Migalhas Quentes

Operação Anaconda : Juiz federal é preso

João Carlos da Rocha Mattos é preso em SP pela PF

7/11/2003

O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos foi preso no início da noite de hoje pela Polícia Federal. O juiz é suspeito de envolvimento no esquema na venda de sentenças e proteção a contrabandistas investigado pela Operação Anaconda.

O juiz, que foi denunciado na semana passada pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção, falsidade ideológica, prevaricação e peculato, foi preso na casa de sua ex-mulher, Norma Regina Emilio Cunha, também suspeita de envolvimento no caso. Ela é uma das oito pessoas presas na semana passada pela Operação Anaconda.

O juiz foi transferido para a carceragem da Polícia Federal na capital paulista, na Lapa. Depois será decidido se ele ficará na PF ou se ficará detido num batalhão especial da PM, pois juiz tem prerrogativas e tratamento especial.

A prisão preventiva do juiz foi determinada hoje na reunião dos 18 desembargadores do Tribunal Regional Federal, da 3ª Região. Ele analisaram os pedidos do Ministério Público Federal sobre os três juizes federais acusados de participar do esquema. Além de Rocha Mattos, foram denunciados pelo MP outros dois juízes, os irmãos Casem Mazloum e Ali Mazloum, ambos das varas federais na capital paulista.

Os desembargadores estiveram reunidos, mas o teor de todas as decisões não são conhecidas pois os magistrados alegam segredo de justiça no processo.

O superintendente da Polícia Federal de São Paulo, Francisco Baltazar da Silva, determinou o afastamento do corregedor da instituição no Estado, delegado Dirceu Bertin, e do chefe do setor de Passaportes, delegado José Augusto Belini.

Belini é um dos oito acusados de pertencer ao grupo que vendia sentenças judiciais que foram presos na semana passada na Operação Anaconda. Bertin também é suspeito de envolvimento com o caso.

Na quinta-feira da semana passada, oito pessoas foram presas na Operação Anaconda, realizada pela Polícia Federal com o apoio do Ministério Público Federal. Ente os detidos, estão membros da própria PF.

____________________________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025