Migalhas Quentes

Saiba o que é a mediação humanista

O processo foi desenvolvido na Europa e está fazendo sucesso na resolução de conflitos trabalhistas.

6/9/2017

A mediação humanista vai além da solução para o conflito e abre espaço para os sentimentos. Desta maneira, as duas partes conseguem expressar o que sentem em relação ao problema e ambos os lados conseguem entender a postura do outro.

A técnica foi desenvolvida pela francesa Jacqueline Morineau, em 1984, e é utilizada até hoje. O processo começou com a mediação penal e depois foi utilizada em outras áreas. No Brasil, vem ganhando destaque nas causas trabalhistas.

De acordo com a mediadora da Vamos Conciliar, Izabele Holanda, quando surgem conflitos que envolvem pessoas que se conhecem, ou seja, que possuem algum vínculo, é importante esvaziar todo o conflito, não resolver apenas a questão financeira. "Quando o reclamante coloca todo o sentimento que ele tem em relação à empresa, você possibilita um acordo diferenciado. E quando o funcionário escuta o lado do patrão, ele recebe a demissão de forma mais confortável", explica.

Durante o processo da mediação humanista, o mediador tem um papel fundamental, ele acolhe o sentimento e passa para os envolvidos no caso, como se fosse um "jogo de espelhos". Desta maneira, o profissional retira a condição de sofrimento e estabelece a paz e a harmonia entre as partes. Além disso, a técnica muda a visão das partes em relação ao conflito e busca o reconhecimento recíproco, já que em situações como essas os dois lados cometem erros.

No Brasil, é comum as pessoas buscarem a Justiça para resolver litígios, muitas vezes estão tomadas pela raiva e recorrem ao Poder Judiciário sem pensar que existe uma alternativa mais rápida e econômica. A solução pacífica de conflitos é um método antigo e muito utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, mas no Brasil ainda está em processo de desenvolvimento.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Home office é realidade para 43% dos advogados

30/4/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

Artigos Mais Lidos

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

As consequências legais de condutas contrárias à boa-fé processual

30/4/2024

Tornando-se aliados-chave na luta contra a corrupção: O papel dos whistleblowers nos EUA

30/4/2024