Migalhas Quentes

TJ/SP empossa duas novas desembargadoras

As vagas são pelo Quinto constitucional da advocacia, em decorrência das aposentadorias de Francisco Vicente Rossi e Luiz Antonio Rizzatto Nunes.

6/11/2013

O TJ/SP empossou duas novas desembargadoras: Mary Grün e Mônica de Almeida Magalhães Serrano, pelo Quinto constitucional. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 4/11, no Salão do Júri, do Palácio da Justiça.

"Tenho plena convicção de que o ingresso dessas duas novas integrantes nos quadros da mais alta Corte do Estado contribuirá para oxigenar e dar pluralidade às decisões proferidas por esse Egrégio Tribunal", disse o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa.

O presidente também destacou a presença das mulheres no Judiciário. "Verificamos uma crescente presença feminina nas carreiras jurídicas, o que nunca teria sido possível sem a atuação de mulheres que foram verdadeiras desbravadoras e continuam contribuindo para engrandecer todas as áreas do Judiciário e a buscar um patamar mais igualitário com os homens", destacou.

Listas tríplices

Um advogado pretendia anular a votação secreta que formou as duas listas tríplices para vagas de desembargador. O CNJ, no entanto, negou a liminar. Segundo o conselheiro Paulo Teixeira, conquanto reconheça que há precedente recente do CNJ (0000692-72.2013.2.00.0000) pela impossibilidade de realização de sessão para formar lista tríplice nos tribunais a portas fechadas, "o caso concreto apresentado merece análise mais aprofundada, o que não se coaduna com esta fase de cognição ainda perfunctória".

No dia 5/10, o governador de SP Geraldo Alckmin antecipou-se ao CNJ e nomeou as advogadas Mary e Mônica, para as duas vagas decorrentes das aposentadorias dos desembargadores Francisco Vicente Rossi e Rizzatto Nunes.

Encerrando a cerimônia, o presidente do TJ/SP, desembargador Ivan Sartori, afirmou que aquele era um momento de alegria e emoção e que as duas novas desembargadoras eram advogados militantes e traziam sua experiência para o Tribunal. Sartori elogiou a qualidade dos integrantes das listas sêxtuplas enviadas pela OAB SP. "Agora temos duas excelentes profissionais, que vieram da militância da advocacia. Isso nos enche de alegria, duas grandes mulheres, duas grandes profissionais para integrar o Tribunal de Justiça", finalizou.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

CNJ nega liminar em processo que pretende anular listas tríplices do TJ/SP

4/11/2013
Migalhas Quentes

Duas desembargadoras são nomeadas para o TJ/SP

7/10/2013

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025