Migalhas Quentes

Inquérito contra senador vai para TJ/AM após empate na 2ª turma do STF

Os ministros consideraram que o empate favorece o réu, mesmo em ação que não é HC e, por fim, deram prosseguimento no feito para remeter o caso ao Tribunal competente.

15/12/2020

Na tarde desta terça-feira, 15, a 2ª turma do STF determinou que inquérito contra senador seja remetido para o TJ/AM.

No começo deste ano, o caso estava em julgamento na 2ª turma, ocasião na qual houve empate por impedimento do ministro Celso de Mello. Os ministros consideraram que o empate favorece o réu e, assim, deram prosseguimento no feito para remeter o caso ao Tribunal competente.

 

(Imagem: Montagem Migalhas)

A questão de ordem foi suscitada pelo ministro Ricardo Lewandowski. Segundo o ministro, a matéria está superada, pois em ações penais, quando se registra o empate, este favorece o réu. “Nós vamos reabrir um julgamento que já se encerrou há praticamente um ano, com empate?", questionou. O entendimento foi seguido pelo ministro Nunes Marques, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.

Já o ministro Edson Fachin entendeu de forma diversa. O ministro propôs que a questão de fundo, o ponto processual, fosse remetida ao plenário a fim de saber o sentido e o alcance da regra atinente ao empate.

Não é a primeira vez que Fachin se manifesta sobre o tema. Em setembro deste ano, o ministro suscitou questão de ordem para debater interpretação do regimento interno da Corte quando há empate em julgamentos de matéria penal, excetuando-se os habeas corpus e seus recursos ordinários. Agora caberá ao plenário dar o devido entendimento. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STF: Fachin propõe debate no plenário para casos de empate em matéria penal

1/9/2020

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025