Migalhas Quentes

Hospital filantrópico poderá firmar convênio para verba da União

Apesar de pendências, juiz destacou que não se mostra razoável penalizar população com bloqueio de verbas.

29/11/2021

Hospital filantrópico da Paraíba poderá firmar convênio com a União para recebimento de verba destinada à saúde, mesmo com pendências em cadastro de crédito e ausência de certidão junto ao INSS. Assim decidiu o juiz Federal convocado Ilan Presser, do TRF da 1ª região, ao deferir parcialmente liminar.

Mesmo com pendências, hospital filantrópico poderá realizar convênio para recebimento de verba da União.(Imagem: Pexels)

A ação foi proposta pela FAP - Fundação Assistencial da Paraíba contra a União e o Banco do Brasil, buscando autorização para celebração de convênio. A autora teria sido selecionada para recebimento de emenda parlamentar no valor de R$ 450 mil no orçamento da União do ano de 2020, destinada à aquisição de equipamento e material permanente para atenção especializada em saúde. 

No entanto, foi impedida de firmar os convênios, uma vez que foi constatada pendência de regularização junto ao Cadin - Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, além de ausência de certidão junto ao INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social e FGTS.

Afirma a autora que a União está exigindo muito mais do que a lei determina para assinatura de contratos, e que o entendimento dos tribunais pátrios é favorável à sua pretensão, porque a hipótese trata de recurso destinado à saúde pública. Diz ainda que já regularizou sua situação no Cadin, e que eventual irregularidade relacionada ao FGTS não teria o condão de impedir o convênio.

O juiz deu razão à entidade, considerando, em análise preliminar, que foi verificada a presença dos elementos que evidenciam a probabilidade do direito.

“Não se mostra razoável, pois, penalizar a população de uma região ou de um município com o bloqueio de verbas para a execução de ações de seu interesse, principalmente ações no âmbito da saúde, organizadas pela fundação de direito privado ora agravante.”

O magistrado pontuou que a lei 10.522/02, em seu art. 26, dispõe que a inadimplência não constitui óbice a liberação de recursos destinados a ações sociais. Concedeu, assim, antecipação de tutela, para determinar à União que assine o termo de convênio.

O escritório Santos Perego & Nunes da Cunha Advogados Associados patrocina a causa, que foi conduzida pelos sócios Rodrigo Santos Perego e Maria Luisa e Nunes da Cunha.

Confira a decisão.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Saúde: União viabiliza termo de convênio com maternidade de Campinas

26/10/2021
Migalhas Quentes

SP: União deve autorizar termo de convênio a associação

9/3/2021

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024