Migalhas Quentes

TJ/SP completa 147 anos de história

Corte celebra aniversário com exposição virtual.

3/2/2021

(Imagem: TJ/SP)
Completar 147 anos de vida e não ser “velho” é um feito extraordinário. Este é o caso do Tribunal de Justiça de São Paulo, que mantém suas tradições, honrando sua história e todos que a construíram, mas ao mesmo tempo é uma instituição que se renova constantemente, pois entende que a distribuição da Justiça deve acompanhar as mudanças da sociedade e os avanços tecnológicos. Essa é uma Corte em que seus desembargadores se reúnem em sessões de julgamento virtuais; um tribunal que está nas redes sociais e tem até podcast.

O maior tribunal da América Latina nasceu em 3 de fevereiro de 1874, com apenas sete desembargadores, e hoje conta com 2.498 magistrados (358 desembargadores e 2.140 juízes), além dos quase 40 mil servidores que garantem o funcionamento e a prestação jurisdicional de qualidade do TJ/SP, que movimenta cerca de 20 milhões de processos. São inúmeras as decisões judiciais que garantem os direitos dos cidadãos. Projetos de combate à violência de gênero e à violência infantil e campanhas de adoção, além da promoção da igualdade de gênero e racial demonstram o quanto a Corte bandeirante se mantém próxima dos problemas contemporâneos que afetam o jurisdicionado.

A exposição “O Tribunal da Justiça Bandeirante: sua história, seus personagens, idealizada pelo Museu do TJ/SP”, celebra os 147 anos da Corte. Em sua terceira edição, traz o conteúdo pela primeira vez na forma virtual. Saiba mais sobre a criação e desenvolvimento do Tribunal e figuras marcantes de sua história. Confira linha do tempo baseada em alguns fatos importantes lembrados na mostra:

Desafiada pela pandemia da covid-19, a Corte paulista deu um salto em sua modernização tecnológica, com a instituição do trabalho remoto e das audiências virtuais. Em pouco mais de dez meses, foram produzidos 25,4 milhões de atos processuais, entre sentenças, acórdãos, decisões e despachos, mantendo a eficiência e a rapidez na distribuição da Justiça. Além disso, o Tribunal repassou mais de R$ 12,4 milhões em verbas pecuniárias para a área da saúde, destinadas para que hospitais, prefeituras, universidades e outras instituições pudessem adquirir materiais e equipamentos médicos, insumos, medicamentos e serviços.

Talvez todos estes feitos indiquem qual é o segredo do TJ/SP para se manter moderno e dinâmico aos 147 anos: compromisso com o cidadão, com a prestação jurisdicional célere e eficiente, e investimento em recursos tecnológicos. De “velho”, o TJ/SP não tem nada!

Informações: TJ/SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025