Migalhas Quentes

Conselho da OAB/PR completa lista sêxtupla que será indicada ao TJ

26/9/2005


Conselho da OAB/PR completa lista sêxtupla que será indicada ao TJ

O Conselho Seccional da OAB/PR elegeu na sexta-feira, 23/9, o último dos seis advogados que serão indicados para concorrer a uma vaga de desembargador no TJ. O advogado Ali Haddad será incluído na lista sêxtupla da qual já fazem parte Auracyr Azevedo de Moura Cordeiro, Domingos José Perfetto, Emerson Ernani Woyceichoski, Ivanise Maria Tratz Martins e Vilma Régia Ramos de Rezende, eleitos em sessão realizada em maio.

Os nomes dos advogados eleitos serão levados ao TJ. A cadeira no TJ é reservada ao Quinto Constitucional – que confere à OAB o direito de indicar nomes para ocupar 20% das vagas dos tribunais. A partir da lista sêxtupla, o TJ vai elaborar uma lista tríplice que será encaminhada ao governador Roberto Requião, responsável pela escolha definitiva do advogado que ocupará o cargo de desembargador.

Na sessão do Conselho realizada em maio, a sexta indicação não foi concluída porque apenas cinco candidatos haviam alcançado maioria simples na votação. Um novo processo de inscrição foi aberto para o preenchimento da última vaga, disputada por 28 advogados. Ali Haddad assinou – assim como os demais integrantes da lista – um compromisso público com os advogados paranaenses, pelo qual se responsabiliza a respeitar alguns princípios no caso de ser escolhido para ocupar o cargo.

Um dos compromissos firmados é o de não nomear para cargos administrativos parentes de qualquer magistrado, nem usar de influência pessoal para indicar nomes para exercer funções no Poder Judiciário. Os indicados também se comprometeram a não exercer a advocacia ao se aposentar do cargo de magistrado, de valorizar a advocacia durante o exercício da magistratura e de reivindicar e defender a “oficialização das serventias judiciais e extrajudiciais”.


_________

 







________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Justiça alonga dívidas rurais e mantém imóveis como impenhoráveis

4/12/2025

Justiça anula contrato de multipropriedade por atraso e manda devolver valores

4/12/2025

Dino leva acordos de leniência da Lava Jato ao plenário físico do STF

4/12/2025

Câmara aprova PL que limita decisões individuais de ministros do STF

4/12/2025

Obra jurídica sobre diretores estatutários é lançada em São Paulo

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025

Como o streaming reescreveu o CDC sem perguntar ao consumidor

4/12/2025

Crimes digitais e responsabilidade penal na criptoeconomia brasileira

4/12/2025