Migalhas Quentes

Promotoria de Justiça de Arapongas/PR formaliza recomendação para coibir nepotismo

10/10/2005


Promotoria de Justiça de Arapongas/PR formaliza recomendação para coibir nepotismo

A Promotoria de Justiça de Arapongas/PR encaminhou  recomendação administrativa aos prefeitos de Arapongas e Sabáudia e aos presidentes da Câmara de Vereadores das duas cidades, para que exonerem em até 60 dias todos os parentes de até 3º grau contratados em cargo de comissão. A intenção do Ministério Público é coibir a prática do nepotismo. Segundo a recomendação, a contratação de parentes na esfera do Executivo e Legislativo "agride e viola de forma frontal e direta os princípios que norteiam o regime jurídico-administrativo, notadamente os comandos normativos abstratos da moralidade, da impessoalidade e da isonomia, tal como inscrito no artigo 37 da Carta da República."

A promotoria destaca que o desatendimento dos termos da recomendação poderá implicar na adoção das medidas judiciais cabíveis para garantir o fim da contratação e manutenção de parentes de autoridades políticas na cidade em cargos públicos nos dois órgãos citados, bem como apurar eventual ato de improbidade administrativa. O MP requisitou aos órgãos municipais que encaminhem, em dez dias, lista com o nome de todos os funcionários que possam ser enquadrados na recomendação como casos de nepotismo.

No documento, a promotoria pede ainda que prefeitos e presidentes das câmaras municipais respondam a recomendação por escrito, em até 48 horas, e que também tratem de emprestar publicidade do teor da recomendação à comunidade, "com a divulgação adequada e imediata dos seus termos em local visível no âmbito de todas as repartições dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal".

A recomendação é assinada pelos promotores de Justiça Márcio Soares Berclaz, Denis Pestana e Luis Marcelo Mafra Bernardes da Silva.
____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024