Migalhas Quentes

Métodos autocompositivos vão além do litígio, afirma especialista

Conciliadora e mediadora, Maria Almêda afirma que técnicas podem pôr fim a diversas controvérsias.

30/3/2019

A solução pacífica de conflitos é um método antigo e muito utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa. Agora, o método está em ascensão no Brasil. É o que afirma a conciliadora e mediadora Maria Almêda, da Vamos Conciliar.

Segundo ela, a mediação humanista é recomendada para colocar fim a controvérsias como: divórcios, guarda dos filhos, definição de pensão e até conflitos entre fornecedores, pois o procedimento abre espaço para os sentimentos.

“Os métodos autocompositivos vão além do litígio. Com as técnicas aplicadas durante a sessão buscamos esvaziar todo conflito e encontrar alternativas que se alinhem para todos os envolvidos. Nem sempre a solução está relacionada ao dinheiro”, diz.

Maria também explica que o mediador tem um papel fundamental na audiência: ele acolhe os sentimentos e cria um “jogo de espelhos”, ou seja, muda a visão dos litigantes em relação ao conflito permitindo que as partes entendam melhor a posição do outro e percebam que os dois lados possuem erros e acertos.

A solução pacífica de conflitos, explica Maria, é um método antigo e muito utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa. Agora, se encontra em ascensão no Brasil.

Segundo a conciliadora, vale ressaltar que os métodos são mais rápidos, econômicos e menos desgastantes do que litígios na Justiça.

“Ainda temos pessoas utilizando o serviço da Justiça como forma de vingança. Ao chegar ao tribunal a situação pode complicar, uma das partes pode sentir que saiu no prejuízo e para mudar o cenário vai utilizar os recursos. A partir daí, os sentimentos se afloram e o caminho para a solução fica cada vez mais distante.”

A mediação humanista também pode ser utilizada para causas trabalhistas, conflitos condominiais e empresariais, heranças e em outros tipos de controvérsias em que as partes possuam algum tipo de vínculo.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025