Migalhas Quentes

TSE apresenta sistemas das eleições 2006

11/4/2006


TSE apresenta sistemas das eleições 2006


A Secretária de Informática do TSE, Rita Landim, apresentou ontem a representantes do Ministério Público, da OAB e de partidos políticos as linhas gerais dos sistemas que serão utilizados nas Eleições 2006. Na reunião, que teve a participação de representantes do PT, PDT, PV e PSB, além do Ministério Público e da OAB, Rita Landim anunciou que a Secretaria de Informática disponibilizou uma sala para os partidos políticos acompanharem o desenvolvimento dos sistemas das Eleições 2006, até o dia 31 de agosto.


Na primeira semana de setembro começa a fase de compilação dos programas, que também será acompanhada por representantes das entidades e dos partidos políticos. Isso significa que os partidos políticos podem conferir se os programas compilados e assinados digitalmente são exatamente os mesmos usados nas eleições, segundo a Secretária de Informática. "É uma garantia de que não há troca de programa ou utilização de programa similar", afirmou, destacando a preocupação do Tribunal com a transparência do processo.


Os representantes de partidos políticos concordam que o acompanhamento do processo eleitoral em todas as fases assegura a confiabilidade das eleições. Para Antonio D'Agostini, representante do Partido Verde, esse trabalho é importante não só para os partidos políticos, mas para o cidadão de modo geral e para a lisura do processo eleitoral e do processo democrático de direito. "O voto é a substância da democracia", declarou. O representante do PT, Frank Varella, acrescentou que o TSE implementa a transparência desde o primeiro processo eleitoral eletrônico no Brasil. E na avaliação de Amílcar Brunazo Filho, representante do PDT junto à Justiça Eleitoral, o processo está evoluindo. "A abertura do processo de fiscalização não caminha tão rápido quanto eu gostaria, mas tem acontecido. A transparência melhorou muito de 2000 para cá", afirmou.


As eleições gerais de 2006 terão 22.700 novas urnas eletrônicas. Com a ampliação, a Secretaria de Informática do TSE pretende cobrir o crescimento do eleitorado e evitar filas em seções com grande número de eleitores. As informações foram dadas por Rita Landim. Ela lembrou que em outubro serão eleitos candidatos a cinco cargos: Presidente, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual/ Distrital, o que aumenta o tempo de votação de cada eleitor.


O total de urnas eletrônicas só será conhecido em maio, após o fechamento do cadastro, mas a Secretária estima em cerca de 400 mil as urnas utilizadas no pleito informatizado deste ano.
_____________

Fonte: TSE

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024