Migalhas Quentes

Advogado assinala aumento da procura por auditoria jurídica ambiental

Os efeitos jurídicos, e os potenciais efeitos, nas atividades econômicas de clientes por conta das disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e da forte atuação dos MPs estaduais, contribuirão para intensificar as solicitações de auditoria jurídica ambiental por parte das empresas.

22/12/2013

A auditoria jurídica-ambiental identifica os dispositivos legais que disponham sobre meio ambiente e que estabelecem restrições, limitações, proibições, direitos, deveres, prerrogativas, penalidades e procedimentos aplicáveis às atividades econômicas dos clientes, e auditar os processos e procedimentos empresariais que representem risco jurídico de infrações, produzindo relatório no qual os riscos são classificados, com recomendação de medidas mitigadoras para adoção. A busca por esse trabalho tem aumentado por parte das empresas, conforme atesta o advogado Luiz Paulo Ferreira Pinto Fazzio, coordenador do Departamento de Direito de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados.

De acordo com o causídico, a banca teve um aumento de 20% de busca por esse trabalho em 2013 em comparação com 2012. “Esse trabalho de prevenção se explica por ser uma das premissas de sustentabilidade, não basta apenas saber a procedência do produto, e sim rastrear toda sua etapa de produção”, afirma Fazzio, que também assegura a necessidade de avançar na consolidação da cadeia por completo, desde o micro fornecedor até grandes empresas, gerando benefícios, segurança e confiabilidade: "É preciso garantir padrões socioambientais eficientes, ao gerar valor aos consumidores, respeitar o meio ambiente e desenvolver soluções inovadoras." A procura das empresas neste rastreamento se deve também aos diversos certificados e ISOS que são exigidos pelos fornecedores, em um ambiente legal ainda muito burocrático.

Auditoria

Também faz parte de uma auditoria jurídica ambiental consultar os órgãos ambientais, de controle e fiscalização (Ibama, ICMBio, FUNAI, IPHAN, CONDEPHAAT, Cetesb, IGC, DAEE), bem como o MP, com a finalidade de localizar, potenciais, e passivos ambientais (multas aplicadas).

"O planejamento de uma auditoria jurídica ambiental exige ainda o constante acompanhamento da produção de normas de órgãos ambientais chave, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (variando de acordo com a localização dos empreendimentos dos Clientes, e do Órgão Ambiental Estadual, no caso de São Paulo, da Cetesb)", explica o advogado.

Problemas identificados

Em uma auditoria jurídica ambiental, os principais problemas detectados na cadeia dos fornecedores dizem respeito às exigências técnicas nas licenças de operação, para regularização de ocupações em APP e áreas suspeitas de contaminação ou contaminadas.; multas ambientais aplicadas por conta de infrações relacionadas a esses temas; tramitação de inquéritos civis, nas promotorias de justiça do MP, que podem resultar em ACPs. "Temas como trabalho infantil, trabalho escravo, qualidade do solo, ar, água superficial e subterrânea, resíduos, emissões de GEE, eficiência energética, consumo de água, igualmente fazem parte do foco da auditoria jurídica ambiental", elenca Luiz Paulo Ferreira Pinto Fazzio.

A auditoria alcança ainda o risco de produtos de origem bovina, frutos do mar, vendidos em hiper e/ou supermercados, adquiridos por estes de fornecedores que podem violar leis ambientais, criando gado em áreas protegidas como zona de amortecimento de unidades de conservação, ou terras indígenas, ou desrespeitar o período de defesa com a atividade de pesca.

Atualmente, os efeitos jurídicos, e os potenciais efeitos, nas atividades econômicas de clientes por conta das disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e da forte atuação dos MPs estaduais, contribuirão para intensificar as solicitações de auditoria jurídica ambiental por parte das empresas.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024