Migalhas Quentes

Comissão mista aprova "MP da autonomia"

Medida provisória segue para votação no plenário da Câmara.

30/10/2014

A comissão mista destinada a analisar a MP 657/14, que reorganiza as carreiras de servidores efetivos da PF para tornar privativo de delegado da classe especial o cargo de diretor-geral da PF, aprovou nesta quinta-feira, 30, o relatório final do deputado João Campos pela admissibilidade e aprovação da medida na forma como proposta. O texto recebeu 68 emendas, mas todas foram rejeitadas.

De acordo com o texto, o cargo de delegado da PF só poderá ser exercido por bacharel em Direito que tenha pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial, a serem comprovados no ato da posse. A formação em Direto já era exigida antes da edição da chamada "MP da autonomia", mas por meio de uma portaria do ministério da Justiça.

A partir de agora, ainda conforme a medida, o ingresso no cargo de delegado de PF será realizado mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da OAB.

Pronunciamentos

Ao se pronunciar após a leitura do voto, o deputado Jesus Rodrigues manifestou estranhamento pela forma rápida com que a medida foi colocada em votação e também pelo fato de o relator ser delegado.

"Embora o Regimento não inviabilize, eu considero que eticamente não é correto. O Regimento não proíbe, mas eu lamento essa decisão. Se o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão faz estudos de todas as carreiras e de todas as funções da Polícia Federal, então, não haveria necessidade de se apresentar agora uma medida provisória dessa natureza, já que está sendo discutido. Então, deixa ser discutido apenas agente, perito e escrivão e resolve o caso de delegado, o que também acho um equívoco."

Por outro lado, a senadora Vanessa Grazziotin destacou que não vê problemas no fato. "Eu, por exemplo, sou farmacêutica e relatei muitas matérias relativas á profissão de farmacêutico."

"O que não se pode é tentar colocar que o Parlamentar – não me sinto nessa condição – que é a favor da medida provisória seja contra os demais servidores da Polícia Federal que não sejam os delegados. (...) Eu acho que, se a medida provisória foi editada, se a medida provisória foi publicada e, a pedido dos delegados, e eu fui procurada pelos delegados federais e também conversei com vários outros servidores da Polícia Federal, é porque é necessária."

Depois da votação pelo plenário da Câmara, a MP será encaminhada ao Senado, para deliberação em plenário. Se forem feitas mudanças, via projeto de lei de conversão, o texto terá de ser sancionado ou vetado pela presidente da República.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Comissão mista destinada a analisar ´MP da autonomia´ deve ser instalada nesta quarta

27/10/2014

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Vencedor em ação não pagará taxa judiciária no cumprimento de sentença

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024