Migalhas Quentes

Escritório organiza mutirão para atender moradores de Heliópolis

Promovida pelo TozziniFreire Advogados, a iniciativa, que acontecerá um sábado por mês, mobiliza mais de 100 voluntários.

17/5/2019

O escritório TozziniFreire Advogados e a ONG UNAS, com colaboração do Instituto Pro Bono, fazem mutirão para prestar orientação jurídica à população da comunidade de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. A iniciativa, que acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados, mobiliza mais de 100 voluntários, entre advogados, equipe administrativa e estagiários. 

Em maio, a ação está marcada para dia 25, na sede da UNAS, das 9h às 15h. Segundo Maria Elisa Gualandi Verri, sócia na área de Investimento Social Corporativo da banca, a expectativa é receber 80 moradores por sábado, e o objetivo é orientar os interessados sobre seus direitos. 

Notamos que o mutirão não foi criado para uma representação jurídica. Estaremos lá para ouvir as pessoas e sinalizar o caminho a ser tomado. Por exemplo, como funciona a lei em determinado assunto, quais os documentos necessários, que órgão essa pessoa deve buscar, se deve procurar a defensoria pública, enfim, é um direcionamento importante que leva orientação jurídica e informação à população”, explica Maria Elisa.

Ao chegar ao mutirão, a pessoa – ou a família – será recebida para fazer uma triagem inicial e então seguir para uma orientação com foco na questão que deseja abordar. Para realizar esse atendimento, os advogados receberam um treinamento especial em São Paulo para, da forma mais clara possível, fazer o acolhimento de quem procurar orientação.

Segundo as organizações envolvidas no projeto, Heliópolis foi escolhida por ser uma das maiores comunidades da capital paulista. A ação conta também com a colaboração de voluntários de escritórios parceiros.

_______________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Prêmio Lumen reconhece escritórios por boas práticas de gestão, responsabilidade social e atividades pro bono

6/12/2017

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

STF forma maioria para negar progressão de regime a Daniel Silveira

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024