Quentes

Emendas ao novo CPC liberam participação de instituições financeiras privadas em penhoras

A comissão especial do novo CPC (PL 8.046/10) vai analisar sugestões de deputados que querem abrir o negócio das penhoras judiciais para instituições financeiras privadas, derrubando o domínio que os bancos públicos possuem nesse ramo.

31/10/2011


Reforma

Emendas ao novo CPC liberam participação de instituições financeiras privadas em penhoras

A comissão especial do novo CPC (PL 8.046/10 - clique aqui) vai analisar sugestões de deputados que querem abrir o negócio das penhoras judiciais para instituições financeiras privadas, derrubando o domínio que os bancos públicos possuem nesse ramo.

O código em vigor determina que penhoras em dinheiro, joias e papéis de crédito sejam depositadas preferencialmente no BB, na CEF e em instituições estaduais. Apenas na inexistência de agências desses bancos no local, o juiz pode permitir o uso de outros estabelecimentos.

A regra atual foi mantida no projeto do Senado, mas os deputados Paes Landim (PTB/PI) e Laércio Oliveira (PR/SE) defendem mudanças. Paes Landim sugere que as penhoras em dinheiro possam ser depositadas em qualquer instituição financeira autorizada pelo BC, desde que as aplicações estejam garantidas em títulos públicos.

"A participação dos bancos particulares no segmento de depósitos judiciais fomenta a competição, proporcionando maiores ganhos aos jurisdicionados e aos órgãos públicos contratantes", argumenta Paes Landim.

Já Laercio Oliveira coloca os bancos públicos e privados em pé de igualdade. "A possibilidade de fazer o depósito num leque maior de instituições assegura a livre concorrência prevista na CF/88 (clique aqui)", avalia.

Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), relator do novo CPC, informou que pode acolher as emendas se considerar que a ampliação do rol de instituições para a penhora pode ser benéfica para o cidadão.

Outro defensor da concorrência é o desembargador do TJ/SP Lineu Peinado, presidente da comissão da AMB que discute as alterações ao CPC. "O depósito é garantia da parte, que tem o direito de buscar o melhor rendimento", disse. Ele reconheceu, no entanto, que as instituições financeiras públicas têm vantagem porque suas dívidas são garantidas pelo Tesouro Nacional.

Rejeição

Já o deputado Fabio Trad (PMDB/MS), presidente da comissão especial, opinou que as emendas podem ser rejeitadas. "Avalio que seria melhor a manutenção dos bancos oficiais. Não há nenhum prejuízo na utilização das instituições públicas, de modo que não vejo razão para alteração nesse ponto", disse.

Membro da comissão de juristas que auxilia o relator do novo CPC, o advogado Paulo Lucon avaliou que a abertura para as instiuições privadas tem poucas chances de prosperar. "Acho difícil que essa mudança passe. Em todo o caso, é uma questão de administração da Justiça, muito mais do que do CPC".

__________
________

Leia mais - Notícias

  • 25/08/11 - Relator e presidente da comissão do CPC serão advogados - clique aqui.
  • Leia mais - Amanhecida

    _______

    Veja mais no portal
    cadastre-se, comente, saiba mais

    Notícias Mais Lidas

    Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

    25/4/2024

    Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

    27/4/2024

    Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

    26/4/2024

    Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

    26/4/2024

    Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

    26/4/2024

    Artigos Mais Lidos

    Burnout, afastamento INSS: É possível?

    26/4/2024

    Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

    26/4/2024

    Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

    26/4/2024

    Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

    26/4/2024

    Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

    26/4/2024